Outro passo rumo ao topo.

Como vocês já se acostumaram, à ideia aqui é propor alguma coisa para que você ocupe um tempinho do seu dia conhecendo algumas curiosidades e o mais importante, preenchendo um pedaço do seu tempo com uma boa dose de música pesada. E a dica de hoje é o álbum do Whitesnake, Come an’ Get It, que completa amanhã 40 anos.

Come an’ Get It” é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de hard rock Whitesnake e lançado em 6 de abril de 1981pelo selo Liberty no Reino Unido, Atlantic na América do Norte e Polydor no Japão. O trabalho foi gravado entre os meses julho e setembro de 1980 e mixado em janeiro de 1981 no Startling Studios, Tittenhurst Park, Ascot, na Inglaterra, que era de propriedade de Ringo Starr. A produção ficou a cargo do conceituado Martin Birch, também responsável por vários discos de sucesso do Iron Maiden e Deep Purple.

Depois do sucesso dos discos “Ready an ‘Willing” e “Live … in the Heart of the City“, Whitesnake estava otimista com a atmosfera no estúdio sendo descrita por Coverdale como ótima e positiva pata gravar “Come an’ Get It”. Coverdale mais tarde nomeou o disco como seu favorito álbum entre os primeiros anos da banda, afirmando: ‘Mesmo que tivéssemos algumas ótimas músicas em cada disco anterior, não sinto que chegamos tão perto como chegamos em “Come an ‘Get It”, tanto quanto em consistência como em qualidade’. A americana revista Circus deu ao álbum uma crítica positiva e as expectativas quanto as vendas eram promissoras. A gravadora EMI remasterizou o CD em 2007, adicionando seis faixas bônus.

Come an’ Get It” gerou dois singles: “Don’t Break My Heart Again“, que obteve a posição número 17 no UK Singles Chart e “Would I Lie to You“, que chegou ao número 37 no mesmo UK Singles Chart. Já o álbum também entrou em diversas paradas como: Japanese Oricon LP Chart, na posição 41; German Albums Chart, posição 20; Swedish Albums Chart na posição 24; Billboard 200, número 151 e UK Albums Chart na ótima posição número DOIS. “Come an’ Get It” foi certificado com o disco de ouro no Reino Unido com mais de 100 mil discos vendidos.

A turnê de divulgação do trabalho começou em 14 de abril de 1981 no Eurogress, em Aachen, na Alemanha e se estendeu por mais de 70 outras datas. A apresentação de encerramento ocorreu em 12 de dezembro do mesmo ano em Freiburg, também na Alemanha. Nesse giro o Whitesnake se apresentou ao lado de bandas como Judas Priest e Iron Maiden e visitou os seguintes países: Holanda, Bélgica, Suíça, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Dinamarca, Suécia, França, Japão, Estados Unidos e a já citada Alemanha.

No BrasilCome an’ Get It” foi lançado após as apresentações do Whitesnake na primeira edição do festival Rock in Rio em 1985. O clipe original de “Don’t Break My Heart Again” não teve divulgação na TV convencional, mas foi exibido algumas vezes em pontos heavy como o Carbono 14 e o Rainbow Bar. A versão nacional do LP “Come an’ Get It” foi lançada via o selo EMI-Odeon com encarte interno com letras. Minha cópia foi comprada na loja Cactus, que se situava na rua José Bonifácio no centro antigo de Sampa em 23 de dezembro de 1988.

David teria ainda muito mais sucesso com os álbuns “Slide It In” e principalmente “1987”, mas tudo começou com “Come an’ Get It”, que começou a ocupar posições importantes nas paradas e obteve vendas expressivas. O disco traz faixas de extrema qualidade – entre elas tenho que citar as sensacionais “Don’t Break My Heart Again“, “Hot Stuff” e “Lonely Days, Lonely Nights” – e deve ser conferido pelos fãs de música pesada. Importante relembrar que essa obra, completa 40 anos no dia de amanhã, dia 6 de abril. Até a próxima.

Dados:

Lançamento: 6 de abril de 1981.

Selo:

Atlantic (EUA). Polydor (Japão); Liberty (WW) e EMI (Brasil).

Singles:

Don’t Break My Heart Again” em  abril de 1981;

Would I Lie to You” em 1981.

Certificações:

Reino Unido, disco de ouro (+100,000).

Whitesnake:

David Coverdale – vocals

Micky Moody – guitar, backing vocals

Bernie Marsden – guitar, backing vocals

Neil Murray – bass guitar

Ian Paice – drums

Jon Lord – keyboards

Lado A

1.”Come an’ Get It”   

2.”Hot Stuff”    

3.”Don’t Break My Heart Again”

4.”Lonely Days, Lonely Nights” 

5.”Wine, Women an’ Song”                 

Lado B

1.”Child of Babylon”

2.”Would I Lie to You”      

3.”Girl”    

4.”Hit an’ Run” 

5.”Till the Day I Die”

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)