Fala galera, beleza? Biel Furlaneto na área e estamos aqui, firmes e fortes, pra reviver os grandes momentos da história do rock que batem com os dias dessa semana.
Prepare-se: tem lenda partindo, clássicos nascendo, tretas brasileiras de fazer vergonha e até festival que prometeu Wacken e entregou Woodstock versão Paraguai.
Bora lá então?
14/04 – New Wave of British Classics
Começamos com intensidade!
Em 1945, nascia Ritchie Blackmore, o homem que ajudou a inventar o riff de guitarra e a briga em banda. Já em 2010, o mestre Peter Steele (Type O Negative) se despedia, deixando corações góticos partidos pra sempre.
Esse dia deveria ser feriado pra galera da New Wave of British Heavy Metal: Iron Maiden lançou seu primeiro álbum em 1980 e, no mesmo dia, o Judas Priest tirava da forja o clássico British Steel. O Van Halen também deu as caras com Diver Down (1982) e David Bowie Let’s Dance (1983). Só falta você escolher qual desses vai abrir sua playlist hoje.
Dia movimentado para shows na nossa terrinha! Em 2007, o Bad Religion tocava no Credicard Hall, em São Paulo, mesma casa que em 2011 abriu as portas para que os suecos do Roxxete pudessem desfilar seus clássicos. Ainda em São Paulo, em 2012 Sebastian Bach tocava no Carioca Clube e ficava muito irritado com fãs sem noção na parte de fora da casa. Em 2013 acontecia o Live n Louder, com o Twisted Sister de Headliner.
15/04 – Punk morreu, mas deixou testamento
Em 2001, perdíamos Joey Ramone, o maior vocalista de punk da história — e também o único capaz de fazer “Hey Ho, Let’s Go” virar filosofia de vida.
Enquanto isso, o metal não parava: Metal On Metal (Anvil, 1982), Feel The Fire (Overkill, 1985) e The Headless Children (W.A.S.P., 1989) botavam fogo no parquinho.
No Rock and Roll Hall of Fame (2012), o Guns N’ Roses apareceu… sem o Axl, claro. Myles Kennedy segurou o rojão nos vocais.
No Brasil, foi tour pra todo lado: Gamma Ray e Helloween em Curitiba (2008), Blaze Bayley em Natal (2010), o tradicional Abril Pro Rock em Olinda (2011) e Bruce Dickinson ensinando a galera a cantar com o pulmão cheio em São Paulo (2023).
16/04 – Dia histórico! As Pedras Rolaram
Lee Kerslake (Uriah Heep, Ozzy) nascia em 1947. Em 1999, Alexander Lee (Jefferson Airplane) nos deixava. Vida e morte no mesmo compasso.
Em 1964, os Rolling Stones lançavam o disco de estreia, o que prova que já faz tempo que eles estão com mais estrada que muita rodovia federal.
Avançando 20 anos, Saxon lançava Crusader e Venom despejava pancadaria com At War With Satan. Em 1991, o Temple of the Dog lançava seu único álbum — porque uma obra-prima basta.
Nos palcos brasileiros: Foreigner em SP (2006), Motörhead tremendo o Via Funchal (2011), Misfits fazendo São Paulo parecer Gotham City na Virada Cultural, e em BH, D.R.I., Violator, DFC e Severa ensinando como é que se faz mosh.
17/04 – AXL/DC
Em 1974 nascia Mikael Åkerfeldt (Opeth), o cara que mistura death metal com melancolia sueca melhor do que ninguém.
Integrantes dos Beatles lançam álbuns, mas em anos diferentes. Paul McCartney lança na Inglaterra o álbum “McCartney” em 1970, enquanto 8 anos depois Ringo Star lança nos EUA o álbum “Bad Boy”. A música pesada marca território pois em 1982 o Motorhead lança o álbum “Iron Fist”, e em 1989 o Annihilator estreia com “Alice In Hell”
Em 1980 acontecia na Alemanha o primeiro show do Black Sabbath com Ronnie James Dio nos vocais. Em 2016 o mundo do rock virava de cabeça para baixo com o anúncio de Axl Rose como vocalista temporário do AC/DC.
Em 1999 o KISS se apresentava em São Paulo. Foi a única tour da banda mascarada com os 4 membros originais a passar pelo Brasil. Em 2004 o Living Colour tocava em São Paulo, em 2008 Helloween e Gamma Ray tocavam no Rio de Janeiro. 2014 marcou a passagem do Guns n Roses por Fortaleza e em 2018 Glenn Hughes fazia a festa em Brasília.
18/04 – Alice Cooper choca a TV
O Ex baterista do Dream Theater, Mike Mangini veio ao mundo em 1963, o Iced Earth lançou o álbum “Burnt Offerings” em 1995, no ano 2000 o Black Label Society lança o álbum “Stronger Than Death”. 2008 foi a vez do Whitesnake lançar o álbum “Good To Be Bad”
Em 1975 vai ao ar o “Welcome To My Nightmare: The Making Of A Record Album”, primeiro especial televisivo feito por Alice Cooper, nesse mesmo ano John Lennon lança na Inglaterra um compacto com a canção “Stand By Me”.
Em 2002 Blaze Bailey continuava sua tour pelo país, passando agora por Recife. Helloween e Gamma Ray também seguiam sua tour em 2008, parando agora em Belo Horizonte. Em 2024 o Megadeth abalava as estruturas do Espaço Unimed, em São Paulo.
19/04 – A “Nova Era” do “Rebolation” agita o Brasil
O “Rei” Roberto Carlos vinha ao mundo em 1941, Bob Rock nasceu em 1954 e Tony Martin, ex Black Sabbath, nasceu em 1957. Em 2012 Mark Lavon o baterista e vocalista da The Band nos deixava.
Em 1971 o The Doors lança o álbum L.A. Woman e em1980 Brian Johnson assume a vaga deixada pelo recém-falecido Bon Scott no ACDC, enquanto em 2011 a comunidade headbanger brasileira simplesmente parava para ver a treta envolvendo o Angra e o grupo Parangolé. A suspeita era de um suposto plágio por parte do grupo de axé. Na época os músicos Kiko Loureiro e Felipe Andreoli trocaram via Twitter algumas palavras com o vocalista do Parangolé, Léo Santana, que respondeu de forma agressiva. E a gente só querendo saber se era possível mesmo plagiar metal com axé. Spoiler: era só o Brasil sendo Brasil.
Em 1999 o KISS fazia em Porto Alegre seu segundo e último show no país com a formação original. Em 2012 o Brujeria tocava em Belo Horizonte, em 2019 Exhumed e Beyond Creation faziam barulho em São Paulo e em 2024 Jeff Scott Soto (que já é quase brasileiro de tanto que vem tocar aqui) se apresentava em Porto Alegre.
20/04 – Entrando para a história! Uns por mérito, outros por vexame.
Em 1967 nascia o baterista Mike Portnoy.
Três dias depois de ser lançado na Inglaterra, Paul McCartney lança nos EUA o álbum “Mccartney” em 1970. Em 1973 Roger Daltrey, vocalista do The Who, lança seu primeiro álbum solo e em 1993 o Aerosmith lança “Get e Grip”, um dos maiores álbuns de Hard Rock da história da música.
Dois eventos grandes e com consequências completamente diferentes aconteciam no dia 20. Em 1992 acontecia o show em tributo ao Freddie Mercury, que havia falecido em novembro de 1991 devido a AIDS. O concerto contou com nomes como Elton John, George Michael, Guns n Roses, Extreme, entre outros, além dos músicos do Queen, um dos capítulos mais bonitos do rock mundial.
Na contramão se iniciava no Brasil o capítulo mais sombrio da história do rock nacional. Em 20/04/2012 acontecia o primeiro dia do Metal Open Air, festival realizado no Maranhão com a promessa de ser a versão brasileira do Wacken Open Air. Confusões já no anúncio do festival, com os organizadores do WOA original negando qualquer parceria com a edição brasileira que se agravaram no dia do evento. Condições precárias para quem acampava no local, chuva de cancelamentos de bandas nacionais e internacionais, palco desmontado no meio do dia e muitas outras coisas fizeram com que o festival. No final, um total de 30 das 47 bandas convidadas cancelaram suas apresentações, devido a problemas logísticos, estruturais e financeiros graves em relação ao festival. Uma pena.
Diferente do MOA Brasileiro, outros shows aconteceram sem problemas na data: Em 1999 Bruce Dickinson tocava no Rio, 2010 o Megadeth se apresentava em Recife, Em 2013 o Cradle of Filth criava uma noite sombria no Carioca Club e em 2023 o KISS se apresentava no Mineirão.
Que semana movimentada hein amigos? Qual o acontecimento que mais te impressionou?
Conta tudo pra gente nos comentários!
Valeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeu!