“Polêmicas e mais polêmicas”
“Virgin Killer” é o quarto álbum de estúdio da banda de heavy/hard rock alemã Scorpions e foi lançado em 9 de outubro de 1976 pela gravadora RCA Records. Com a produção de Dieter Dierks, as gravações se realizaram no Dierks Studios, em Stommeln, na antiga Alemanha Ocidental.
O título é uma referência ao tempo, como se ele fosse um assassino da inocência e foi o primeiro álbum da banda a atrair atenção fora da Europa e principalmente no Japão – apesar de ser totalmente ignorado pelo mercado americano. A capa original apresentava uma garota pré-adolescente nua, o que gerou polêmica no Reino Unido, nos Estados Unidos e em vários outros lugares. Como resultado, o álbum foi lançado com uma capa diferente em alguns países. A arte da capa original do álbum retratava uma menina nua de dez anos, com um efeito de vidro quebrado obscurecendo sua genitália. A capa foi idealizada por Steffan Böhle, que era então o gerente de produção artística da filial da RCA Records na Alemanha Ocidental. A fotografia foi tirada por Michael von Gimbut.
A capa foi tão polêmica que mesmo anos depois do primeiro impacto, e consequentemente dos questionamentos, que o assunto envolveu, em 2008 sobrou até para a Wikipedia (que exibia a capa original em sua página sobre o disco), quando a British Internet Watch Foundation colocou certas páginas da Wikipedia em sua lista negra da internet – uma vez que considerou a imagem ‘potencialmente ilegal’ de acordo com a Lei de Proteção à Criança de 1978. A decisão foi revertida, mas só por curiosidade, vamos citar alguns outros títulos do universo da pesada que integravam a ‘lista negra’ por motivos diversos: Alice Cooper, “Love It to Death” de 1971; The Black Crowes, “Amorica” de 1994; Bon Jovi, “Slippery When Wet” de 1986; Cradle of Filth, “Thornography” de 2006; Guns’n Roses, “Appetite for Destruction” de 1987; Van Halen, “Balance” de 1995; Metallica, “Kill ‘Em All” de 1983 e Mayhem, “The Dawn of the Black Hearts” de 1993, entre muitos outros.
“Virgin Killer” gerou dois singles, sendo primeiro lançado, simultaneamente com o LP, com a faixa título e tendo o corte “Hell Cat” no lado B e “Pictured Life” (“Catch Your Train” no lado B) no início de 1977. Ambos os singles, em 7 polegadas, foram edições exclusivas para o mercado japonês. E falando na Terra do Sol Nascente, foi lá também que o álbum “Virgin Killer” conquistou uma posição de destaque em uma parada, obtendo a posição número 32 na Japanese Album Chart.
A tour promocional de “Virgin Killer” contou com mais de 70 apresentações, sendo a grande maioria em território alemão e britânico e passando também por França, Holanda, Bélgica e Escócia. O pontapé inicial aconteceu no dia 2 de outubro de 1976 na cidade de Dortmund e o giro se encerrou na cidade de Londres, em 5 de maio de 1977.
No Brasil “Virgin Killer” obviamente não foi lançado com a capa polêmica pela gravadora RCA, tendo em seu lugar uma alternativa, que tinha já sido utilizada em uma coletânea lançada na Alemanha nos anos 70. O álbum saiu sem encarte interno com selo clássico da própria RCA, mas só no ano de 1983. Minha cópia foi comprada, seminova, em 5 de setembro de 1989 na loja Rick and Roll, aqui mesmo em São Caetano do Sul-SP.
“Virgin Killer” mostra um Scorpions caminhando rumo a passagens mais pesadas em suas composições, dando continuidade ao processo iniciado no disco “In Trance” de 1975. É nítido que o talento de Ulrich Roth se sobressai, e não só somente nas faixas em que ele assume os vocais (“Hell-Cat” e “Polar Nights“), mas também em “Pictured Life“, “Backstage Queen” e a faixa título.
Scorpions:
Klaus Meine – vocals
Ulrich Roth – lead guitars, vocals on “Hell-Cat” and “Polar Nights”
Rudolf Schenker – rhythm guitars
Francis Buchholz – bass
Rudy Lenners – drums, percussion
Additional musicians:
Achim Kirschning – synthesizer, keyboards
Tracklist:
Lado A
1.”Pictured Life”
2.”Catch Your Train”
3.”In Your Park”
4.”Backstage Queen”
5.”Virgin Killer”
Lado B
1.”Hell-Cat”
2.”Crying Days”
3.”Polar Nights”
4.”Yellow Raven”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)
https://www.youtube.com/watch?v=Ef_PictFMOM