Bem, vamos falar de um evento no qual, para explicar a importância do mesmo, irei parafrasear um amigo que saiu da Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro para Niterói(vulgo “minha terrinha”): “Vocés, Fluminense(denominação de quem é nascido ou mora em Niterói e Região) não tem noção da importância do que aconteceu aqui.“
Porquê ele disse isso, vocês devem se perguntar né. Então, eu irei falar pra vocês, por que, estamos falando de duas das mais importantes bandas do cenário do Rock Progressivo Inglês, as duas completando seus 50 anos de carreira e as duas com vocalistas femininas, que sempre foram sinônimo de qualidade de “frontwoman”: Sonja Kristina e Annie Haslan, respectivamente, vocalistas do Curved Air e Renaissance, que se apresentaram no sábado passado, dia 04 de Junho de 2022 em um evento que a Prefeitura de Niterói se uniu à produção do Itacoatiara Pro(evento de BodyBoard) e presenteou a cidade com a apresentação dessas bandas, completamente gratuito em um palco, muito bonito diga-se de passagem, montando na Orla da Praia de São Francisco, bairro da Cidade de Niterói.
Depois dessa explicação e de colocar vocês à par do que eu tive a honra de participar no sábado passado, vamos falar sobre o evento em si, que estava extremamente bem organizado, com bares espalhados em pontos estratégicos, uma entrada e saída bem colocada, a estrutura muito bem montada e muito bonita(conforme já comentado acima), mas, infelizmente um problema que afeta a todos os eventos ocorreu, o atraso e isso aconteceu no sábado, ao chegar no local destinado a apresentação, ainda vi os membros do Curved Air finalizando uma passagem de som, o que atrasou a subida do Brothers Of Brazil em palco e que atrasou um pouco o evento inteiro em si, mas nada que tire em si a beleza do que estaria por vir.
Bem, passado esse atraso que aconteceu, a banda de abertura, Brothers Of Brazil, eu tinha achado estranha a escalação de João Suplicy e o lendário Supla para abrir um dia extremamente Progressivo, mas ao ver o show da dupla, meio que eu entendi e posso falar, foi um super acerto ter os dois em palco. já que, a dupla tem algumas ótimas canções, que flertam com um pouco de Samba, flertam com o Classic Rock, bem na linha dos Beatles, tem umas outras com passagens até mais Punks, foi super legal, um show que nos fez rir, se divertir, ouvir uma histórias inusitadas de Supla, que vale citar, é um puta frontman, mesmo sentado em seu pequeno “kit de bateria” e tocando ela com maestria, Supla é um ser humano super cativante e que rouba a cena, não que seu irmão João Suplicy não saiba brilhar e brilha, com brincadeiras e embarcando nas piadas do irmão. Lógico que Japa Girl e Garota de Berlim foram tocadas, entre outras da dupla e uma “novidade”, que seria uma música ao atual Presidente, bem “bonita”. Valeu a pena, bela abertura.
Então né, passada essa abertura, estava na hora da “Proggeria” começar e assim o Curved Air entrou em palco, com um trio, já que a banda está em uma tour Acústica e a banda se apresentou com Sonja Kristina no vocal, o violonista Darryl Way e um violinista polonês apresentaram um set lotado de clássicos da banda, como It Happened Today que já abriu o show mostrando que Sonja está com tudo, cantando horrores e esbanjando simpatia em palco. O set continua com diversas músicas como Marie Antoinette, The Purple Speed Queen e outras, que todas foram recebidas muito bem pelo ótimo público na Praia, naquele dia. Um momento ímpar foi o solo do Violinista Polonês que acompanha a banda nessa tour Acústica, foi lindo demais!! Fechando o set, os clássicos Vivaldi e Back Street Luv encerram um belíssimo momento que está eternizado na nossa alma, pois ter essa chance é única.
Depois desse momento, o grande nome da noite viria ao palco e estamos falando do Renaissance, capitaneado por Annie Haslan nos vocais, Mark Lambert no violão, os tecladistas Rave Tesar e Tom Brislin, David J Keyes no baixo e Frank Pagano na bateria, a banda preparou um set list lotado de clássicos e eu posso falar sinceramente que o show foi um desfile de qualidade musical e de como Annie Haslan ainda canta tão bem, é incrível ouví-la cantando, como ela canta e que banda meus queridos, que banda. Carpet Of The Sun abrindo o set, sério?! E sim, foi assim mesmo… Depois dela, Midas Man, Ocean Gipsy e Opening Out vieram com tudo. Day Dreamer e Island foram ovacionadas e o público cantava praticamente todas as músicas, mas nada foi mais belo do que ouvir Let It Grow, momento esse que, esse que vos escreve não aguentou e deixou as lágrimas rolarem, foi lindo ouvir uma música que guiou uma boa parte da minha infância, movida a “Antena 1 Light FM” ouviu tanto e aquele momento foi lindo!! Logo depois dela, a mais recente Symphony Of Light(que teve uma versão para a OST de 007 – Sem Tempo Para Morrer) foi executada nas duas versões e foi lindo demais. A Song For All Seasons vem com tudo encerrando o primeiro ato do show, no que eu quero falar pra vocês, a banda está tocando horrores, todas as músicas tiveram uma execução primorosa, simples assim. E qual foi o segundo ato do show? Ashes Are Burning, música que fez a praia inteira ir à êxtase de novo e assim ouvirmos pela última vez a angelical voz de Annie Haslan e fecharmos essa noite de incrível na Praia de São Francisco.
Eu vou fechar relembrando como comecei, mais uma vez parafraseando meu amigo, lembra do que ele disse?? Não, então, ele falou assim: “Vocés, Fluminense(denominação de quem é nascido ou mora em Niterói e Região) não tem noção da importância do que aconteceu aqui.” E eu acho que isso é de extrema importância de ser dito, já que, desde um certo 2019 e uma eleição de um certo Presidente aí, não temos mais um evento Cultural dessa Magnitude pelo Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura de Niterói se unir ao Itacoatiara Pro e oferecer um evento cultural, com tantos artistas renomados e ainda ter a coragem de colocar esses nomes gigantes do Rock Progressivo de graça, para toda a população ver, imagino que muitos que não conheciam e passaram ali, viram, ficaram curiosos e tiveram a chance de ver uma banda no qual, possivelmente, jamais teriam a chance de pagar um ingresso e vê-los ao vivo. Me lembro de um ambulante estar ali e parar ao meu lado, me cutucar e comentar: “tive que parar pra ver, que banda ao vivo, nunca tinha ouvido falar, mas estou amando o show.” Tenho certeza que esse, pelo menos, chegou em casa, ou mesmo pegou o seu celular, foi ao YouTube e procurou pela banda e pronto, mais um fã e isso é de uma importância inacreditável e por isso, parabéns Prefeitura de Niterói e Itacoatiara Pro pelo belíssimo evento e por essa noite memorabilíssima.