Boa estreia, porém faltou continuidade.
Antes de tudo é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma dica para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E hoje vamos falar do disco de estreia da banda Rough Cutt.
“Rough Cutt” é o debut autointitulado da banda de hard rock/heavy metal dos anos 80 com o mesmo nome. O disco foi lançado pelo selo Warner Bros. Em 30 de novembro de 1985. O disco foi gravado no The Record Plant em Los Angeles nos Estados Unidos, contando com a produção de Tom Allom, que havia trabalhado com os britânicos do Judas Priest.
Contar com o famoso produtor responsável por alguns trabalhos do Judas Priest não foi o único trunfo do Rough Cutt. A música “Take Her” foi co-escrita por Ronnie James Dio. As canções “Dreamin ‘Again” e “Black Widow” foram co-escritas por Wendy Dio, esposa de Ronnie e também da banda gerente na época.
Graças a esse apoio o Rough Cutt também teve destaque no projeto idealizado por Ronnie James Dio chamado Hear’n Aid, que propôs realizar uma gravação de uma música para arrecadar dinheiro para ajudar a aliviar a fome no continente africano, mais ou menos nos moldes de projetos semelhantes na época, como o ‘USA for Africa’ realizado pelo famoso cantor Lionel Richie, com a música “We Are the World“.Também se espelhando no formato utilizado pelo ex-Commodores, Dio convidou vários artistas, só que apenas do meio hard/heavy, pois praticamente todos os músicos desses estilos, foram ignorados nas demais campanhas. Todos os músicos do Rough Cutt são citados na lista dos participantes do famoso projeto, com destaque para o vocalista da banda, Paul Shortino.
O Rough Cutt fez uma turnê extensa nos Estados Unidos como banda de abertura do Krokus em sua turnê The Blitz, ao lado de Accept, e em seguida foi ser também banda de apoio de Dio em sua Sacred Heart Tour, que durou de agosto a dezembro de 1985. O Rough Cutt também fez parte do festival Super Rock ’85 em 10 de agosto de 1985 em Odaiba-Undohiroba em Odaiba, Tóquio, Japão, dividindo o palco com os principais artistas Dio, Foreigner, Mama’s Boys, Sting e Earthshaker .
No Brasil o LP foi lançado no ano de 1986 via RCA com selo da Warner, sem encarte interno com letras e informações. Minha cópia eu comprei na loja Musicanto Discos, localizada na Praça do Patriarca no centrão antigo de Sampa, em 11 de outubro de 1986.
Rough Cutt não foi um sucesso apesar de contar com o apoio de Dio e todo seu staff e de também contar com músicos muito bons. Independente disso a banda merece ser conferida por aquém ainda não a conhece, principalmente esse LP, pois conta com músicas muito boas e uma produção acima da média dentro daquele período. Faltou continuidade para o conjunto alcançar mais sucesso. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 30 de novembro de 1985.
Selo: Warner Bros (EUA); RCA (Brasil).
Produção: Tom Allom
Tracklist:
Lado A
1.”Take Her”
2.”Piece of My Heart”
3.”Never Gonna Die”
4.”Dreamin’ Again”
5.”Cutt Your Heart Out”
Lado B
1.”Black Widow”
2.”You Keep Breaking My Heart”
3.”Kids Will Rock”
4.”Dressed to Kill”
5.”She’s Too Hott”
Rough Cutt:
Paul Shortino – lead vocals
Amir Derakh – guitars
Chris Hager – guitars
Matt Thorr – bass
Dave Alford – drums, backing vocals
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)
https://www.youtube.com/watch?v=S25h4wiYaeQ