Nosso querido fotógrafo e colaborador Ian Dias, foi ao show do Edu Falaschi, que teve como convidados o Noturnall  e o Storia abrindo, no Circo Voador, com produção dos nosso parceiros da Tomarock Produções, então, fiquem com o texto e as maravilhosas fotos do Ian Dias.

Após uma turnê bem-sucedida divulgando o álbum El Dorado, Edu Falaschi embarcou em uma viagem ao passado celebrando os 20 anos do clássico “Live in São Paulo” do Angra, gravado em 2002 na Rebirth World Tour. E no último domingo (21), a banda marcou presença no Rio de Janeiro e contou com a presença em peso dos fãs cariocas, com muita emoção e carinho pelo talentoso vocalista. Vale mencionar que a produção ficou por conta da Tomarock Produções, que sempre está movimentando a cena no Rio e nos presenteando com shows históricos.

A abertura da noite ficou por conta dos estreantes da banda Storia, formada em 2023 e que conta com Pedro Cavazana (vocais), Thiago Caeiro (bateria), Pablo Guillarducci (baixo) e Gabriel Veloso (guitarra).  Com som bem característico de Power Metal, o grupo apresentou um setlist enxuto tocando as músicas do EP “Revenant – The Silver Age”, primeiro trabalho da banda. Unindo a técnica e melodias marcantes, a apresentação empolgou bastante o público presente e preparou bem o terreno para o que viria mais à frente.

Em sequência, o experiente Thiago Bianchi sobe ao palco com o Noturnall em sua segunda passagem pelo Rio de Janeiro em 2024. Com muita técnica e experiência, a banda apresentou um repertório diversificado com clássicos da banda e novas músicas do recente álbum “Cosmic Redemption”. O show ainda contou com duas belíssimas homenagens aos gigantes da música brasileira André Matos, com “Fairy Tale”, e Cazuza, com “O Tempo Não Para”. O grupo formado por Victor Franco (guitarra), Henrique Pucci (bateria) e Saulo Xakol, além do citado vocalista, mostram muito entrosamento e presença de palco, e arrisco dizer que banda está em seu melhor momento e possivelmente veremos decolar em seus próximos trabalhos.

Então as luzes se apagam para a entrada de Edu Falaschi. No PA rolava In Excelsis, que foi complementada com a banda tocando a grandiosa Nova Era. Como era de se esperar, o setlist seguiu com perfeição ao famoso DVD e contou com o acréscimo de “Pegasus Fantasy” e “Spread Your Fire”, duas faixas que marcaram história com o vocal de Edu. Vale destacar o protagonismo do público, muitas pessoas emocionadas que cantavam com paixão e encanto relembrando os tempos áureos do Angra.

Vale o destaque também para a dupla Roberto Barros e Diogo Mafra (guitarras) que brilharam nessa noite histórica e funcionam perfeitamente em duplas, remetendo até mesmo à Kiko Loureiro e Rafael Bittencourt no auge. O carismático Fábio Laguna (teclados) é um mago das teclas, é responsável por toda ambientação e orquestração das músicas e ainda arrisca muito bem com alguns backing vocals. Raphael Dafras (baixo) e Jean Gardinalli (bateria) completam o grupo com muita coesão, responsáveis por dar corpo e peso para o som.

Mas o destaque da noite não poderia ser outro. Edu Falaschi brilhou e mostrou que está em um momento diferente. O vocalista passou por alguns altos e baixos durante sua carreira, mas ao menos na noite carioca, Edu estava inspiradíssimo e cantava com muita paixão e técnica. Para este que vos escreve, que teve a oportunidade de ver a banda duas outras vezes, foi a melhor performance que presenciei de Falaschi e seus companheiros até aqui.

Foi lindo poder vivenciar mais uma vez tudo que o DVD “Rebirth World Tour – Live in São Paulo” transmitiu para nós durante esses 20 anos. O Circo Voador lotado com fãs apaixonados que vibravam a cada música e que com certeza esperam o retorno em breve de Edu à Cidade Maravilhosa. E arrisco dizer que veremos uma nova turnê de Falaschi o quanto antes, pois em breve o sensacional “Temple of Shadows” completará 20 anos e sabemos que o vocalista não é de passar comemorações em branco. Agradecemos a Tomarock Produções por mais um evento fantástico e pelo acolhimento de nossa equipe para mais uma cobertura.

TODAS AS FOTOS POR IAN DIAS – DIAS PHOTOGRAPH