“O multi-instrumentista, Athenar, é o nosso convidado especial”

Fundado em Cleveland em 2003, o Midnight é dos alicerces fundamentais da atual música extrema, pois continua comprometido com o peso, a velocidade e todas as grandes referências que o estilo representa. Aonde muitas bandas optam peça cautela e segurança, o Midnight acelera e mostra que não tem medo dos grandes desafios.

O multi-instrumentista Athenar é o cérebro por de trás dessa maquina da destruição e o mais recente trabalho, o álbum “Rebirth By Blasphemy” mostra o quanto o Midnight tem a oferecer com faixas extremamente agressivas.

O HB teve a oportunidade de bater um papo com Athenar, onde conversamos sobre sua carreira, sobre o mais recente álbum “Rebirth By Blasphemy“, e muitos outros assuntos. Vamos lá.

HB: Particularmente, acho que “Rebirth By Blasphemy” é um disco que eu descreveria como um “álbum atemporal“. Apesar de ser uma obra recente, possui as melhores características que a música extrema foi capaz de oferecer ao longo dos anos. Essa era sua intenção?

Athenar: Sua descrição de atemporal é um grande elogio. Acho que essa é sempre a intenção de qualquer arte a ser feita e admirada em qualquer período de tempo.

HB: Como tem sido a recepção dos fãs para “Rebirth By Blasphemy“? E você, Athenar, ficou 100% satisfeito com o resultado final?

Athenar: Bem, devido a esse surto viral mundial do mal, eu não tive a oportunidade de ver as reações reais das pessoas. Sim, estou bem com a forma como acabou. Eu nunca mudaria nada sobre isso. Mas nas palavras do sacerdote judas imortal eu nunca estou satisfeito. Se estiver satisfeito posso muito bem pegar uma pá e começar a cavar meu próprio cemitério.

HB: Já se passaram 17 anos desde a primeira demo-tape. Como você avalia o desenvolvimento dos trabalhos do MIDNIGHT nesse período?

Athenar: WOW. 17 anos ?! Minha capacidade mental ainda é a de uma criança de 13 anos. Acho que as músicas melhoraram em estrutura e ganham para o meu gosto, mas o processo ainda é praticamente o mesmo de 17 anos atrás.

HB: Muitas bandas em nome de uma suposta ‘evolução’ diminuem a velocidade/peso em suas composições ao longo do tempo. Você faz exatamente o oposto, o que é ótimo. Athenar, onde você busca inspiração para manter esse padrão musical?

Athenar: Eu tento não procurar inspiração, a inspiração é que deve te encontrar, então você só precisa estar ciente de quando isso acontece. Mas eu acho o segredo é assistir Rocky III pelo menos uma vez por ano. Mantém você na rua!

HB: Eu posso ver muitas vantagens em ter controle criativo total em uma banda, como você tem no MIDNIGHT. A questão é: quais são as desvantagens (se houver, é claro)?

Athenar: Eu realmente não vejo isso como uma desvantagem, mas minha habilidade musical física geral não é tão alta quanto dos caras da banda. Então fazer todas as guitarras e bateria exige um pouco de esforço. Embora eu devesse apenas praticar mais. Mas isso faz parte do meu charme, ter um pouco qualidade amadorística no jogo. Você pode ouvir que estou realmente tocando até o limite da minha habilidade e adiciona alguns destroços à experiência de escuta.

HB: Ao longo dos anos, o MIDNIGHT vem atraindo fãs, que estão sempre apoiando a banda. Mas há uma nova geração descobrindo música extrema. Como está o perfil desses fãs mais jovens, Athenar? Eles são mais exigentes ou não?

Athenar: Esta é uma boa pergunta. Eu nunca percebi muito sobre a idade das pessoas. Eu apenas os vejo como companheiros subumanos, que estão reunidos aqui pela mesma causa, COMPLETE AND TOTAL FUCKING HELL.

HB: O visual de MIDNIGHT, combinado com seu som, torna o show ao vivo realmente impressionante. Para o futuro, você pretende aumentar o número de apresentações ao vivo e visitar diversos países, como os da América do Sul (quando possível, é claro)?

Athenar: Sim, esse era o plano para 2020, mas … . Quando e se o mundo permitir que a vida exista novamente estaremos armados e prontos para destrói os orifícios dos ouvidos, perturbar as esferas oculares e deixa um perfume fragrante de couro suado por onde quer que rondemos.

HB: E quanto ao Brasil, Athenar? O que você sabe sobre nossa música? Você conhece alguma de nossas bandas?

Athenar: Brasil é um dos meus países favoritos que eu tive a chance de visitar por vários motivos. Claro que o Brasil nos deu Sepultura nos anos 80. Eu me lembro de pedir “Schizophrenia” pelo correio quando foi lançado. Demorou meses para chegar e estava todo dobrado, mas ainda assim tocou perfeitamente e isso era tudo que importava, a música. Eu os vi quando tocaram em minha cidade natal, Cleveland, em sua primeira viagem aos EUA e tive a oportunidade de falar com Paulo (N.E.: O baixista do Sepultura) sobre nosso amor mútuo por Van Halen por alguns minutos antes do show. Foi um show fantástico!

HB: O mundo se tornou uma bagunça por causa desta pandemia. Em particular, como você está? Como você lidou com o problema da pandemia durante o bloqueio. E como estão as coisas hoje na cidade onde você mora?

Athenar: Além de não viajar e fazer shows, está tudo bem. Tenho estado ocupado apenas escrevendo e gravando. Então estou à frente do jogo nesse departamento. As coisas parecem bem para mim na minha área, mas estou um pouco isolado, e não sou de perguntar como estão as coisas, haha!

HB: Eu vejo MIDNIGHT como uma base para a música underground extrema de hoje. Até onde pode crescer MIDNIGHT? E qual é o principal legado que você espera que a banda deixe?

Athenar: Essa é outra boa pergunta. Tudo que eu posso fazer é continuar fazendo o que eu faço. Isso soa clichê e é clichê dizer que soa clichê haha! As melhores bandas e artistas sempre permanecem genuínos e fiéis ao que eles querem fazer. Se as pessoas querem ouvir e tomar conhecimento, então elas vão e se não, então que seja. Deixar um legado de qualquer tipo é uma conquista.

HB: Quero agradecer muito a sua atenção, Athenar. Muito obrigado, foi uma honra. Fique à vontade para deixar seus recados para os fãs brasileiros, bem como divulgar os endereços para que eles possam ficar por dentro de todas as novidades sobre você.

Athenar: Obrigado por dedicar seu tempo para eliminar essas perguntas e por todos vocês maníacos tirando um tempo precioso do seu dia para ler minhas ridículas respostas. AGORA SOPRE SEUS ALTO-FALANTES COM ROCK N ROLL! ou metal pesado ou qualquer outra forma de música de que você goste !!!

(Créditos das fotos: Mídias sociais do MIDNIGHT)

Fique ligado:

https://www.facebook.com/midnightviolators/