“Grande estreia”
Sempre é importante reforçar, que a ideia aqui é propor uma sugestão para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é a banda W.A.S.P. com seu álbum de estreia homônimo.
“W.A.S.P.” é o álbum de estreia homônimo do grupo de hard rock americano W.A.S.P. . O disco foi lançado em 17 de agosto de 1984 via a gravadora Capitol Records. Blackie Lawless e Mike Varney foram os responsáveis pelo disco, que foi gravado no Studio Record Plant, Los Angeles, California entre os meses de junho e julho de 84.
Antes de seu lançamento original, a polêmica faixa “Animal (Fuck Like a Beast)” foi excluída do álbum, por ser considerada moralmente questionável. A Capitol Records cedeu ás pressões e não incluiu o single no LP. Porém a banda o lançou como single no Reino Unido em 1984 pelo selo Music for Nations e a versão importada se tornou muito desejada pelos fãs no continente americano.
O disco de estreia do W.A.S.P. gerou quatro singles. Foram eles: “L.O.V.E. Machine” lançado em julho de 1984; “I Wanna Be Somebody” de agosto de 84, que obteve a posição número 77 no UK Singles Chart; “School Daze” em novembro de 1984, que foi posição 81 no UK Singles Chart, “Sleeping (In the Fire)” em dezembro de 84 e a faixa excluída do disco, “Animal (Fuck Like a Beast)”, que conseguiu a posição número 83 UK Singles Chart. Já o álbum “W.A.S.P.” obteve classificação nos charts UK Albums, Charts RPM100 canadense e Billboard 200, respectivamente nas posições 51, 56 e 74. O disco recebeu disco de ouro no Canadá (mais de 50 mil cópias vendidas) e em seu país natal, superando os 500 mil discos vendidos.
Para divulgar seu disco de estreia a banda gravou dois vídeos promo, para as faixas “L.O.V.E. Machine” e “I Wanna Be Somebody”, que foi um grande sucesso na MTV americana, tanto que o canal VH1 mais tarde o colocou em sua lista das ‘100 melhores canções de hard and heavy’ de todos os tempos.
A tour que divulgou o LP “W.A.S.P.” se chamou ‘Winged Assassins’ e superou as 120 apresentações, com a banda passando por países como Inglaterra, Irlanda, Irlanda do Norte, Alemanha, França, Finlândia, Suécia, Japão, Canadá e vários estados de sua terra natal. O giro começou em 18 de setembro de 1984 em Belfast, Irlanda do Norte e se estendeu até 5 de julho de 1985 com o último show acontecendo no Meadows Amphitheatre, Irvine, Califórnia.
No Brasil o clipe de “I Wanna Be Somebody” foi o grande carro chefe para apresentar o W.A.S.P. ao público brasileiro. O vídeo passou repetidas vezes no programa Som Pop da TV Cultura-SP e principalmente no programa Realce da TV Gazeta-SP. O disco “W.A.S.P.” foi lançado via EMI no lendário pacote chamado ’Heavy Metal Attack’, que trouxe uma mescla de nomes gigantes como Iron Maiden e bandas até então desconhecidas como o próprio W.A.S.P.,Queensryche, Icon, Helix e Great White. O meu LP eu comprei em 11 de março de 1985 na Woodstock Discos, e o mesmo foi rabiscado por Blackie Lawless na mesma loja em 1992.
O W.A.S.P. começou com pé direito, se aproveitando muito bem do boom do heavy metal em terras americanas naquele período. Também souberam se utilizar muito bem da propaganda, a princípio negativa, sobre o conteúdo explícito de suas letras e vendaram ainda mais discos. Os links estão à disposição como de costume. Até a próxima.
Dados:
Lançamento: 17 de agosto de 1984.
Selo: Capitol (EUA), EMI (Brasil).
Produção: Blackie Lawless e Mike Varney.
Singles:
- “L.O.V.E. Machine” lançado em julho de 1984;
- “I Wanna Be Somebody” lançado em agosto de 1984;
- “Sleeping (In the Fire)” lançado em dezembro de 1984;
- “School Daze” lançado em novembro de 1984;
- ” Animal (Fuck Like a Beast)” em 1984.
Certificações:
– EUA: disco de ouro (+ 500.000 cópias);
– Canadá: disco de ouro (+ 50.000 cópias).
Lado A
1.”I Wanna Be Somebody”
2.”L.O.V.E. Machine”
3.”The Flame”
4.”B.A.D.”
5.”School Daze”
Lado B
1.”Hellion”
2.”Sleeping (In the Fire)”
3.”On Your Knees”
4.”Tormentor”
5.”The Torture Never Stops”
W.A.S.P.:
Blackie Lawless – lead vocals, bass
Chris Holmes – lead & rhythm guitars
Randy Piper – lead & rhythm guitars, backing vocals
Tony Richards – drums, backing vocals
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)