“Os 35 anos de Orgasmatron”
“Orgasmatron” é o sétimo álbum de estúdio da banda de heavy metal britânica Motörhead e foi lançado em 9 de agosto de 1986, pela gravadora GWR Records. O trabalho foi gravado no Studio Master Rock Studios, em Londres, Inglaterra e a produção foi de responsabilidade de Bill Laswell e Jason Corsaro.
É o primeiro álbum da banda a apresentar dois guitarristas na formação principal, Phil “Wizzö” Campbell e Michael “Würzel” Burston, e também o único disco de estúdio completo do Motörhead a apresentar Pete Gill (Saxon) na bateria, embora os três também tenham tocado nas novas faixas gravadas para o álbum de compilação “No Remorse“, gravado e lançado em 1984. Este também é o primeiro disco da banda apresentando uma formação de quatro integrantes, em vez de um trio. Depois de lançar “No Remorse” e deixar a Bronze Records em péssimas condições, o Motörhead continuou em turnê sem o benefício de um contrato com uma gravadora. Sobre aquele período Lemmy disse segundo a publicação “Overkill: The Untold Story of Motörhead”, de Joel McIver: ‘Inferno, eu gostaria de vender tantos álbuns quanto vendemos camisetas’.
“Orgasmatron” devido as limitações da nova gravadora só gerou um single, para a faixa “Deaf Forever“, que foi lançado em 5 de julho de 1986. O disco entrou em alguns charts, como o German Albums, na posição número 47; UK Album Charts no número 21 e a posição número 157 na disputada Billboard 200.
Para promover “Orgasmatron” o Motörhead iniciou sua tour bem antes do lançamento do álbum, com a primeira apresentação na Alemanha em 26 de março de 1986 e encerrou em 28 de abril de 1987 em Santa Clara, nos Estados Unidos. Foram mais de 110 shows, mais da metade em território americano e canadense, mas também visitaram países como Suíça, Holanda (Earthquake Festival 1986), Bélgica, França, Suécia, Inglaterra (Monsters of Rock 1986), Escócia, Espanha, Noruega, País de Gales, Áustria, Dinamarca e Itália (HM Festival 1986).
No Brasil “Orgasmatron” foi lançado pela Rock Brigade Records com distribuição da Woodstock Discos. Obviamente a divulgação foi feita em diversas edições da revista Rock Brigade, associando os lançamentos do selo da Brigade com os discos lançados pelo selo da loja Woodstock Discos. A edição nacional de “Orgasmatron” saiu com encarte interno duplo, com inúmeras fotos, letras e conteúdo de informações pertinentes. Meu LP em particular foi comprado na loja da Galeria do Rock, na saudosa loja Rock n’ Rolos, em 19 de novembro de 1987.
“Orgasmatron” não é apenas um clássico da banda de Lemmy, mas sim um dos álbuns mais importantes e relevantes de toda a história da música pesada. Faixas como “Built for Speed“, “Deaf Forever“, “Doctor Rock” e a faixa título estão entre as favoritas dos fãs dentro da obra de Mr. Lemmy kilmister. E por falar na canção “Orgasmatron“, impossível citar esse corte sem mencionar o cover sensacional e de muito sucesso que o Sepultura gravou no início dos anos 90.
Tracklist:
Lado A
1.”Deaf Forever”
2.”Nothing Up My Sleeve”
3.”Ain’t My Crime”
4.”Claw”
5.”Mean Machine”
Lado B
1.”Built for Speed”
2.”Ridin’ with the Driver”
3.”Doctor Rock”
4.”Orgasmatron”
Motörhead:
Lemmy – bass, vocals
Michael “Würzel” Burston – lead and rhythm guitars
Phil “Wizzö” Campbell – rhythm and lead guitars
Pete Gill – drums
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)