“Um exemplo de power ballad”
Dia do trigésimo terceiro capítulo do nosso especial Clipe Clássico HB e como hoje em especial vamos comemorar a tradicional data do ‘dia dos namorados’, nada mais adequado que uma super balada, daquelas moldadas para marcar época no romance dos casais e trazer sempre ótimas lembranças.
E a nossa escolha não foi uma das óbvias canções que rolam nas rádios rock em suas programações. Preferimos algo mais representativo entre as chamadas ‘power ballad’, músicas que possuem emoção e principalmente musicalidade, sem abrir mão de um refrão pegajoso, rifes fortes e um baita solo. E nossa escolha foi simplesmente o maior hit da carreira do grande Krokus, a canção “Screaming in the Night” do álbum “Headhunter”.
“Screaming in the Night” é um dos três singles pertencentes ao álbum “Headhunter“, que é o sétimo trabalho de estúdio da banda de heavy metal suíça Krokus. O LP foi lançado em 25 de abril de 1983 pelo selo Arista. Os demais cortes do álbum foram as faixas “Eat the Rich” e “Stayed Awake All Night“.
Por ser uma faixa forte “Screaming in the Night” foi o primeiro entre os singles colocados no mercado e se tornou logo de cara o maior sucesso da banda. Lançado quase que simultaneamente com o álbum “Headhunter”, podia ser encontrado nos formatos vinil 7’’ (sete polegadas), sendo do lado A a versão ‘radio edit’ de quatro minutos e doze segundos e tendo como lado B a faixa “Russian Winter“. Já a versão em vinil 12’’ (doze polegadas, também conhecido como EP), continha a versão da canção em ‘long version’, com seis minutos e quarenta e quatro segundos no lado A e aquela mesma versão ‘radio edit’ já citada no lado B.
O sucesso do hit refletiu em paradas como UK Singles na posição número 79 e na americana Hot Mainstream Rock Tracks na posição número 33. Já o álbum “Headhunter” também obteve posições de destaque em charts como o Swedish Albums Chart na posição número 22; New Zealand Albums Chart na posição 35; RPM100 Albums na posição 31; número 74 na UK Albums Chart e um ótimo vigésimo quinto lugar na disputada Billboard 200.
Vídeo:
O videoclipe da música “Screaming in the Night” contou com muitos figurantes e em seu roteiro incluiu cenas marcadas, efeitos especiais, cenografia futurista nos moldes de filmes como Mad Max, e até bailarinas. A banda participa contracenando com os figurantes e os atores convidados para os papeis principais, mas quem ‘atua’ mesmo é o cantor Marc Storace. A trama tem todo o jeitão típico em clipes oitentistas, onde o que importava mesmo era vender o peixe da faixa em questão. Mesmo misturando uma realidade alternativa meio doida com cenas em uma lanchonete na parte final é um trabalho legal. Inclusive o trecho em que Storace anda por cima do balcão da lanchonete e as pessoas tentam salvar seus pedidos antes do rapaz pisar na comida lembra uma famosa cena do filme Hair.
O clipe foi exibido na MTV e em vários outros programas especializados da época. O sucesso da balada gerou uma continuação no ano de 1986, quando uma versão ao vivo foi também lançada em vídeo e single para promover o álbum ao vivo do Krokus intitulado “Alive and Screamin’”.
Por aqui:
No Brasil o clipe de “Screaming in the Night” só foi exibido uma única vez no programa Super Special da TV Bandeirantes-SP, apesar do LP “Headhunter” ter sido lançado em edição nacional.
Mas os vídeos, tanto a versão original de 1983 como a versão ao vivo de 1986 puderam ser conferidas em locais como Carbono 14, o Rainbow Bar e o Fofinho Bar. Vale também lembrar que a radio rock de Santo André-SP, a 97FM incluiu a faixa em sua versão original em sua programação algumas vezes durante o ano de 1985.
Dados:
Lançamento: 25 de abril de 1983.
Krokus:
Marc Storace – vocals
Fernando von Arb – lead guitar
Mark Kohler – rhythm guitar
Chris von Rohr – bass
Steve Pace – drums