“Os 30 anos do álbum Persistence of Time”

Persistence of Time” é o quinto álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Anthrax. Foi lançado em 21 de agosto de 1990 pela Megaforce Worldwide / Island Records e foi produzido por Mark Dodson (o mesmo que produziu o álbum anterior da banda, “State of Euphoria“). As gravações ocorreram no A&M Studios e Conway Studios, em Hollywood e também no Soundtrack Studios, NovaYork.

O Anthrax entrou no estúdio no outono de 1989 ao lado de Mark Dodson para começar a trabalhar em seu quinto álbum, mas o que eles não imaginavam é que enfrentariam muitos problemas para realizar esse trabalho. A começar com um grande incêndio na estrutura do estúdio que fez com que a banda perdesse mais de US$ 100.000,00 em equipamentos e seu local para ensaios em 24 de janeiro de 1990.

Musicalmente falando em “Persistence of Time” o Anthrax abandona aquele jeito descontraído e juvenil que marcou seus últimos trabalhos, se valendo de ideias mais contemplativas e maduras, mas mantendo-se dentro dos parâmetros do thrash metal. A recepção de “Persistence of Time” foi mista, com a mídia especializada criticando e elogiando essa postura mais sombria. Já a maior parte dos fãs aprovou as novas composições.

Este é o último álbum de estúdio completo com Joey Belladonna nos vocais antes de John Bush assumir a função. Belladonna ainda faria parte do EP “Attack of the Killer B’s” de 1991, antes de se separar da banda em 1992 e dessa forma encerrando a melhor e mais importante fase da carreira do Anthrax. Ele retornaria ao seu posto de frontman apenas em junho de 2011 para gravar o álbum “Worship Music”.

Três singles foram lançados para promover “Persistence of Time“: “Got the Time”, “In My World” e “Belly of the Beast“. Os dois primeiros receberam a produção de clipes que tiveram boa rotatividade nos programas especializados de música, na MTV Americana e na MTV brasileira também. “In My World” foi a música escolhida pela banda para marcar sua participação no famoso seriado de TV norte americano “Married … with Children” (no Brasil conhecido como ‘Um amor de família’) durante o episodio chamado “Jantando com Anthrax”.

Nas paradas mais significativas o álbum “Persistence of Time” obteve no UK Albums britânico a posição de número 13 e na americana Billboard 200 a posição número 24. As vendas do álbum superaram a marca das 500 mil cópias em todo o mundo. O trabalho foi indicado em 1991 ao Grammy na categoria ‘Melhor Performance de Metal’. A revista Loudwire classificou o álbum na posição número 25 em sua lista “Top 90 álbuns de Hard Rock + Metal dos anos 90“.

A tour de divulgação de “Persistence of Time” começou no dia 22 de agosto de 1990 em Wellington, Nova Zelândia e se estendeu até 19 de março de 1991 em Salt Lake City, nos EUA, superando a marca de 90 shows. Entre essas datas algumas foram durante o aclamado festival itinerante “Clash of Titãs” ao lado de Megadeth, Slayer e Alice in Chains.

A gravadora da banda ainda providenciou que anúncios de página cheia fossem publicados nas revistas especializadas e com ênfase em todo o catálogo do Anthrax disponível até então.

Persistence of Time” encerrou um ciclo da banda que esteve por anos entre as mais importantes do cenário, não só do estilo thrash, mas de todo universo da música pesada, com participações em festivais e eventos importantes ao redor do mundo. Mesmo com uma forte concorrência que os álbuns lançados em 1990 estabeleciam, com diversos títulos de altíssimo nível, “Persistence of Time” se destacou e obteve sucesso e está entre os melhores trabalhos da carreira do Anthrax.

Anthrax:

Joey Belladonna – lead vocals

Dan Spitz – lead guitar, backing vocals

Scott Ian – rhythm guitar, backing vocals

Frank Bello – bass, backing vocals

Charlie Benante – drums 

Lado A

1.”Time”  

2.”Blood

3.”Keep It in the Family”  

4.”In My World”       

5.”Gridlock”     

Lado B

1.”Intro to Reality” (Instrumental)      

2.”Belly of the Beast”        

3.”Got the Time” (Joe Jackson cover)        

4.”H8 Red

5.”One Man Stands

6.”Discharge

(Créditos das fotos: Paulo Márcio)