Os 45 anos do álbum “Rising”
“Rising” é o segundo álbum de estúdio da banda de hard rock britânica Rainbow e foi lançado em 17 de maio de 1976* pelo selo Oyster/Polydor. O álbum foi produzido por Martin Birch e as gravações ocorreram no Musicland Studios, na cidade de Munique na Alemanha durante o mês de fevereiro e 1976.
O álbum “Rising“, também conhecido como “Rainbow Rising” firmou como uma banda o então projeto solo iniciado pelo guitarrista Ritchie Blackmore em 1975 ao deixar o Deep Purple. Blackmore manteve apenas o cantor Ronnie James Dio do álbum anterior e recrutou o baterista Cozy Powell, o baixista Jimmy Bain e o tecladista Tony Carey para completar a nova line up.
Considerado um clássico absoluto, “Rising” traz toda inspiração de dois gênios, Ritchie Blackmore e Ronnie James Dio. Em sua edição número 4 (de outubro de 1981), a revista inglesa “Kerrang!” cita o LP “Rising” como o melhor álbum de heavy metal de todos os tempos. Já a Rolling Stone aponta o trabalho como o 48º lugar nos “100 melhores álbuns de metal de todos os tempos“.
Quando lançado “Rising” obteve posições de destaque em paradas como: UK Albums Chart na posição número 11; RPM100 Albums (Canadá) na posição número 17; Swedish Albums Chart na posição número 23; German Albums Chart na posição número 38 e na concorrida Billboard 200 na posição número 48. “Rising” foi certificado com o disco de ouro no Reino Unido ao superar a marca dos 100 mil discos vendidos.
A tour para promover “Rising” teve duas etapas sendo a primeira iniciada em 11 de junho de 1976 em Columbus, Ohio nos Estados Unidos e se estendeu por vários outros estados americanos, Depois passou por Canadá, Suécia, Inglaterra, Escócia, Alemanha, Dinamarca, Holanda, Bélgica, Suíça, Austrália e Japão, já no final do ano de 1976. Em meados de 1977 a tour é retomada e inclui Áustria, Noruega e Suécia, além do retorno em alguns países já visitados. O giro termina em 22 de novembro de 1977 no País de Gales.
“Rising” foi lançado em diversos países do mundo e o Brasil foi incluído felizmente. Em uma edição de capa simples (algumas edições importadas possuem capa dupla) e sem encarte, o LP se esgotou rapidamente e só voltou ao catálogo no ano de 1985. Minha cópia em LP é original da prensagem nacional de 1976 e fazia parte da coleção de discos dos meus irmãos mais velhos.
Esse trabalho do Rainbow só pode ser classificado como uma obra-prima. “Tarot Woman“, “Starstruck“, “Do You Close Your Eyes“, e principalmente a faixa “Stargazer“, representam o de melhor que a dupla Blackmore/Dio criaram juntos. Esse é um trabalho que merece ser apreciado com prazer.
*N.R.: Existe uma controvérsia sobre a data de lançamento com publicações afirmando que foi dia 15 de maio de 1976 e outras no dia 17 do mesmo mês.
Tracklist:
Lado A
1.”Tarot Woman”
2.”Run with the Wolf”
3.”Starstruck”
4.”Do You Close Your Eyes”
Lado B
1.”Stargazer”
2.”A Light in the Black”
Rainbow:
Ronnie James Dio – vocals
Ritchie Blackmore – guitar
Tony Carey – keyboards
Jimmy Bain – bass
Cozy Powell – drums
Guests:
Munich Philharmonic Orchestra – strings, horn
Fritz Sonnleitner – concert master
Rainer Pietsch – conductor
(Fotos: Paulo Márcio)