Marko Syrjala, do site Metal-Rules.com, conversou com o vocalista James LaBrie (DREAM THEATER) antes do recente show da banda em Helsinque, Finlândia. James falou sobre várias coisas, incluindo a turnê de aniversário em andamento, os primeiros dias desafiadores da banda, o avanço, sua carreira solo e outros projetos musicais fora da banda. Confira alguns trechos abaixo.

Metal-Rules.com: Tenho certeza que você sabe que o próximo ano será seu 30º aniversário com o Dream Theatre … Acho que quando você se juntou à banda, você provavelmente não esperava que essa viagem durasse tanto?

James LaBrie: “Que uma banda dure quinze anos é algo. Então, quando me sento e penso que serão 20 anos em 2021 … É difícil pensar no fato de que vinte anos se passaram desde que o Scenes From A Memory foi lançado. Agora já se passaram trinta anos desde que eu estive na banda e é louco pensar nisso. Com o tempo, todos e cada um de nós nesta banda, percebemos como somos sortudos e como somos abençoados por termos tido uma carreira tão longa e bem-sucedida. Quantas pessoas podem dizer isso? Não muitos”.

Metal-Rules.com: Se bem me lembro, depois que a banda lançou When Dream And Day Unite, eles rapidamente se separaram do vocalista Charlie Dominici. Então eles brevemente tiveram um cara chamado Steve Stone na banda, mas não durou, e então eles fizeram shows instrumentais. Quando você soube da banda pela primeira vez?

James LaBrie: “Bem, o que aconteceu foi que eu estava em uma banda que você provavelmente conhece, Winter Rose. Estávamos em turnê com Lee Aaron. Em resumo, eu dei a Lee Aaron um disco que tínhamos escrito com Winter Rose, e ela Ele o enviou a um amigo seu em Quebec, e a Nova York, e os caras do Dream Theater ouviram esse álbum, na época eles me contataram. Eles me enviaram When Dream And Day Unite. Eu nunca tinha ouvido falar do Dream Theater antes, porque Eu entendi que quando o álbum saiu, ele recebeu reconhecimento de revistas de rock ao redor do mundo, mas ele realmente não fez nada.

“Acho que ele vendeu inicialmente algo como 5.000 ou 10.000 cópias ou algo assim. Então, estando no Canadá, eu estava em Toronto, eu nem sabia dessa banda. O que eles me disseram é que alguém da MCA Records, seu nome era Charity, entrou em contato comigo e disse: “Existe uma banda chamada Dream Theater. Eles estão em Nova York, e ouvi dizer que você realmente gostava de música progressiva. “E eu disse:” Sim. Quem te disse isso? “E ela disse: ‘Esta banda do Dream Theater, você pode enviar o disco e pode ouvi-lo e me dizer o que pensa?’Bem, assim que ouvi, pensei: ‘Que diabos está acontecendo aqui? Esses caras são incríveis, são brilhantes e são apenas … o que, 20, 21 anos? Então, naquele momento, Mike Portnoy realmente me ligou e disse: ‘Ei, nós temos o seu recorde. Nós o ouvimos, queremos levá-lo para Nova York e vir brincar conosco. E eu disse: ‘Claro, cara.’ Eu disse: ‘Acabei de ouvir seu álbum, e isso está me deixando louco. O que você está fazendo é ótimo. Eu disse: “Vou descer e ver se podemos fazer isso funcionar e se você clicar”. E foi isso que aconteceu. “