Sun of Other Days reúne a dupla dark minimalista maltesa Tryst Arcane e seu compatriota Emanuel Portelli, o aclamado guitarrista que faz parte de bandas como Victims of Creation, Hemplifier, Thy Legion e Animamortua. Marcado para 11 de agosto digitalmente, o álbum terá um lançamento em vinil ainda este ano.

Como a primeira prévia desta colaboração cinematográfica dark-folk/post-rock, o coletivo transmite a evocativa “LURA”, que acompanha um videoclipe visualizando o tema da música. A única faixa do álbum a ser cantada inteiramente na língua nativa da banda, “LURA”, é composta por uma estrutura musical relativamente convencional, ao contrário das outras canções inter-relacionadas, soltas e longas do álbum.

Informa o Tryst Arcane

“’LURA’, com seu emocionante videoclipe (no Youtube), relembra os dias de verão da infância passados ​​com amigos e entes queridos que não estão mais conosco. Esta música é uma homenagem à sua memória enquanto expressa profundamente o desejo de se reencontrar vivendo uma mudança de espaço-tempo, como uma viagem mágica com a esperança de reviver ativamente a experiência de momentos agora apenas encontrados guardados em nossas memórias. A letra foi escrita por Alexia e Luciano Schembri que perderam seus respectivos irmãos que faleceram antes do tempo.

“Para a dupla e para o guitarrista convidado Emanuel, a orla marítima da ilha fez parte do panorama quotidiano da sua infância, onde cada família teria o seu cantinho preferido junto ao mar, e onde pertencem as memórias da sua juventude. Foi natural para a banda se inspirar para escrever músicas que representam um típico verão maltês de sua juventude e defini-lo como tema central para este álbum.

Encontre “LURA” em suas plataformas digitais/de streaming preferidas NESTE LOCAL e faça a pré-encomenda do álbum no BANDCAMP.

A Colaboração
Este projeto ganhou vida quando Emanuel, isolado e se recuperando do Covid-19, procurou Julian e Alexia – a dupla por trás do Tryst Arcane – com esboços de guitarra que ele gravou no início de 2020 durante sua quarentena, despertando instantaneamente sua inspiração e provocando uma emocionante colaboração.

A técnica de batida de Emanuel na guitarra elétrica produziu um som quente e orgânico com um tom mediterrâneo, que os entusiasmou intrinsecamente a desenvolver esse clima em um álbum temático que gira em torno de um típico verão maltês de sua infância.

O conceito
Durante este projeto, eles se entregaram a uma experimentação sonora completa, onde a intenção era misturar as guitarras limpas de Emanuel com passagens clássicas de piano e paisagens sonoras de sintetizadores analógicos modificados. Este lançamento é caracterizado por estruturas musicais soltas e longas centradas em texturas instrumentais e arranjos que tipicamente produzem uma experiência sonora hipnótica, aludindo o ouvinte a uma dimensão musical única. Os “sons de outro mundo” dos sintetizadores lembram ondas sonoras imaginativas encontradas no cosmos, que provocam uma verdadeira sensação de intensos paralelismos de reminiscências e viagens espaciais.

Com um cenário de verão maltês/mediterrâneo como tema central, este álbum pretende falar com a criança interior de muitos millennials malteses, cujas férias de verão significavam dias à beira-mar e costas rochosas ou arenosas, o sol e o calor à noite, o mar e o ar húmido, os sons e aromas da orla, a comida tradicional e a carrinha de gelados, a família e os amigos, as aventuras e a imaginação, a inocência e a liberdade.

Para uma experiência multidimensional, a estética e o material promocional deste álbum giram em torno das paisagens costeiras de Malta, possivelmente com filmagens ou fotografias autênticas tiradas à beira-mar durante os anos 70, 80 e 90 para serem usadas de várias maneiras para alcançar um sensação visual nostálgica da forma mais natural possível.

A letra
Sun of Other Days oferece música conceitual e heterodoxa, ladeada por letras que brotam de um profundo lugar nostálgico. A letra (junto com a composição e os arranjos musicais) gira em torno de uma jornada sobrenatural em que a protagonista se envolve em uma experiência de deslocamento espaço-temporal enquanto relembra sua juventude em um dia de verão à beira-mar.

As letras das primeiras quatro canções estão em inglês; no entanto, Tryst Arcane quis homenagear sua língua nativa com a faixa final, “LURA”, que, ao contrário das outras quatro canções, é composta por uma estrutura musical tradicional. A música tem a capacidade única de construir conexões e falar um idioma que não conhece fronteiras e, pensando nisso, Tryst Arcane oferece ao público estrangeiro a chance de ouvir um idioma que pertence exclusivamente ao pequeno arquipélago maltês.

Track Listing:
1. Sun of Other Days
2. August Reveries
3. Dissolution
4. Through Dimensions, Through Horizons
5. LURA

Créditos:
Composta e Arranjada por Julian Grech, baseada nas melodias do violão de Emanuel Portelli.
Escrito por Julian Grech, Alexia Baldacchino e Emanuel Portelli.

Teclado: Julian Grech
Guitarra: Emanuel Portelli
Vocal: Alexia Baldacchino (MakabrAl)
Letra: Alexia Baldacchino (MakabrAl), exceto “LURA”: Alexia Baldacchino (MakabrAl) & Luciano Schembri

Capa do álbum: Charlo Pisani
Fotografia da Banda: Alexia Baldacchino (MakabrAl)
Conceito de design visual do álbum: Alexia Baldacchino (MakabrAl)

Produção, Gravação, Mixagem e Masterização: Julian Grech, Mellieha – Malta. 2021 – 2022

Tryst Arcane é uma dupla de Malta, formada por Alexia (vocal – Memento Nostri) e Julian (teclas -Nomad Son). Pegando os vocais etéreos de Alexia e colocando-os sobre paisagens sonoras cinematográficas assustadoras, sons de órgão ou riffs de piano melancólicos, a dupla atinge um equilíbrio desviante entre os padrões musicais tradicionais e a música que você encontraria acompanhando um momento dramático na tela.

“Minimal Dark” é um termo que a dupla cunhou para esse gênero de música que é particularmente pronunciado em seu álbum de estreia, AUTUMN. Despojado de instrumentos percussivos, mas composto por apenas dois elementos, o das teclas e o vox, este álbum é imbuído de solene devaneio e serenidade. AUTUMN foi indicado para Melhor Álbum Alternativo 2019 e Alexia para Melhor Compositor de Canções 2019 no Malta Music Awards 2019.

Emanuel Portelli:
Emanuel Portelli começou a estudar violão no Euro Institute of Music em Malta aos 17 anos de idade, onde estudou com Marc Galea e obteve as certificações de prática de violão RGT. Mais tarde, ele continuou estudando teoria musical sob a supervisão de Jonathan Ellul e obteve a certificação LCM. Atualmente, Emanuel tem cinco bandas ativas, é guitarrista de estúdio e dá aulas de violão em regime de meio período.

Com sua banda Hemplifier, Emanuel começou a organizar um Stoner Festival underground em 2021 chamado Reeferfest.