Imagine misturar no mesmo caldeirão sonoro artistas como Shania Twain, Lady Gaga, Aerosmith, Pat Benatar, ZZ Top, Stevie Nicks (com direito a cover), Aor e principalmente Queen? Pois é disso que se trata o Space Elevator, a banda que iremos conhecer essa semana.

Inicialmente criada para o musical We Will Rock You, do lendário teatro Dominion Theatre localizado no West End (conhecido complexo de teatros de Londres), mais precisamente no bairro de Camden, o grupo ganhou ares de banda em 2015, um ano após o musical sair de cartaz. Após 12 anos estrelando o musical tributo ao Queen, a banda decidiu seguir em frente e manteve sua formação com o guitarrista David Young (We Will Rock You/Curved Air), Elliott Ware (The Who/Rock of Ages/We Will Rock You/Sunny Afternoon) nos teclados, Neil Murray (Whitesnake/Black Sabbath/Gary Moore/The Brian May Band, We Will Rock You) no baixo (substituído por Chas Maguire para o terceiro disco) e Brian Greene (George Benson/Curved Air) na bateria, além da misteriosa vocalista “The Duchess“, gravando seu primeiro registro em 2015, intitulado Space Elevator l.

Três anos depois saiu o segundo disco, Space Elevator ll, um pouco mais pop e rock que seu antecessor, lembrando em alguns momentos o Fleetwood Mac, especialmente em músicas como World Of Possibilities.

Após várias apresentações memoráveis, como no 60° aniversário de Freddie Mercury, onde Brian May e Roger Taylor se juntaram ao grupo para um bis prolongado e cantaram Love Of My Life e Say It’s Not True, respectivamente, além de Show Must Go On. Além disso, diversas celebridades já assistiram a banda ao vivo, como Britney Spears, Liza Minnelli, Beyoncé, entre outros. A formação do Space Elevator também trabalhou em outros espetáculos do West End, incluindo Rock of Ages, Rocky Horror, Wicked, Footloose, The Sound Of Music, Flashdance e Quadrophenia, mas agora o foco está em composições autorais, o que garante um maior status de banda ao grupo.

Vale lembrar que o grupo não é apenas um tributo ao Queen, tendo lançado 3 discos sensacionais, fundindo estilos e transitando com maestria na seara do rock, unindo o clássico ao moderno, temperado com aquele clima dos filmes musicais, numa deliciosa mistura.
O Som…
Como dito anteriormente, o grupo faz referencia sonora aos musicais da Broadway, com produção pomposa e grandiosa, calcado no rock clássico, om forte acento pop, o que lhe confere uma identidade sonora única, ora lembrando bandas como Renaissance em sua fase mais pop, ora flertando com o Aor oitentista, tudo permeado pela influência inegável do Queen e do Fleetwood Mac. O timbre de voz da “duquesa” é singular, possuindo bom alcance e imprimindo a emoção necessária a cada canção. Destaque para a “ZZ Topiana” Duchess Of This Town, a maravilhosa Stevie Nicks Smile, onde menciona Alice Cooper na letra além da própria Stevie, e a pérola Aor Ritchie (See You Later Baby). Banda perfeita para criar climas agradáveis e trazer sensação de nostalgia por meio de imagens mentais. Belo trabalho. Infelizmente no Spotify só consta uma música tributo ao Queen, uma versão de Innuendo. No youtube porém tem o canal da banda.
Discografia:
- 2015 – Space Elevator I
- 2018 – Space Elevator II
- 2022 – Persona Non Grata
