“Capa comportada, som matador”
Você já sabe. Todas as segundas e sextas uma nova dica está a sua disposição aqui no HB, que sempre tenta na medida do possível envolver todas as vertentes da música pesada. Reforçando que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Savage Grace, After the Fall from Grace.
“After the Fall from Grace” é o segundo álbum da banda americana de power/speed Savage Grace e foi lançado em 11 de julho de 1986 via o selo Black Dragons Records. O álbum foi gravado no Wayne Cook Studios, Los Angeles e produzido pela própria banda.
O Savage Grace apostava que “After the Fall from Grace” seria uma grande virada em sua carreira, pois o consideravam muito melhor produzido que seu lançamento de estreia , o EP “The Dominatress” em 1983. Outro fato é que a banda optou dessa vez por uma capa menos controversa do que em seus trabalhos anteriores para ter maiores chances de ocupar um espaço de maior destaque nas lojas de discos – algumas se recusavam a exibir capas de álbuns com garotas seminuas, violência ou palavras de baixo calão.
Musicalmente falando “After the Fall from Grace” é um poderoso trabalho com uma base muito sólida nas guitarras de Chris Logue e Mark “Chase” Marshal, variando muito nos andamentos e rifes. As dobras nos solos com muita velocidade também chamam a atenção. Os vocais de Logue não fogem ao estilo típico dos anos 80, se utilizando de efeitos para aumentar a amplitude.
Uma curiosidade sobre “After the Fall from Grace” é que o carrasco que aparece na capa do disco prestes a ceifar a cabeça da moça é ninguém menos que o baterista Gene Hoglan, muito famoso por seus trabalhos no Dark Angel e Testament entre vários outros.
A tour de “After the Fall from Grace” começou, antes mesmo do LP chegar as lojas, em 3 de maio de 1986 no famoso Troubadour, em West Hollywood, EUA e se estendeu por mais 16 datas, que incluíram apresentações na Alemanha Ocidental, Suiça, Holanda e França. O último show aconteceu em 5 de julho no Whisky A Go Go, em West Hollywood, EUA.
No Brasil “After the Fall from Grace” foi lançado pela Enigma, a mesma empresa que estava distribuindo por aqui maravilhas como Possessed, Exodus, Savatage, Living Death, Dark Angel, Nuclear Assault entre outros nomes, prestando um serviço sensacional aos headbangers brazucas, que podiam adquirir discos importantíssimos sem ter que recorrer aos importados. A edição nacional incluía encarte interno com letras das músicas e informações. A minha cópia eu comprei na loja Metal Discos em Santo André-SP, isso em setembro de 1987.
“After the Fall from Grace” é um clássico exemplo do som que as bandas dos anos 80 podiam produzir. Para quem viveu aquela época nenhuma novidade, é um grande disco. Mas para quem ainda vai conhecer já vou avisando, que é impossível entrar nesse nicho sem querer aprender, conhecer e adquirir mais e mais, discos e bandas como o Savage Grace. Prepare-se, pois vale a pena. Os links estão a disposição como de costume, até a próxima.
Dados:
Lançamento: 11 de julho de 1986.
Selo: Enigma (Brasil); Black Dragon Records (EUA).
Produção: Savage Grace.
Tracklist:
Lado A
- Call to Arms
- We Came, We Saw, We Conquered
- After the Fall from Grace
- Trial by Fire
Lado B
- Palestinia
- Age of Innocence
- Flesh and Blood
- Destination Unknown
- Tales of Mystery
Savage Grace:
Chris Logue – Vocals, Guitars
Brian “Beast” East – Bass
Mark “Chase” Marshal – Guitars
Mark Marcum – Drums
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)