Já se passaram três anos desde o lançamento do álbum definidor do Vola, ‘Witness’. Foi um ataque sonoro que capturou sua mistura característica de narrativas labirínticas pensativas com riffs esmagadores e sofisticação experimental. Pesado e suave,  obscuro e solar, foram combinados com elementos de tech-metal, rock alternativo progressivo, música eletrônica e refrões do tamanho de estádios.

Desde então, eles encerraram duas turnês pelos EUA com vários locais atualizados devido à grande demanda, bem como shows esgotados em Nova York, Chicago e no icônico Troubadour em Los Angeles, onde a banda fez amizade com o In Flames, Anders Fridén – que participa do novo álbum. Sua primeira turnê pelo Canadá resultou em shows com ingressos esgotados em Toronto e Montreal, e eles fecharam o continente com shows triunfantes na América do Sul no México, Brasil e um show com ingressos esgotados no Chile.

O quarteto dinamarquês-sueco – Asger Mygind (vocal/guitarra), Martin Werner (teclados), Nicolai Mogensen (baixo) e Adam Janzi (bateria) – lança agora seu quarto álbum de estúdio. A força deles sempre foi combinar uma infinidade de ideias em uma única música, reunindo-a com um poder grandioso que pode ser tão feroz quanto delicado.

Falando sobre a evolução deles, diz Janzi. “Tivemos tempo para internalizar ‘Witness’ e deixar que suas consequências fossem absorvidas, o que moldou a forma como abordamos ‘Friend Of A Phantom’. Nossos gostos pessoais mudaram, a maneira como abordamos nossos instrumentos e composições mudaram, nossas vidas mudaram. mudaram, o tempo passou e as aventuras aconteceram. Qualquer pedaço de melancolia que ‘Witness’ tivesse, apenas cresceu e se tornou uma parte central deste novo álbum. Sinto que o VOLA cresceu e alcançou um novo momento em sua vida. , amadurecendo.

Com o anúncio do novo álbum, eles revelaram o vídeo de “Break My Lying Tongue”. A música apresenta a mistura característica de VOLA de letras introspectivas e paisagens sonoras intrincadas, oferecendo um mergulho profundo em temas de desalinhamento e vulnerabilidade emocional. Com suas melodias assustadoras e letras instigantes, destaca-se como uma peça poderosa e evocativa.

No início deste ano eles lançaram a primeira amostra do novo material quando lançaram “Paper Wolf”. Falando sobre a música, Mygind oferece: “Nunca colocamos limites em nossas composições, apenas buscamos uma direção que pareça inexplorada e emocionante para nós. Com ‘Paper Wolf’, de repente nos encontramos em um território onde uma atmosfera de metal da velha escola penetrou em nossa mistura de sons. Gostamos do que ouvimos e então seguimos em alta velocidade.

Cannibal” dá início a “Friend of a Phantom”. Apresentando Anders Fridén do In Flames nos vocais, ele planta um marcador para o que você está prestes a experimentar enquanto o álbum navega em torno da hipnoticamente etérea “We Will Not Disband”. até “Hollow Kid”, com o “riff de Frankenstein” de Mogensen, como ele explica, “eu queria misturar a essência de “Enter Sandman” do Metallica com a afinação baixa e polirritmia de Meshuggah. O riff de introdução da música foi o resultado e inspirou o resto da faixa.”

Vola tem sido uma das bandas de metal mais emocionantes da Europa nos últimos anos, catapultando-os para o cenário internacional. Eles se tornaram uma formidável atração ao vivo que os viu também fazer turnês com Devin Townsend – incluindo tocar no Royal Albert Hall de Londres; eles abriram para o Evanescence e tocaram em festivais como ArcTanGent (Reino Unido), Graspop (Bélgica), Tuska (Finlândia), Roskilde (Dinamarca), Copenhell (Dinamarca), CL Prog (Chile) e muito mais.

Falando sobre a turnê, Janzi se abre: “É muito difícil com todas as viagens, noites curtas e trabalho intenso. Mas é tão gratificante! Tocar música, conhecer pessoas legais de todo o mundo e conhecer esses lugares. Cultura é importante!

Conhecidos pela sua abordagem inovadora ao metal progressivo, o Vola continuam a cativar o público com a sua mistura de intensa complexidade rítmica e narrativas líricas comoventes. Com esta evolução perpétua, a pressão não os consome. “Há sempre a pressão de continuar a subir a montanha”, reflecte Janzi. “Abraçar a mudança e quaisquer novos capítulos que possam estar por vir é uma maneira de tornar a vida mais agradável.

Tour Dates:

Ingressos aqui

22.06 – Dessel, Belgium @ Graspop Festival
28.06 – Seinäjoki, Finland @ Provinssi Festival
29.06 – Helsinki, FInland  @ Tuska Festival 
26.07 – Manchester, UK @ Radar Festival
31.08 – Câmpulung, Romania @ Posada Festival
01.11 – Århus, Denmark @ Voxhall
02.11 – Gothenburg, Sweden @ Pustervik
03.11 – Oslo, Norway @ Vulkan Arena
05.11 – To Be Announced
06.11 – To Be Announced
08.11 – Stockholm, Sweden @ Fryshuset Klubben
10.11 – Berlin, Germany @ Columbia Theater
11.11 – Krakow, Poland @ Hype Park
13.11 – Prague, Czech Republic @ Meetfactory
14.11 – Vienna, Austria @ Flex
15.11 – Munich, Germany @ Backstage Halle
16.11 – Zurich, Switzerland @ Komplex
17.11 – Milan, Italy @ Live Club
19.11 – Cologne, Germany @ Kantine
21.11 – Paris, France @ Petit Bain
22.11 – London, England @ Heaven
23.11 – Nottingham, England @ Rescue Rooms 
24.11 – Glasgow, Scotland @ G2 
25.11 – Manchester, England @ Club Academy 
26.11 – Bristol, England @ SWX
27.11 – Esch-Sur-Alzette, Luxembourg @ Rockhal
28.11 – Eindhoven, Netherlands @ Effenaar
29.11 – Hamburg, Germany @ Markthalle
30.11 – København, Denmark @ Store Vega

Tracklist

1. Cannibal (feat Anders Fridén of In Flames)
2. Break My Lying Tongue
3. We Will Not Disband
4. Glass Mannequin
5. Bleed Out
6. Paper Wolf
7. I Don’t Know How We Got Here
8. Hollow Kid
9. Tray

 

VOLA online:
https://www.volaband.com/
https://www.facebook.com/volaband
https://www.instagram.com/volaband
https://twitter.com/volaband
https://www.youtube.com/channel/UCc8IgcZVQWdhVuQuH9R9BEw
https://www.tiktok.com/@volaband