Niterói historicamente, tem uma certa tradição no cenário do Rock Progressivo no Rio de Janeiro, vamos começar falando um pouco da cidade, que nesse ano, sediou a 5ª Edição do CaRIOca ProgFestival, que aconteceu no suntuoso Teatro Municipal de Niterói, localizado no Centro da Cidade, localizada exatamente do “outro lado da poça” (como falamos por aqui), Niterói foi a Capital do Antigo Estado da Guanabara, quando a Cidade do Rio de Janeiro ainda era a Capital do País, por isso o Teatro Municipal de Niterói, também conta com uma boa parte da pompa que um espaço como esse requere.
Niterói tem uma tradição para o cenário Progressivo do Estado, tendo acontecido, esse ano um Festival, contando com shows, de graça, na Praia de São Francisco, do Renaissance e Curved Soul (saiba como foi aqui), sabendo disso, não é nada “fora do comum” a Cidade sediar eventos como esse, que foi extremante incrível e muito bom, com uma qualidade de som e apresentações que fogem do explicável, de qualidade ímpar.
Na sexta feira, duas bandas se apresentaram no palco do suntuoso Teatro, o Jubal Groupe e o Anxtron foram as bandas da Sexta Feira do evento, que pontualmente começou às 20:00, daquela maravilhosa Sexta Feira e a Jubal Groupe foi a primeira banda a se apresentar naquela ótima noite e a banda nos apresentou um set baseado em seus lançamentos, que com uma qualidade ímpar sonora nos fez viajar. Sendo uma banda basicamente instrumental (que parece ter sido o foco daquele dia), o grupo nos levou para uma viagem ímpar, com seu Rock Progressivo, cheio de Groove e Brasilidade em seu set, provando que podemos ter muito mais do cenário do que somente uma demonstração de técnica, sem sentimento. Queria destacar a maravilhosa versão para Doobie Brothers no qual o Jubal apresentou, com o saxofone sendo tocado pelo brilhante músico Rodrigo Batista em diversas músicas, o clássico instrumento nos presenteou com belíssimos momentos. Um show ímpar.
Logo após essa maravilhosa apresentação, como geralmente é de costume em Teatros, tivemos um tempo para sair e conversar um pouco sobre o maravilhoso ato no qual presenciamos, enquanto a equipe do mesmo prepara o palco para o Anxtron, banda Niteroiense que se apresentaria logo após. Ao ouvirmos o sinal, retornamos à nossa posição para vermos a belíssima apresentação do Quarteto, que apresentou um setlist baseado em diversas e ótimas canções no longo de seus 20 anos de carreira.
A banda mostrou um setlist de competência ímpar, é notável influência de nomes como Rush, Symphony X e Dream Theater, mas o Anxtron eleva a sua composição mostrando também muita coisa de Jazz e MPB, dentro de um som mais pesado e intrínseco do que o normal, mas sempre com um bom gosto ímpar, provando que a banda é muito mais do que um simples quarteto de Rock Progressivo. Em diversos momentos eu conseguia ouvir tanta coisa em somente umas passagens que, foram simplesmente impressionantes. Não posso destacar se um músico ou outro são melhores em seus instrumentos, já que a unidade do Anxtron é o seu principal triunfo, uma banda no qual convido todos a conhecerem, inacreditável o som da banda, muito bom. E com ela a gente fecha essa primeira noite, o correto seria daqui eu continuar e falar da segunda noite de festival, mas infelizmente, por problemas pessoais, não consegui comparecer, mas tenho certeza que as bandas deram um show incrível.
Agradecer à Tedesco Mídia por nos ter dado essa grande chance de cobrir um evento tão incrível.