Após 18 anos separados e uma emocionante reunião nos palcos no ano passado, a dupla formada por Tarja Turunen e Marko Hietala, ex-membros da banda finlandesa Nightwish, surpreendeu os fãs de todo mundo com o anúncio de uma turnê conjunta.

Com 7 datas marcadas em território brasileiro, a dupla passou por maus bocados durante a turnê. Após um show bem-sucedido em São Paulo, os vocalistas passaram por problemas de saúde e precisaram remarcar as datas de Curitiba e Belo Horizonte para o próximo ano. Para o alívio dos fãs que aguardavam o restante da turnê, os cantores retornaram aos palcos e preparavam um show magnífico para a Cidade Maravilhosa. E ao se aproximar do Sacadura 154, era notável a presença dos fãs para um show que prometia algo histórico.

O show de abertura contou com os cariocas da Lumnia, que começou pontualmente sua apresentação às 20 horas. Infelizmente, a casa ainda não estava tão cheia devido à um atraso da abertura dos portões e acabou comprometendo o número de pessoas que assistiu a banda.

Apesar de alguns problemas com o som no ínicio do show, a Lumnia entregou uma belíssima performance que encantou o público presente. Com os vocais poderosos da vocalista Odete Salgado, que variavam entre o canto lírico e o gultural, a banda carioca mostrou estar à vontade no palco e apresentou um som pesado, com muito feeling e técnica. Entre as músicas do grupo, podemos destacar “Queen of Night“, single do primeiro álbum da banda “Humanity Despair” lançado no ano passado.

Com um clima intimista e uma iluminação aconchegante, Marko Hietala sobe ao palco com seu grande parceiro e guitarrista Tuomas Wäinölä. Abrindo o show com uma conversa descontraída com o público, o ex-baixista do Nightwish embarcou numa apresentação acústica trazendo uma nova roupagem para diversos clássicos do rock. Além disso, Hietala empolgou o público com a excelente “Stones”, single de seu álbum solo “Pyre of the Black Heart”, e foi responsável por um dos momentos mais marcantes da noite ao cantar “The Islander”, sucesso do Nightwish que abalou as estruturas do Sacadura 154 com um lindo e uníssono canto dos fãs presentes.

Com a casa cheia, pontualmente às 22 horas os primeiros acordes para “Demons in You” soam na casa e a vocalista Tarja Turunen entra com muita empolgação e foi muito bem recebida pelo público carioca. Ao final da música, a vocalista arranha um português ao agradecer o público e segue sua apresentação com os grandes sucessos de sua carreira solo.

Ao final da quarta música, Tarja convida Marko para subir ao palco e juntos cantam “Dead to the World”, sucesso do álbum “Century Child” do Nightwish. Com muita alegria e demonstrando estarem à vontade juntos no palco, a dupla apresentou as músicas “Dark Star” e “Dead Promises”, canções da carreira solo de Tarja, e a novíssima “Left on Mars”, lançada no dia anterior ao show e que causou uma ótima impressão aos presentes.

Por fim, a dupla retorna ao passado com “Planet Hell” e “Wish i Had an Angel”, dois grandes sucessos que marcaram a formação clássica do Nightwish. As músicas foram muito bem recebidas e causaram uma grande euforia por parte dos fãs, que cantavam de forma estrondosa e apaixonada impressionando os cantores no palco. Marko se despede do público e deixa o palco para Tarja finalizar a apresentação com três de seus maiores sucessos. Ao final de “Until My Last Breath”, a vocalista chama Hietala novamente e os dois fecham a apresentação com “Over the Hills and Far Away”, um cover de Gary Moore gravado pelo Nightwish em 2001.

Ao fim do show, o público estava emocionado em ver essa dupla tão marcante de volta aos palcos. Houve alguns pedidos por parte de fãs para “The Phantom of the Opera” mas infelizmente não aconteceu. É notável a amizade e companheirismo de Marko e Tarja, a dupla se apoio à todo momento durante toda apresentação e mostrou que qualquer mágoa que existia ficou para trás. Torçamos para que essa parceria seja duradoura e entregue novos sucessos, pois sabemos que eles são capazes de tal.

TEXTO E FOTOS POR IAN DIAS