“O ápice do SLAYER”
“Seasons in the Abyss” é o quinto álbum de estúdio da banda americana de thrash metal Slayer e foi lançado em 9 de outubro de 1990, pela gravadora Def American Records. As sessões de gravação começaram em março de 1990 no Hit City West e Hollywood Sound, e terminaram em junho de 90 no The Record Plant em Los Angeles, Califórnia. A direção geral da produção ficou a cargo de Rick Rubin, que também havia produzido os dois álbuns anteriores da banda, “South of Heaven” (1988) e “Reign in Blood” (1986).
Foi o último álbum do Slayer a apresentar a formação original completa com o baterista Dave Lombardo até seu retorno na banda em 2006 com o disco “Christ Illusion”. A faixa título “Seasons in the Abyss” representa o primeiro videoclipe do Slayer com uma produção realmente digna de destaque e foi filmado no planalto de Gizé, Egito. A faixa-título e “War Ensemble” – o outro clipe do disco – deram ao Slayer pela primeira vez visibilidade na programação da MTV americana, principalmente no programa especializado da emissora o Headbangers Ball.
“Seasons in the Abyss” teve uma recepção muito positiva e de cara alcançou o número 40 na principal parada de álbuns do continente norte americano, a Billboard 200. Já na UK Albums do Reino Unido, o trabalho obteve ainda mais sucesso com a posição número 18. O álbum foi certificado com o disco de ouro nos Estados Unidos com mais de 500 mil discos vendidos e também no Canadá onde as vendas superaram os 50 mil álbuns. “Seasons in the Abyss” foi classificado em 31º lugar na lista os ‘100 melhores álbuns de metal de todos os tempos’ da revista Rolling Stone.
Para promover “Seasons in the Abyss” o Slayer chamou a primeira parte de seu giro de ‘A Week in the Abyss’ com o primeiro show em Poughkeepsie, Nova York em 7 de setembro de 1990 e na sequencia realizou mais 7 shows, encerrando essa etapa uma semana depois, dia 14, também em Nova York, só que no L’Amour, Brooklyn. Depois a banda rumou para a Europa com Megadeth, Testament e Suicidal Tendencies para a etapa no velho mundo do festival ‘Clash Of The Titans 1990’. Em 22 de setembro a banda se apresenta em Limburghal, Genk, Bélgica e o festival segue por Suíça, Itália, Espanha, Holanda, França, Alemanha, Suécia, Dinamarca e Inglaterra em um total de 17 datas.
A terceira etapa da tour troca de nome para ‘Touring The Abyss’ e começa em Tóquio, Japão, em 4 de dezembro de 1990 e se estende por mais 45 datas, que além do Japão abrangeu Canadá e EUA, se encerrando em Fresno em 11 de março de 1991. Pensa que acabou? Que nada. Em 16 de maio o Slayer se alinhou ao Megadeth e ao Anthrax (a banda de abertura foi o Alice in Chains) na versão caseira da tour itinerante Clash Of The Titans, dessa vez com 1991 no nome. Nesse projeto conjunto com outros dois gigantes do thrash metal mundial, o Slayer realizou mais 49 shows, sendo o primeiro em Dallas no já citado dia 16 de maio e o encerramento em Miami em 14 de julho de 1991.
“Seasons in the Abyss” marcou o ponto alto da carreira do Slayer, coroando os ótimos trabalhos que a banda lançou ao longo dos anos 80. Trata-se de um dos discos mais importantes, não só do estilo thrash metal, mas de todo universo da música pesada. Mesmo com uma forte concorrência que os álbuns lançados em 1990 estabeleciam, com diversos títulos de altíssimo nível, “Seasons in the Abyss” se destacou e obteve sucesso e está entre os melhores trabalhos da carreira do Slayer.
Slayer:
Tom Araya – vocals, bass
Kerry King – guitars
Jeff Hanneman – guitars
Dave Lombardo – drums
Lado A
1.”War Ensemble”
2.”Blood Red”
3.”Spirit in Black”
4.”Expendable Youth”
5.”Dead Skin Mask”
Lado B
1.”Hallowed Point”
2.”Skeletons of Society”
3.”Temptation”
4.”Born of Fire”
5.”Seasons in the Abyss”
(Créditos das fotos: Paulo Márcio)