Ivanhoe – Blood and Gold (2020)

Expandindo seus limites.

Blood And Gold” é o oitavo álbum do Ivanhoe, que após um longo hiato de cinco anos mostra os germânicos ligeiramente diferentes, com temas mais curtos e compactos. Aquela banda que nos seus primeiros trabalhos apresentava álbuns com 50 minutos e músicas com duração média de cerca de 7 a 8 minutos resolveu quebrar o padrão dos discos de prog metal em geral. “Blood and Gold” nem chega aos 40 minutos com a maioria das faixas com menos de 5 minutos de duração.

A faixa de abertura “Midnight Blue” começa com uma longa introdução e acaba se aproximando das características do power metal, mas sem exageros. “Broken Mirror” possui um rife de guitarra dissonante, lento, fazendo um contrapondo com o trabalho da bateria e do vocal. Depois os teclados assumem e a faixa cresce com peso e técnica.

Rapidamente, o peso é quebrado com a suave “Fe Infinita“. Arpejos de violão criam o clima perfeito para um belo dueto entre o cantor Alexander Koch e a vocalista convidada Yvonne Luithlen, que é conhecida na Alemanha por seus trabalhos no teatro musical.

A faixa-título é a que mais traz aquelas características do velho Ivanhoe, com seu refrão pegajoso e um excelente trabalho na harmonia. É uma das melhores faixas do álbum.

If I Never Sing Another Song” começa com uma introdução de bateria lenta, mas o trabalho sinfônico ganha corpo durante o refrão. Em seguida temos “Solace” que possui um interessante rife dobrado, que junto a bateria  cria um ritmo complexo.

Shadow Play” tem o início arrastado e promissor, até  entrar os solos de saxofone absolutamente do nada. Não encaixou legal, em minha opinião, é claro. E fechando o CD “Perfect Tragedy“, que é uma faixa com quantidades adequadas de teatralidade e melodia.

Como as composições estão mais apertadas e compactas, é possível que além do seu público cativo, o Ivanhoe consiga chamar atenção de fãs de outros gêneros. Se essa foi a intenção da banda eu não sei, mas que eles resolveram abrir novos caminhos para sua música é algo que ficou bem claro.

Nota: 3,5/5

Track list:

  1. Midnight Bite
  2. Broken Mirror
  3. Fe Infinita
  4. Blood And Gold
  5. Martyrium
  6. If I Never Sing Another Song
  7. Solace
  8. Shadow Play
  9. Perfect Tragedy

Banda:

Alex Koch – Vocais

Lars Vögtle – guitarra

Richie Seibel – Teclados

Giovanni Soulas – Baixo

Bernd Heining – Batera