Os finlandeses do Rotten Sound, uma das forças do grindcore mundial desde 1993, desembarcam na América do Sul em novembro deste ano para oito apresentações, entre elas, quatro no Brasil com a participação da banda nacional de grindcore Baixo Calão. A realização da parte nacional da turnê é da Xaninho Discos em parceria com a Caveira Velha.
A turnê irá passar por diversas cidades e em todas elas, o Baixo Calão será a principal banda de apoio ao Rotten Sound, mas, no Rio de Janeiro, o evento ainda contará com os shows do Baga e Ataque Periférico, que irão compor o evento de luxo no Garage Grindhouse, literalmente o melhor local para esse evento acontecer.
Com 17 anos de existência, o Baga é um nome importante no cenário carioca, mesclando o Death Metal ao Grindcore, a banda formada por Hell – Vocal, Anderson Gore – Vocal, Léo Crust – Guitarra, Celso Pascolato – Baixo e Bruno Borges – Bateria estará apresentando seu novo material “Irracionalidade Existencial“, lançado nesse ano.
O Ataque Periférico é um nome de peso do Hardcore/Crossover Carioca, que une diversas influências em sua música, formada em Bangú, na Zona Oeste Fluminense e na ativa desde 2001, a formação da banda conta com Valcimar Lucas – vocal, Felipo Blanco – bateria e Rafael “Jack Black’ Parra – guitarra, eles irão incendiar ainda mais a casa nesse sábado.
Formada em 1996, o Baixo Calão aposta no Grindcore mais vísceral em seu som, formada por Järdä e Pörkö – vocais, Danilo Leitão – guitarra, Márcio Oldmam – baixo e Willian Gomes – bateria, a banda, formada em Belém do Pará, estará em todos os shows da tour e o Rio de Janeiro terá a chance de vê-los em palco,.detonando sua crítica religiosa e política em palco.
Com oito álbuns de estúdio, inúmeros EPs, splits e presença constante em importantes festivais de metal e hardcore, os finlandeses construíram reputação não apenas pela brutalidade sonora, mas também pela precisão, destreza instrumental e crítica social nas letras.
A música do Rotten Sound é uma mistura de bateria marcante, guitarras ultra rápidas e vocais rasgados, permeado por letras que abordam racismo, consumismo, desigualdades, alienação e as tensões de uma sociedade contemporânea em crise.
Ao vivo, o Rotten Sound é mundialmente reconhecido por serem incrivelmente habilidosos em entregar uma performance agressiva e precisa. Para essa turnê sul-americana, o repertório terá músicas de álbuns clássicos, como Murderworks e Exit, além de material mais recente do álbum Apocalypse, de 2023.

15.11 • Rio de Janeiro BRA, Garage Grindhouse Ingresso: https://101tickets.com.br/events/details/Rotten-Sound—Baixo-Calao-e-Baga-no-Rio-de-Janeir
