Os nascidos na década de 1980 foram privilegiados. Os filmes, alinhados à suas trilhas sonoras transformavam e potencializavam nossas emoções e tornavam nossa infância e adolescência o cenário perfeito para que nos imaginássemos numa cena, ou para que nos apropriássemos das músicas daquele filme ou novela da época.

Uma das bandas que colaborou para que nossas memórias tivessem imagem e som até hoje foi o Survivor, banda formada por Frankie Sullivan e Jim Peterik (ex Chase), em Chicago, no ano de 1978.

Jim chamou seus companheiros de Chase, Dennis Keith Johnson para o baixo e Gary Smith para a bateria. Após 1 hora de conversa, adicionaram o vocalista Dave Bickler ao projeto, e essa foi a primeira formação do Survivor. Bickler já havia trabalhado com Peterik gravando e cantando jingles e logo topou entrar para a banda. Não demorou muito para que a banda gravasse seu primeiro disco, autointitulado, que foi lançado em 1980 por uma subsidiária da Atlantic chamada Scotti Bros., sem contudo atingir o sucesso esperado.

No ano de 1981, Johnson e Smith deixam a banda, sendo substituídos pelo baterista Marc Droubay e o baixista Stephan Ellis para a gravação do segundo disco, o excelente Premonition. O disco emplacou seu primeiro single no top 40 da Billboard, a música Poor Man’s Son.

Após o breve sucesso de Premonition, a banda ganhou confiança para gravar o disco que representaria seu auge comercial. Assim, o Survivor deu à luz o álbum Eye Of The Tiger, que tem em sua faixa título uma das canções mais emblemáticas e representativas de toda uma geração. Por sugestão de Sylvester Stallone (que já havia ouvido um sonoro não do Queen), a banda emplacou a faixa título no filme Rocky 3, ficando em primeiro lugar por 6 semanas nas paradas de sucesso. Vale lembrar que a música foi composta pela banda por uma  encomenda do próprio Stallone, que já havia declarado ser fã da (na época) curta discografia da banda. Stallone chegou a dizer que a banda capturava a essência do filme e seu tom agressivo.

Após o sucesso de Eye Of The Tiger, a banda lançou Caught In A Game, e Dave Bickler logo em seguida quis se aventurar em carreira solo. Mesmo com ressalvas por parte de Jim, Bickler saiu e para seu lugar foi chamado o talentoso Jimi Jamison.

Com Jimi, a banda lançou em 1984 o disco que é considerado por muitos o melhor da banda: Vital Signs. Com a sonoridade inspirada por bandas como Boston, a banda pisou fundo no aor e emplacou mais 2 hits: High On You e The Search Is Over.

No ano seguinte, foi lançado o filme Rocky 4 e novamente o Survivor estava na trilha sonora, dessa vez com Burning Heart.

Após algumas baixas em sua formação, a banda lançou o aclamado When Seconds Count em 1986, puxado pelo hit Is This Love, com outra resposta calorosa do público e da crítica.

Durante as gravações de Too Hot To Sleep, em 1988, a banda não contou com Marc Droubay e Stephan Ellis, dando lugar a Mickey Cury na bateria e Bill Sinyar no baixo para o trabalho em estúdio, ao passo que nos shows Kyle Woodring assumia as baquetas. Apesar de bem produzido e de contar com boas canções, o disco não foi bem recebido pelo público e a crítica, gerando uma crise interna na banda.

Apesar disso, Stallone (sempre ele) colocaria mais uma música da banda em um de seus filmes. Dessa vez, Ever Since The World Began, do álbum Eye Of The Tiger foi escolhida para o filme Condenação Brutal, porém para o filme foi produzida uma versão com os vocais de Jimi Jamison (na versão original Bickler é o vocalista principal).

Após o fracasso de Too Hot To Sleep, a banda resolveu dar um tempo, retornando apenas em 1993 com o lançamento de uma coletânea com sucessos da banda e as inéditas Hungry Years e You Know Who You Are. A banda contava com Bill Sinyar e Kyle Woodring em sua formação, além de Dave, Jim e Frankie. Com esse line up saíram numa bem sucedida turnê relembrando antigos sucessos. Essa formação ainda tentaria, sem sucesso, gravar um novo disco. Entre 1993 e 1996 a banda trocou de baixista 4 vezes, o que dificultava qualquer trabalho em estúdio.

Em 1999, Jimi Jamison lançou um trabalho intitulado Jimi Jamison’s Survivor, que consistia numa banda que trazia uma sonoridade parecidíssima com sua ex banda, o que levou Frankie Sullivan a processá-lo por uso indevido da marca Survivor. O processo não deu em nada, visto que Bickler saiu novamente da banda e o próprio Jimi foi chamado para substituí-lo em 2000.

A banda lançou Reach em 2006 e em seguida Jimi deixou novamente a banda sendo substituído por Robin Mcauley, que permaneceu no grupo até 2011, quando Jamison retornou ao seu posto. 3 anos mais tarde porém, Jimi Jamison foi encontrado morto em sua casa, vítima de um ataque cardíaco, o que levou a banda a suspender temporariamente suas atividades. Em 2016, a banda retornou à estrada com Cameron Barton nos vocais, além de Ryan Sullivan na bateria, Jeffrey Bryan nos teclados e guitarra base, Billy Ozello no baixo e Frankie Sullivan nas guitarras solo.

O Som…

O Survivor é um dos gigantes do aor oitentista americano. Formam ao lado de Journey, Foreigner e Toto, o quarteto fantástico do estilo. É impossível falar de aor e melodic rock sem falar dos caras, já que além de álbuns impecáveis, fizeram a trilha sonora de milhares de garotos mundo afora nos anos 80. Se você deseja ouvir algo que vai te pegar forte na nostalgia, o Survivor é uma ótima pedida. Você vai ver que os caras são muito mais do que aquela banda da música do Rocky Balboa.

Discografia:

  • 1980 – Survivor
  • 1981 – Premonition
  • 1982 – Eye Of The Tiger
  • 1983 – Caught In The Game
  • 1984 – Vital Signs
  • 1986 – When Seconds Count
  • 1988 – Too Hot To Sleep
  • 2006 – Reach