A banda que iremos falar hoje é muito conhecida no Brasil, principalmente por fazer versões de clássicos do rock n’ roll mundial. Apesar de dividir opiniões do público, a qualidade musical do Yahoo é indiscutível, bem como sua pegada hard rock única em terras brasileiras.
![]()
Fundado em 1988 pelo guitar hero Robertinho do Recife, o line up da banda contava com Zé Henrique (baixo e vocais principais), Marcelo Azevedo (guitarra, teclados e vocais) e Marcelão (bateria e vocais) e no mesmo ano lançou seu primeiro disco, autointitulado. O álbum apresentou ao público a canção Mordidas de Amor, que se tornaria seu maior sucesso. A versão de Love Bites do Def Leppard com arranjo fiel ao original e solo faiscante de Robertinho se tornou a música mais tocada do ano e fez parte da trilha sonora da novela Bebê A Bordo.

Muita gente sequer havia ouvido falar de Def Leppard aqui no Brasil (a ponto de acharem que a música era de autoria da banda), o que ajudou o Yahoo a obter ainda mais sucesso com essa canção que tanto diferia musicalmente do rock nacional em voga na época. A banda ainda emplacaria mais 2 singles desse álbum: Pra você Voltar e Delicious (tema da novela O Salvador Da Pátria).
A carreira do Yahoo se fortaleceria ainda mais graças a 2 fatores: Trilhas sonoras de filmes e novelas e a parceria com Xuxa.

Em 1989 a banda lançou Oração Da Vitória, seu segundo disco, dessa vez contando com Val Martins nos teclados. Val se tornaria um bem sucedido cantor gospel anos mais tarde. A faixa título, musicalmente falando, trazia ecos de Europe e outras influências do hard rock mundial da época, e novamente uma versão ganhava destaque com a banda: Anjo, releitura de Angel do Aerosmith, que mais uma vez fez parte da trilha sonora de uma novela, dessa vez, O Sexo Dos Anjos.

Após a saída de Robertinho, a banda lançou Yahoo 3 em 1990, terceiro disco de estúdio, que continha os sucessos Sonho Encantado (da novela Barriga de Aluguel), Veneno e Somos A Luz Do Amanhã. As 2 últimas fizeram parte da trilha do filme Sonho De Verão, que consolidaram a parceria da banda com Xuxa. Anteriormente, a banda já havia gravado algumas canções como Doce Mel, Ilariê e Tindolelê para a rainha dos baixinhos.

Após uma pausa de 1 ano, a banda retornou em 1992 com o saudoso Serginho Knust nas guitarras. Ele já vinha colaborando em estúdio com a banda desde 1989, e ao ser efetivado, a banda reapareceu com o disco Pára-Raio. Composto basicamente de versões de hard rock e classic rock, cantadas em português, com destaque para faixa título, uma interessante versão de Hide Your Heart do Kiss. Ainda há versões de bandas como Scorpions (Wind Of Change, aqui rebatizada de Como O Vento) e The Marmalades (Reflections Of My Life que virou Sozinho) que também obtiveram muito sucesso. Pra não perder o costume, a banda emplacou mais uma canção em novelas, dessa vez com Paixão Esquecida, do folhetim Deus Nos Acuda.

A banda, já perdendo um pouco de sua popularidade, ganhou novo fôlego com o disco Caminhos De Sol e sua faixa título, tema da novela A Viagem. A música foi tocada exaustivamente em 1994, ano de seu lançamento, e o disco, apesar da capa pavorosa, vendeu muito bem.

O Yahoo possuía um vasto currículo em estúdio, acompanhando diversos artistas, o que lhe deu uma sobrevida artística quando o tipo de rock que faziam começou a perder a força por aqui, em meados dos anos de1990. Assim, quando o axé e o sertanejo se tornaram os novos queridinhos da mídia, o Yahoo saiu de cena e passou a se dedicar a trabalhos de estúdio. O Yahoo Studios tornou-se referência de gravação, com a banda produzindo material de artistas como Ls Jack e Wanessa Camargo. O hit Carla, do Ls Jack, por exemplo, foi produzido por Zé Henrique e vendeu mais de 100 mil cópias.
Depois de lançar o disco Arquivo em 1996, a banda se dedicou a produção e gravações por aproximadamente 10 anos e retornou com o disco Versões, novamente trazendo releituras de bandas hard como Journey, Kiss e Poison.


Com o lançamento do disco Yahoo 20 Anos – Ao Vivo em 2008, a banda incluiu De Volta Para O Amor na trilha sonora da novela Negócio Da China, além de lançar a canção Alô Menina, versão de Hey There Delilah da banda Plain White T’s. 2 anos mais tarde Serginho Knust e Val Martins saem da banda e em seu lugar entram Rodrigo Novaes e Ricardo Aspira. Em 2011, o Yahoo gravou a canção Tão Pouco, acompanhando a dupla sertaneja Alan & Alex, obtendo moderado sucesso.

No ano seguinte, a banda lança o cd/dvd Yahoo Flashnight – Ao Vivo, novamente recheado de versões, clássicos internacionais e músicas produzidas por eles em estúdio. No mesmo ano o single 500 Dias Juntos chegou a ser incluído na programação de algumas rádios do país.

A banda seguiu dividindo-se entre produção de artistas, composições e álbuns próprios e nesse cenário solta seu primeiro disco de inéditas desde Arquivo. Intitulado Yahoo 25, em alusão aos 25 anos da banda, traz como destaque a poderosa A Águia E O Falcão, Nada x Nada, Sem Ti, e a faixa Cores De Setembro, além de uma releitura de Mordidas de Amor, presente na trilha da novela Sangue Bom.

Em 2016 o Yahoo lançou seu disco Clássicos, pela primeira vez apenas em plataformas de Streaming. Além das músicas já conhecidas trouxe também alguns lados b como a “Whitesnakiana” Estranho Paraíso e a baladaça Miragem. No mesmo ano a banda lançou o clipe de Sonhando Acordado e a faixa inédita Tô Voltando Pra Você.

Em seguida, a banda regrava Rádio Blá, famosa na voz de Lobão e em 2018 a banda anuncia um projeto intitulado Encontros, que conta com a participação de artistas consagrados em diversos estilos, como Fagner, Erasmo Carlos, Biquini Cavadão, entre outros. No mesmo ano de 2018, Serginho Knust morre em um acidente automobilístico. Em 2019, as primeiras parcerias do projeto Encontros começam a ser lançadas. Músicas como Paralelas e Assim Caminha A Humanidade são disponibilizadas nas plataformas, ao passo que a banda realiza uma turnê com Marcus Menna (Ls Jack) e Willie De Oliveira (ex Rádio Táxi).
No ano seguinte, durante a pandemia do coronavírus, a banda teve seu estúdio invadido e roubado, ocasionando prejuízos que contabilizados chegaram à casa dos 300 mil reais. A banda teve microfones, mesa de som, guitarras, teclados, entre outras coisas, roubadas pelos bandidos.
A banda continua na ativa, produzindo e gravando com artistas de diversos estilos. A formação atual conta com Zé Henrique na voz, baixo e violão, Marcelão na bateria, percussão e teclado, Rodrigo Novaes nas guitarras e vocais além do tecladista Leo Mendes, na banda desde 2023.
O Som…
O Yahoo nunca escondeu sua admiração pelo hard rock oitentista de bandas como Whitesnake, Journey, Europe, Bon Jovi, entre outras. O maior problema da banda, no entanto foi o excesso de releituras, que mesmo dando retorno comercial, de certa forma impediu que grande parte do público chegasse a músicas como Promessas (um hardão que nenhuma banda nacional teve cacife pra fazer) e Sonhando Acordado, outro hard arrasa quarteirão com refrão matador.Para fãs da banda, como eu, seria o máximo uma turnê dos caras com todos os clássicos, as principais versões e o hard autoral cantado em português que eles fazem com tanta maestria.
No fim das contas, o Yahoo é uma bandaça, que não soa estranha mesmo com letras em português, e que com certeza merece mais reconhecimento por parte do público brasileiro. Infelizmente as músicas que fizeram o Yahoo estourar são chamadas de pop e mpb. Nada contra os estilos citados, mas basta uma passeada com atenção na discografia da banda para perceber que se trata de uma genuína banda de rock que apesar de diluir seu som em determinados momentos para sobreviver a um mercado musical voraz e injusto como o do nosso país, trata-se de um banda de hard rock com todos os elementos que nós, amantes dos anos 80, tanto amamos.
Discografia:
- 1988 – Yahoo
- 1989 – Oração da Vitória
- 1990 – 3
- 1992 – Pára-Raio
- 1994 – Caminhos de Sol
- 1996 – Arquivo
- 2005 – Versões
- 2008 – 20 Anos – Ao Vivo
- 2012 – Flashnight – Ao Vivo
- 2013 – 25
- 2016 – Clássicos
