Tudo acaba. Mesmo nos reinos lendários do heavy metal, onde mitos e lendas invadem a realidade cotidiana diariamente. Membros e fãs dos gigantes americanos do metal METAL CHURCH ficaram dolorosamente cientes disso quando perderam seu lendário vocalista e vocalista Mike Howe em julho de 2021. De 1988 a 1994 e novamente a partir de 2015, Howe foi o vocalista de um dos mais amados e queridos nomes do metal da América. instituições, registrando obras inovadoras e essenciais como “Blessing in Disguise” e “The Human Factor”.
Mike Howe foi um excelente cantor, um frontman carismático e para muitos a voz do heavy metal americano. Em 26 de julho de 2021, Howe morreu aos 55 anos em sua casa em Eureka, Califórnia. O mundo perdeu uma voz e um talento únicos naquele dia. Seu legado viverá, é claro, em seus muitos amigos, seguidores e fãs, em seus álbuns clássicos e nas memórias de seus companheiros de banda. No terceiro aniversário de sua trágica morte, a Reaper Entertainment dará sua própria contribuição ao altar memorial de um verdadeiro ícone: um álbum ao vivo intitulado “The Final Sermon“, gravado durante suas últimas apresentações – nos dias 24 e 25 de agosto de 2019 no Club Citta em Kawasaki, Japão.
“The Final Sermon” não apenas mostra Howe em seu auge vocal, cantando, gritando e cantando como se literalmente não houvesse amanhã, mas também uma banda em uma forma cativante. O pioneiro e fundador da guitarra Thrash Kurdt Vanderhoof, o guitarrista Rick Van Zandt, o baixista Steve Unger, o baterista Stet Howland e o baixista ao vivo Bobby Ferkovich estavam em sua melhor forma durante aquelas duas longas noites no Japão, uma máquina de metal coesa e pronta para qualquer coisa. 14 músicas ressaltam seu status como senhores supremos do metal americano por excelência, uma banda que faz todos os esforços musicalmente enquanto incorpora uma mentalidade política, socialmente consciente e filosófica. Bangers atuais como o furioso “Damned if you do“, clássicos como a ameaçadora parede de riffs de “Fake Healer” e clássicos antigos como “Beyond the Black” mostram uma banda que está consciente e orgulhosa de seu passado, mas confortável no presente . Este não é um grupo veterano se gabando de glórias passadas, mas uma banda que ainda é uma matilha faminta e perigosa após quatro décadas de carreira.
Essa é a beleza do METAL CHURCH. Formada em 1980 na florescente cena metal da Bay Area, a banda ainda fez com que Lars Ulrich fizesse um teste para o cargo de baterista antes de ele sair para formar outra banda da Bay Area. O álbum de estreia “Metal Church” (1984) é um dos grandes clássicos do heavy metal americano e lançou uma carreira internacional. A banda tocou com todos os quatro grandes do thrash (Metallica, Slayer, Megadeth, Anthrax), apareceu no “Headbanger’s Ball” da MTV e moldou a paisagem do metal americano como nenhuma outra. A banda ainda está viva e forte até hoje, mas a era lendária dos anos oitenta e início dos anos noventa nunca será superada pela marca que o vocalista Mike Howe deixou na banda: “The Final Sermon” é a prova viva de que, mesmo que todos os ídolos eventualmente outono, seu legado continua vivo. Através de todos nós.
“The Final Sermon” será lançado em 26 de julho de 2024 em CD, Vinil e Boxset Deluxe
Tracklist:
1. Damned If You Do
2. Meedle and Suture
3. Fake Healer
4. In Mourning
5. Human Factor
6. Date with Poverty
7. The Black Things
8. Gods of A Second Chance
9. Start the Fire
10. Watch the Children Pray
11. Beyond the Black
12. By the Numbers
13. No Friend of Mine
14. Badlands
METAL CHURCH online:
Facebook: https://www.facebook.com/OfficialMetalChurch
Instagram: https://www.instagram.com/metalchurchofficial/?hl=de