Nós do Headbangers Brasil temos o orgulho de termos apoiado um momento histórico para o Underground Nacional, quando, na cidade do Rio de Janeiro, alguns produtores resolveram unir forças e colocar 100 BANDAS para tocar, de GRAÇA e na Rua, como informamos aqui.

Segue abaixo, em fotos e em um relato, extremamente emocionante e também emocionado (no melhor dos sentidos), o relato do nosso querido colaborador Ian Dias sobre como foi esse momento.

O underground carioca vive! Muito se fala de como o Rio de Janeiro afasta a vivência do Rock em nossa cultura, mas poucos sabem a realidade que acontece nas ruas da cidade. E no último domingo, 14 de Julho, foi mais uma prova que o público carioca segue fiel à música pesada, pessoas leais que amam o gênero e saíram de suas casas com as tradicionais camisas pretas para fazer história.

Um dia após o Dia Mundial do Rock, os produtores do Underground Carioca se uniram em uma parceria histórica com os famosos bares da Rua Ceará,  conhecido como o coração do Rock no Rio de Janeiro, e prepararam um presente para esse público tão fiel. Sim, eram 100 Bandas divididas em 10 palcos. E apesar de ser uma proposta ousada e inicialmente muitos não terem acreditado, o evento foi um sucesso.

Ao se aproximar dos arredores da Rua Ceará já era possível encontrar diversas pessoas trajadas com camisas de bandas. Ao entrar na rua, o sentimento era de pertencimento. A união das tribos do underground não poderia ser diferente, encontravam-se Headbangers, Punks, Fãs de Rock Nacional e muito mais, todos unidos pelo amor a música. Viam-se crianças e famílias reunidas, grupos de amigos, idosos, casais e afins, todos celebrando a nossa boa música.

Em todo canto era possível observar em como o evento foi um sucesso. Bares lotados, alguns até eram impossíveis de entrar mas que não impediam do público se amontoar do lado de fora e curtir aquela vibe que cada banda entregava com muita paixão e alegria. Mesmo quem passava na rua sem saber o que estava acontecendo entrava na brincadeira e curtia o momento juntos. Como a rua não foi fechada, muitos carros e ônibus passavam por ali e eram bem recebidos pela multidão.

Existe apenas uma palavra para descrever o que foi esse evento: União. Um momento único e histórico para o Underground Nacional que só poderia dar certo com muita harmonia, força de vontade e amor pela música. Cada pessoa minimamente envolvida entrará na história da cena carioca e serão lembrados para sempre. O Rock no Rio de Janeiro vive e clama para que o grandioso evento das 100 Bandas torne-se parte da nossa cultura. E este que vos escreve, com muito orgulho pode afirmar que esteve e participou da primeira edição de muitas deste marco cultural da nação rockeira. Nos vemos no próximo ano!

FOTOS POR IAN DIAS – DIAS PHOTOGRAPH