“Um álbum atemporal”
“Ace of Spades” é o quarto álbum de estúdio da banda inglesa de heavy metal Motörhead e foi lançado em 8 de novembro de 1980, pela Bronze Records. O trabalho foi gravado no Jackson’s Studios, em Rickmansworth, Inglaterra no período entre 4 de agosto e 15 de setembro de 1980. A produção foi de responsabilidade de Vic “Chairman” Maile.
O Motörhead gravou “Ace of Spades” com Vic Maile confiando na experiência do produtor e no intuito de lançar um álbum definitivo, que registrasse a verdadeira força motriz que a banda transmitia em seus shows ao vivo. Maile, que havia trabalhado com nomes como Jimi Hendrix, Led Zeppelin e o The Who, conhecia Lemmy desde os tempos em que ele era um membro do ‘Hawkwind‘.
“Ace of Spades” foi o maior sucesso comercial da banda até então, sendo certificado com o Disco de Ouro no Reino Unido (com mais de 100 mil cópias vendidas) em março de 1981 e chegando ao número quatro na parada UK Albums Chart. O único single lançado foi o da faixa-título em 27 de outubro do mesmo ano, que atingiu o número No. 15 na UK Singles Chart no início de novembro. “Ace of Spades” faz parte de dezenas de listas relevantes sobre os melhores álbuns de música pesada de todos os tempos.
Dois vídeos promo foram produzidos, sendo um para a faixa título e outro para a música “The Chase is Better Than the Catch”, que tiveram ótima veiculação em todos os programas especializados não só em 1980, mas se estendendo por toda a década de 80 – e até os dias de hoje.
Para promover “Ace of Spades” o Motörhead iniciou sua tour em Belfast na Irlanda do Norte em 2 de dezembro de 1980 e encerrou em Gotemburgo na Suécia em 28 de novembro de 81. No total foram 94 apresentações que envolveram os seguintes países: Inglaterra, Irlanda do Norte, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Suíça, Suécia, Canadá, Finlândia, Luxemburgo e um longo giro por diversas cidades nos Estados Unidos.
No Brasil “Ace of Spades” foi lançado a princípio pela Ariola Discos em 1983, sem encarte e mantendo o selo original da gravadora Bronze Records. Na metade da década o selo Woodstock relançou o catálogo do Motörhead, inclusive o álbum em questão. Ambos os clipes do disco, citados a pouco, foram exaustivamente apresentados nos programas como Realce da TV Gazeta-SP e Super Special da TV Bandeirantes-SP. Meu LP em particular foi comprado na loja da Galeria do Rock, Baratos Afins, em 9 de janeiro de 1987.
“Ace of Spades” não é apenas um clássico da banda de Lemmy, mas sim um dos álbuns mais importantes e relevantes de toda a história da música pesada. É um disco que influenciou incontáveis músicos ao longo dos anos e continua mais atual do que nunca. Poucos trabalhos podem ser classificados tão merecidamente com o titulo de atemporal como essa obra de Mr. Lemmy kilmister.
Tracklist:
Lado A
1.”Ace of Spades”
2.”Love Me Like a Reptile”
3.”Shoot You in the Back”
4.”Live to Win”
5.”Fast and Loose”
6.”(We Are) The Road Crew”
Lado B
1.”Fire, Fire”
2.”Jailbait”
3.”Dance”
4.”Bite the Bullet”
5.”The Chase Is Better Than the Catch”
6.”The Hammer”
Motörhead:
Lemmy – vocals, bass
“Fast” Eddie Clarke – lead guitar
Phil “Philthy Animal” Taylor – drums
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)