Nós aqui no Brasil temos sorte de termos pessoas e empresas ainda dispostas a nos trazer coisas boas e novas para o Mercado Nacional e é assim que eu começo a falar sobre o relançamento do maravilhoso Shadows of the Dying Sun, do Insomnium, super banda Finlandesa que une tantas influência, passagens e momentos grandiosos que, falar que eles são alguma coisa, seria podar a criatividade da banda.
Com uma versão maravilhosa, relançanda no Mercado Nacional pela Cold Art Industry, o disco em sua versão física vem com um belíssimo porta copos, um cartão postal e um pôster lindo, fazendo com que a nossa versão seja simplesmente única e linda, agradeço aos brothers da Cold Art por acreditarem no Underground. E a música meus amigos, lógico que ela segue a mesma beleza do relançamento Nacional.
Mas vamos falar da banda e desse incrível disco, o Insomnium foi fundada em 1997 e tem como principal abordagem em suas letras, a escuridão, tristeza, perda, dor, natureza, misticismo e individualismo, levando a banda a ter uma sonoridade bem única, unindo o peso e ambientação do Doom Metal, com a técnica que, vem do Prog e em diversos momentos a velocidade e rispedez do Death Metal. Formada por Niilo Sevänen(vocais rasgados e baixo), Ville Friman(vocais limpos e guitarra), Markus Hirvonen(bateria), Markus Vanhala(baixo) e Jani Liimatainen(guitarras e vocais limpos), o disco nos mostra a perfeita junção de uma técnica apuradíssima, com momentos de um Death Metal lindo e a ambientação oriunda do Doom e do Prog, de forma latente, quase que selando uma marca registrada do som do Insomnium, mas fazer isso seria limitá-los e a banda nos oferece muito mais. Black Heart Rebellion, The Promethean Song, The River e Collapsing Words são músicas perfeitas para mergulhar na maravilha que é Shadows of the Dying Sun. Ouçam com calma, abram a sua mente para as “novas” bandas em seu redor, vocês não irão se arrepender.
NOTA: 4 / 5