Entre a paixão e a guerra

Começando outra semana e será melhor ainda se for com a boa música pesada aqui em nosso espaço. E sempre é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do guitarrista Steve Vai, “Passion and Warfare”, que completou 30 anos no mês de maio passado.

Passion and Warfare” é o segundo álbum de estúdio do guitarrista Steve Vai e foi lançado em maio de 1990 pela Relativity e Epic Records. As gravações foram realizadas no estúdio The Mothership, Hollywood Hills e a produção foi de total responsabilidade do próprio Steve Vai.

Passion and Warfare” foi criado usando como base uma série de sequências de sonhos que Vai tinha quando era mais jovem, e que em seu livro, ele define como “Jimi Hendrix encontra Jesus Cristo em uma festa“. Tudo foi gravado no estúdio The Mothership na casa de Vai em Hollywood Hills, o mesmo local que o guitarrista gravou suas partes para o álbum “Slip of the Tongue” do Whitesnake de 1989. Seus companheiros de banda, o vocalista do Whitesnake, David Coverdale, assim como Adrian Vandenberg e Rudy Sarzo são creditados com backing vocals em “Passion and Warfare“. Vai afirma que o planejamento do álbum começou no início de 1982, mas foi arquivado após se juntar à banda David Lee Roth.

Passion and Warfare” foi muito bem recebido pela critica e também pelo público. O álbum obteve a posição número 25 no Australian Albums Chart, número 18 na americana Billboard 200, na Canadian RPM Top Albums o número 27 e a oitava posição na parada U.K. Albums Chart. Apesar de não ter gerado nenhum single, foram produzidos dois clipes, que tiveram boa visibilidade nas MTV’s mundiais: “The Audience Is Listening” e principalmente “For the Love of God“. “Passion and Warfare” foi certificado com o disco de ouro em quatro países: Reino Unido, Austrália, Canadá e Estados Unidos, superando a marca de um milhão de discos vendidos ao redor do mundo.

Por causa de compromissos com o Whitesnake, Vai não planejou uma tour para “Passion and Warfare“, mas no evento Leyendas de la Guitarra realizado em Sevilha, Espanha em 19 de outubro de 1991, o guitarrista em sua apresentação tocou faixas do álbum, sendo elas “Liberty”, “Greasy Kid’s Stuff” e “For the Love of God”.

No BrasilPassion and Warfare” se aproveitou da popularidade que Vai conseguiu em sua passagem na banda de David Lee Roth e no Whitesnake. O clipe de “For the Love of God” extrapolou o limite que a maioria dos músicos do meio da música pesada sofria e figurou na programação normal da MTV Brasil, chegando a entrar na parada diária da emissora, o Disk MTV. O LP foi lançado pela CBS com encarte interno em P&B – na versão americana ele é colorido. Minha cópia eu comprei em 6 de novembro de 1990 na loja Rick n’ Roll, aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP.

O álbum “Passion and Warfare” definitivamente iniciou a carreira solo de Steve Vai. Ao longo dos anos Vai lançou vários álbuns ecléticos e muito coesos, mas “Passion and Warfare” é ainda seu melhor e mais reconhecido trabalho solo. Os links estão, como de costume, à disposição. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 6 de novembro de 1990.

Selo: Epic (EUA); CBS (Brasil).

Produção: Steve Vai.

 

Certificações:

EUA, disco de ouro (+850.000 cópias);

Austrália, disco de ouro (+35.000 cópias);

Canadá, disco de ouro (+50.000 cópias);

Reino Unido, disco de ouro (+500.000 cópias).

Lado A

1.”Liberty”        

2.”Erotic Nightmares”        

3.”The Animal”

4.”Answers”      

5.”The Riddle” 

6.”Ballerina 12/24″   

7.”For the Love of God”    

Lado B

1.”The Audience Is Listening” 

2.”I Would Love To”

3.”Blue Powder”

4.”Greasy Kid’s Stuff”        

5.”Alien Water Kiss” 

6.”Sisters”

7.”Love Secrets”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)