TRANSATLANTIC – o Supergrupo Prog de Neal Morse, Mike Portnoy, Roine Stolt & Pete Trewavas – tem o prazer de anunciar seu quinto álbum de estúdio ‘The Absolute Universe‘, com lançamento previsto para 5 de fevereiro de 2021. Representando as primeiras músicas da banda desde ‘Caleidoscope‘, de 2014, com ‘The Absolute Universe‘ a banda fez algo único e criou duas versões do disco: ‘The Absolute Universe: The Breath of Life (Abridged Version)‘ & ‘The Absolute Universe: Forevermore (Extended Version)‘.
Hoje eles lançaram o vídeo de “The World We Used to Know”, extraído de ‘The Absolute Universe: Forevermore (Extended Version)‘.
Assista agora aqui:
Mike Portnoy comenta: “O segundo lançamento do próximo álbum do TRANSATLANTIC ‘The Absolute Universe’ apresenta nosso gênio sueco Mr. Roine Stolt nos vocais (em contraste com o 1º lançamento que contou com Neal, Pete e eu compartilhando os vocais principais).
Esta peça também abre com outra introdução instrumental estendida onde posso utilizar minhas melhores acrobacias a la keith moon e leva aos belos vocais melódicos de Roine sobre os versos e refrões no corpo da canção e clímax com uma seção majestosa com Neal Morse assumindo o vocal principal e um dos principais temas musicais recorrentes do álbum.
Esta parte do álbum fecha o Disco 1 da versão 2 CD do álbum ‘Forevermore‘.”
Assista ao vídeo lançado anteriormente para ‘Overture/Reaching for The Sky‘ aqui:
Cada álbum estará disponível em CD, LP & digitalmente. Mas também haverá o que tem sido chamado de ‘The Absolute Universe: The Ultimate Edition’, que reúne ambas as versões em um pacote luxuoso que inclui 5LP’s, 3CD’s & um Blu-ray que inclui uma mistura especial que combina ambas as versões em uma terceira versão única em som surround 5.1 com visuais e um documentário de bastidores. Todas as edições têm obras de arte criadas por Thomas Ewerhard com a aeronave por Pavel Zhovba.
Como Mike Portnoy explica: “Temos duas versões deste álbum. Há uma apresentação de dois CDs, que tem 90 minutos de duração, e uma única – são 60 minutos. No entanto, o CD único NÃO é apenas uma versão editada do CD duplo. Cada um deles contém versões alternativas e, mesmo em alguns casos, novas gravações. Escrevemos letras novas e temos pessoas diferentes cantando nas faixas de versão de CD em comparação com as do CD duplo. Alguns dos títulos das músicas também foram alterados, enquanto outros podem permanecer os mesmos, mas composicionalmente o que você vai ouvir foi alterado. Você deve apreciar que o que fizemos é único. Renovamos as músicas para tornar as duas versões diferentes.” Pete Trewavas acrescenta: “Nós escrevemos algumas músicas novas para o single CD, além disso, também há diferenças nos instrumentos usados em algumas das faixas em todos os dois discos.”
A lista completa de formatos está abaixo, e você pode fazer a pré-encomenda agora aqui: https://transatlantic.lnk.to/TheAbsoluteUniverse
‘The Absolute Universe: The Breath Of Life (Abridged Version)’
disponível como:
Single CD Edition, Gatefold 2LP+CD ou Digital Album
Track-listing:
- Overture
- Reaching For The Sky
- Higher Than The Morning
- The Darkness In The Light
- Take Now My Soul
- Looking For The Light
- Love Made A Way (Prelude)
- Owl Howl
- Solitude
- Belong
- Can You Feel It
- Looking For The Light (Reprise)
- The Greatest Story Never Ends
- Love Made A Way
‘The Absolute Universe: Forevermore (Extended Version)’
disponível como:
2CD Edition, 3LP+2CD Boxset ou Digital Album
Track-listing:
Disc 1:
- Overture
- Heart Like A Whirlwind
- Higher Than The Morning
- The Darkness In The Light
- Swing High, Swing Low
- Bully
- Rainbow Sky
- Looking For The Light
- The World We Used To Know
Disc 2:
- The Sun Comes Up Today
- Love Made A Way (Prelude)
- Owl Howl
- Solitude
- Belong
- Lonesome Rebel
- Looking For The Light (Reprise)
- The Greatest Story Never Ends
- Love Made A Way
Os trabalhos começaram em setembro de 2019, quando a banda se reuniu na Suécia para escrever e organizar o novo material. Como explica Portnoy: “Durante um período de 10 a 14 dias, mapeamos as músicas. Então todos nós voltamos para nossos estúdios e fizemos a gravação. É assim que sempre fazemos. Em um ponto, porém, foi sugerido que, em vez de fazer o que era pra ser um álbum duplo, deverímos apenas nos contentar em fazer um único CD.”
“O que aconteceu foi que tudo continuou se expandindo e se expandindo”, lembra Stolt. “Por isso decidimos que fazia sentido fazer um álbum duplo. Foi Pete e Neal que então vieram e disseram que achavam que seria muito tempo, e deveríamos reduzi-lo a um… Mas já estávamos gravando, e não parecia viável cortá-la. Havia tantas peças que cada um de nós amava e não queria perder. Foi quando acabamos em discussões sobre o melhor caminho a seguir.”
Este álbum também marca um retorno ao álbum conceitual da Transatlantic. “Bem, a ideia de Transatlantic decidir fazer um disco conceitual desta vez não vai chocar ninguém, certo?” ri Portnoy. “O que temos é essencialmente uma composição gigante, dividida em capítulos. O enredo é sobre as lutas enfrentadas por todos na sociedade hoje.” Não começamos com a ideia de que isso é conceitual”, admite Stolt. “A maneira como as coisas funcionam conosco é que temos um monte de ideias, e elas são desenvolvidas espontaneamente quando nos encontramos. Tudo acontece no momento.”
Então, como este novo álbum inovador se compara aos quatro álbuns anteriores da Transatlantic?
“Eu sempre tento não comparar álbuns tanto quanto possível”, insiste Morse. “É muito difícil quando você está tentando ser criativo porque seu instinto natural é comparar constantemente. Mas para criar você tem que se afastar disso. Dito isso, eu diria que isso teria mais em comum com o álbum ‘The Whirlwind‘ (o terceiro da banda, de 2009) do que outros que criamos.”
Para Trewavas, ‘O Universo Absoluto’ é um projeto importante. “Eu acho que está entre os melhores álbuns que fizemos. Como os outros disseram, ele se compara muito bem a “The Whirlwind“, que eu acredito que representa o Transatlantic no nosso melhor. Como naquele álbum, demos nosso tempo para escrever e organizar tudo, e isso brilha. Estou muito animado para que pessoas o ouçam.
A Transatlantic foi originalmente formada em 1999, lançando seu álbum de estreia ‘SMTP:e‘ no ano seguinte, bem como sua continuação ‘Bridge Across Forever‘ em 2001. Após um hiato de 7 anos, a banda se reuniu para gravar e lançar o aclamado álbum épico de 77 minutos, “The Whirlwind“, seguido de uma turnê mundial em 2010, que incluiu uma aparição no High Voltage Festival, em Londres, onde eles se juntaram ao lendário guitarrista do Genesis Steve Hackett. O quarto álbum da banda, “Caleidoscope“, chegou em 2014, ganhando “Álbum do Ano” no Progressive Music Awards.