Dorsal Atlântica #2 – A Formação Clássica

“OS PRIMEIROS PASSOS RUMO À PROFISSIONALIZAÇÃO”

Os álbuns lançados nesse período foram gravados pela formação clássicos da banda: Carlos “Vândalo” Lopes (guitarra/vocal), Toninho Hardcore (bateria) e Claudio “Cro-Magnon” Lopes (baixo).

Antes do Fim, primeiro álbum completo e oficial da Dorsal Atlântica é lançado em 1986. Agora, legitimamente uma banda de Metal, a “Dorsal buscava se equilibrar entre o lirismo, os cabelos cumpridos e a pegada hardcore. Mistura que hoje, como sabemos é muito mimetizada por bandas do mundo inteiro. Inspirados nos conflitos de interesses, nas relações de poder e nas experiências pessoais, a Dorsal se utilizou de fúria, peso e velocidade para atingir a muitos alvos. E, com uma postura que pode ser chamada ao mesmo tempo de “delinquente” e “inteligente”, deixou muitos feridos.

 

 

Gravado em 1987, mas lançado apenas no ano seguinte Dividir & Conquistar, aponta para uma direção mais conceitual, com músicas mais longas e mais trampadas. Todavia, ainda com todo aquele “cheiro de espírito juvenil“. Agora, com uma gravadora carioca – tal como a banda – as coisas estavam mais “em casa” e, justamente por isso, com mais liberdade. Isto significou que a banda poderia experimentar mais no estúdio. Então, apesar da pouca experiência, os garotos fizeram um álbum clássico, com músicas que podem funcionar bem tanto para bater cabeça quanto para botar a cabeça pra pensar!

Searching For The Light, também foi gravado por esta lineup (conhecida como a clássica), mas pertence a outro contexto, por isto, dele falaremos na parte#3.