Rompendo a Cortina de Ferro.
Como de costume há algum tempo, vamos postar mais uma dica aos nossos leitores e nem parece, mas já estamos na trigésima quinta. Por duas vezes na semana aqui em nosso espaço, a ideia é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum ao vivo do Uriah Heep, Live in Moscow.
“Live in Moscow” é o quarto álbum ao vivo da banda de rock progressivo Uriah Heep, lançado em maio de 1988. As gravações foram capturadas em uma série de dez concertos que o grupo realizou em Moscou entre 7 e 16 de dezembro de 1987. A mixagem foi realizada no PRT Studios em Londres, Reino Unido, entre 25 de abril e 8 de maio de 1988, pela própria banda e o produtor Bob Mallett.
O Uriah Heep foi de fato a primeira banda de rock ocidental a tocar do lado mais fechado da então chamada Cortina de Ferro, e em particular, realizar um tour na União Soviética. Recebendo o status de ‘rockstars’, estima-se que o público que compareceu aos shows girou em cerca de 190.000 espectadores.
A line-up da banda na época era composta pelo guitarrista Mick Box no comando, Trevor Bolder no baixo, Lee Kerslake na bateria, o vocalista Bernie Shaw e Phil Lanzon nos teclados. Além da famosa visita ao país do então líder Mikhail Gorbachev, a tour que serviu para o álbum “Live in Moscow” ser lançado, possibilitou também ao Uriah Heep a chance de restabelecer o seu nome no cenário musical com uma ênfase mais positiva. Depois de uma série de datas com lotação esgotada pela Tchecoslováquia, Alemanha Oriental e Bulgária, a banda retornou à Grã-Bretanha para participar do Reading Festival em agosto de 1988, e excursionou pelo Reino Unido com a banda Dogs D’Amour fazendo o open-act.
Mesmo com o resgate do prestígio por parte do Uriah Heep não existem referências confiáveis dos números sobre as vendas do álbum ao vivo. E apesar de também não constar com alguma posição significativa nas paradas, às vendas dos ingressos iam muito bem, o que animou a banda para seu trabalho subsequente, o disco “Raging Silence”, lançado em maio de 1989. Trabalho esse que possibilitou um retorno a União Soviética, passando pela Polônia, Alemanha Oriental e uma nova tour pelo Reino Unido.
Umas das coisas legais durante essa fase boa do Uriah Heep, é que a banda veio ao Brasil para apresentações em São Paulo e Rio em julho de 1989 com enorme sucesso. Inclusive com os shows paulistas na saudosa casa de espetáculos Olympia, sendo registrados e transmitidos posteriormente pela TV Manchete.
Por tabela os álbuns “Live in Moscow” e “Raging Silence”, foram lançados quase que simultaneamente por aqui via BMG-Ariola, em edições simples. E quando eu falo simples, é simples mesmo, nem os nomes dos integrantes estão a disposição para uma pessoa mais desavisada ter conhecimento. E no caso do nosso disco de destaque de hoje, tivemos pontos positivos e negativos. Primeiro a boa nova, a edição ‘brazuca’ saiu com uma faixa a mais em relação ao vinil importado, a clássica canção “Gypsy”, que só fez parte da edição em CD lá fora. Legal né? Mas – tinha que ter o mas… – para que ela coubesse no lado B do disco, a faixa “July Morning” foi mutilada de uma forma grotesca e muito perceptível, uma verdadeira facada no coração do fã da banda. Para fazer aquilo, deixasse com uma faixa a menos. A respeito da minha cópia, eu comprei na Musicanto Discos, loja que eu já citei em outras oportunidades, no dia 9 de dezembro de 1989.
A qualidade de som de “Live in Moscow” é boa, mas para quem como eu, que teve a sorte de assistir a banda em um dos shows realizados por aqui em 1989, sabe que ela soou bem mais pesada, principalmente a guitarra de Mick Box. Mas mesmo assim vale dar uma conferida, pois representa um capítulo importante na carreira dos ingleses. Os links estão abaixo como de costume, e em destaque o especial completo do show do Uriah Heep no Olympia em São Paulo, em 89, que a TV Manchete veiculou dias após a apresentação. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: maio de 1988.
Selo: Legacy Records (WW) BMG (Brasil).
Produção: Uriah Heep e Bob Mallett.
Tracklist:
Lado A
- Bird Of Prey
- Stealin’
- Too Scared To Run
- Corina
- Mister Majestic
- The Wizard
Lado B
- July Morning
- Easy Livin’
- That’s The Way That It Is
- Pacific Highway
- Gypsy
Uriah Heep:
Trevor Bolder – Bass Guitar, Vocals
Lee Kerslake – Drums, Vocals
Mick Box – Guitar, Vocals
Phil Lanzon – Keyboards, Vocals
Bernie Shaw – Lead Vocals