Após Daniel Ek, CEO do Spotify dar uma declaração onde diz que “as informações de que músicos não estão satisfeitos com os valores pagos para terem suas músicas reproduzidas na plataforma são inverdades, e que muitos vivem somente desta forma de lançamento, e sua propaganda é de livre vontade, não sendo incentivados pela empresa a fazer esse tipo de coisa”.
Porém, o ponto que mais foi a fundo na questão e parece mesmo ter irritado a comunidade musical foi quando ele disse: “Alguns artistas ganhavam melhor no passado e podem não se sair tão bem agora, onde não dá para gravar música a cada 3 ou 4 anos e achar que isso será o suficiente. Os artistas que estão conseguindo hoje sabem que é preciso criar um engajamento contínuo com os fãs. É sobre lançar um disco, ter uma história a respeito dele e continuar a dialogar com os fãs. Aqueles que não estão indo bem no streaming são, em maioria, pessoas que querem lançar música do jeito que era antes“.
Muitos músicos deram a sua resposta, mas uma bastante ácida foi a do baterista Mike Portnoy onde ele diz: “Que putinha gananciosa…já é ruim o suficiente que ele valha BILHÕES baseado em roubar e dar as músicas de outros músicos…mas agora ele sugere que a gente precisa fazer MAIS música para ELE ganhar mais dinheiro!!! F***-se o Spotify e F***-se o Daniel Ek! Eu tenho 8 discos completos lançados em 2020 & vou ganhar AMENDOINS nele (se ganhar qualquer coisa…) Então a teoria dele de artistas precisarem fazer MAIS música para serem bem-sucedidos é uma merda! F***-se o Daniel Ek & f***-se o Spotify! Apoie OS ARTISTAS DIRETAMENTE se você quer que eles continuem fazendo música…”
Outros músicos da cena também deram suas declarações sobre o cometário de Ek:
“Enquanto você (o ouvinte) se beneficia & aproveita o Spotify, é parte do que está matando uma enorme fonte de renda para artistas/criadores. A quantidade de artistas ‘ricos o suficiente’ para segurar essa perda é cerca de 0,0001%. A solução do Daniel Ek é que a gente escreva & grave mais coisas?! Foda-se ele!” – Dee Snider
“Você é um pedacinho de merda obnóxio e ganancioso, Daniel Ek” – David Crosby
“Quando esse cara lançar um álbum eu vou ouvir o que ele tem a dizer a mim sobre os meus álbuns” – Sebastian Bach
Além de músicos de outros seguimento, como os brasileiros Thiago Petit e Teago Oliveira, do Maglore:
“CEO do Spotify diz “artistas precisam entender que não dá para gravar músicas só a cada 3 anos e achar isso suficiente. Precisa ter fluxo constante de conteúdo para engajamento dos fãs”… Assine Spotify: jingles publicitários sem intervalo de propaganda”
“Claro, o certo é ficar lançando música sabor plástico pra subir conteudo e engajar os fãs. Entendo o lado dele e de quem quer viver na corrida em busca de seguidores,.mas.pra mim a vida é mais do que morrer dizendo que teve milhoes de plays. E olhe que eu tenho...” – Disseram respectivamente.
O Spotify atualmente paga a quantia de $0,00348, o equivalente a menos de um centavo de dólar por cada play em uma faixa de artistas.
You are an obnoxious greedy little shit Daniel Ek https://t.co/8tZx55LeDe
— David Crosby (@thedavidcrosby) July 31, 2020
While you (the listener) benefit & enjoy spotify, it's part of what's killing a major income stream for artist/creators. The amount of artists "rich enough" to withstand this loss are about .0001%. Daniel Ek's solution is for us to write & record more on our dime?! Fuck him! https://t.co/IpPy7QCQWB
— Dee Snider (@deesnider) August 1, 2020
Claro, o certo é ficar lançando música sabor plástico pra subir conteudo e engajar os fãs.
Entendo o lado dele e de quem quer viver na corrida em busca de seguidores,.mas.pra mim a vida é mais do que morrer dizendo que teve milhoes de plays.
E olhe que eu tenho… https://t.co/eiVFUfNblH
— Teago Oliveira (@teagoliveira) August 3, 2020
CEO do Spotify diz “artistas precisam entender que não dá para gravar músicas só a cada 3 anos e achar isso suficiente. Precisa ter fluxo constante de conteúdo para engajamento dos fãs”… Assine Spotify: jingles publicitários sem intervalo de propaganda https://t.co/SU1NonnYHl
— thiago pethit (@thiagopethit) August 2, 2020