Publicação trilíngue de luxo da editora Afluente, ‘La Fiesta de Los Vivos’ traz 50 retratos que o jornalista e músico clicou nas ruas da Cidade do México
Título: La Fiesta de Los Vivos
Autor: Felipe Machado
Formato: 19 x 26 cm
200 páginas
Preço: 230 Reais
Lançamento:
Data: Sábado, 2 de novembro
Horário: 16h
Local: Festival Maquinaria na Casa70Rio – Instituto Brando Barbosa – R. Lopes Quintas, 497, Rio de Janeiro
LA FIESTA DE LOS VIVOS JÁ ESTÁ À VENDA: https://www.afluente.art/produto/la-fiesta-de-los-vivos-195
O jornalista, músico e escritor Felipe Machado fotografou mexicanos de todas as idades durante o desfile em homenagem ao Dia dos Mortos realizado em 2 de novembro de 2017 na Avenida Reforma, região central da Cidade do México.
O resultado é o livro “La Fiesta de Los Vivos”, publicado agora pela editora Afluente sob a supervisão do curador Julius Wiedemann. A ideia inicial para a obra surgiu a partir de uma exposição homônima organizada por Felipe Machado e exibida no Memorial da América Latina, em São Paulo, em 2019.
A edição trilíngue de luxo (português, espanhol e inglês) traz textos de Felipe Machado e da renomada jornalista mexicana Brenda Estefan, colunista do jornal Reforma. Brenda é professora do Instituto Panamericano de Alta Direção de Empresa (IPADE) e colabora como analista de política internacional em diversos meios de comunicação no México e no exterior.
“Já passei o Dia dos Mortos no México algumas vezes e essa festa sempre me fascinou. É muito curioso ver como os mexicanos encaram a morte com alegria, ao contrário da tristeza que ela inspira na maioria dos povos. Os mexicanos celebram seus mortos valorizando a vida e acho que foi esse paradoxo que me atraiu na hora de registrar as expressões faciais desse povo maravilhoso durante essa festa colorida e popular”, afirma Felipe.
“É uma tradição que reflete a alma mexicana, um eco de nossas crenças, nossos desejos e nossos medos mais profundos. Nela, encontramos a esperança de que, embora o tempo desgaste nossos corpos, o espírito perdura para sempre”, complementa Brenda Estefan, na apresentação de “La Fiesta de Los Vivos”.
O Dia dos Mortos é uma das celebrações mais representativas da cultura mexicana. A festa – considerada Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) –, reúne famílias e comunidades para honrar seus antepassados. Nesse dia, os vivos se encontram com os mortos para celebrar a vida e a morte através de um banquete de sabores, cores e música.
FELIPE MACHADO
Jornalista, músico, publicitário e escritor, Felipe Machado é Editor-Executivo e de Cultura da revista ISTOÉ. É apresentador do podcast “De Onde Vêm as Ideias” e autor dos livros Palavra de Homem (2019), Um Lugar Chamado Aqui (2016), vencedor do prêmio de Melhor Livro do Ano pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Bacana Bacana – Aventuras pela Copa do Mundo da África do Sul (2010), Ping Pong – Aventuras pela China Olímpica (2008), indicado ao Prêmio Jabuti, e os romances O Martelo dos Deuses (2007) e Olhos Cor de Chuva (2002).
Felipe também tem uma carreira de sucesso na música. É guitarrista do projeto FMSolo e do VIPER, banda de rock com extensa carreira internacional. Tocou na Europa, Japão, EUA e América do Sul, onde dividiu o palco com nomes como Metallica, Kiss e Black Sabbath. Em 2022, o VIPER foi um dos destaques do Rock in Rio e, em 2023, lançou seu álbum mais recente, “Timeless”.
A cultura nasce de legados. De pessoas e grupos que se importam com a construção do futuro. Somos a AFLUENTE, um selo para a cultura Brasileira, um multiplicador de heranças culturais, na certeza de que todo trabalho relevante merece ser publicado. Todos os assuntos que constroem uma sociedade mais justa e diversa nos interessam. Da arte à arquitetura, da gastronomia à subcultura, do fotojornalismo à natureza, da diversidade de raças à liberdade LGBTQIA+. Seja a partir de temas locais ou universais, a AFLUENTE chega para ouvir, aprender e publicar. Somos mais do que uma editora.
AFLUENTE tem como fundadores Julius Wiedemann, como investidor, e William Baglione, como curador chefe. Julius tem experiência em curadoria de temas culturais e em tecnologia, e editou mais de 100 publicações pela editora TASCHEN, tendo tido residência internacional nos últimos 20 anos. William tem longa história de curadoria, mentoria para artistas e trabalho na área cultural. A Afluente pretende colaborar com a formação da correnteza que é a cultura brasileira.