Vem diretamente da Europa centro-oriental, mais precisamente da Hungria, a banda que iremos falar essa semana. Sob o nome Stardust, a banda foi formada em 2015 e lançou 2 álbuns (Highway To Heartbreak de 2020 e Kingdom Of Illusion de 2023), além de seu aclamado Ep de estréia, intitulado Shine (2016). A banda foi fundada pelos amigos Adam Stewart (vocalista) e Tim Keeley (bateria), que chamaram Facey (guitarra e vocal), Dave Legrand (teclado) e Ben Martin (baixo e vocal) para completar o time.

Uma das bandas mais promissoras da nova cena hard europeia, o grupo não parece querer reinventar a roda, ao contrário, presta um magnífico tributo aos medalhões do estilo, com composições cativantes, recheadas dos melhores clichês do estilo: Riffs marcantes, bases com teclados tipicamente oitentistas relembrando bandas como Giuffria, Bad English e Damn Yankees, baixo e bateria precisos e pulsantes e vocal melódico, agudo e afinadíssimo. A banda chamou atenção ao se destacar em um dos festivais de rock da Frontiers, sendo posteriormente contratada.

Talvez o Stardust ainda colha os louros do maravilhoso som que se propõe a fazer, mas o mainstream costuma ser ingrato com bandas de Hard/Aor fora do eixo escandinavo. Caso contrário, não espere que as publicações especializadas venham tomar conhecimento dessa banda, pois talvez você corra o risco de conhecê-los tarde demais.

A formação atual conta com Adam Stewart nos vocais e guitarras rítmicas, Zoltan Liptay nas guitarras, Ben Martin no baixo, Dave Legrand nos teclados e Gelly Feher na bateria.

O Som…

Para amantes de House Of Lords, Starship, Signal, Loverboy e Giant, isso aqui é um prato cheio. As composições ficaram a cargo do estupendo guitarrista Tommy Denander (Robin Mcauley, Richard Marx, Paul Stanley, entre outros inúmeros artistas do pop e do hard rock) e o saudoso Mark Spiro (compositor de canções para trabalhos de Steve Perry, David Lee Roth e Bad English, entre outros, falecido em março do ano passado). Se você acha que só a Suécia ou a Finlândia tem algo a oferecer em matéria de Hard Rock e Aor/Melodic Rock não perca tempo, pois isso aqui é uma verdadeira jóia do estilo.

  • Discografia:
  • 2016 – Shine (Ep)
  • 2020 – Highway To Heartbreak
  • 2023 – Kingdom Of Illusion