A bela escuridão da música de Moonspell nas alturas do esplendor orquestral!
No dia 26 de outubro de 2024, o MOONSPELL realizou seu primeiro show sinfônico da carreira, batizado de “Opus Diabolicum”, no MEO Arena, em Lisboa, capital de Portugal.
A banda fez história nesse evento ao vivo inesquecível, adicionando mais um capítulo magnífico tanto à música pesada feita em Portugal quanto ao próprio legado.
Agora, um ano depois, esse acontecimento monumental poderá ser revivido a qualquer momento: o registro estará disponível em DVD/Blu-ray, 2 CD, Vinil Preto e Colorido e formatos Digitais, via Napalm Records, a partir do dia 31 de outubro de 2025.
Em “Opus Diabolicum”, a banda revisita seus clássicos e o álbum bombástico “1755” em um show único e exclusivo — sua maior produção até hoje.
O poder metálico pesado dos pioneiros do dark metal se encontra com a grandiosidade clássica da Lisbon Sinfonietta Orchestra, composta por 45 músicos, regida pelo maestro Vasco Pearce de Azevedo.
Um novo videoclipe para o hino do MOONSPELL, “Vampiria”, foi lançado ontem.
Gravado ao vivo no show “Opus Diabolicum”, trata-se de uma homenagem sombria às raízes góticas da banda, que agora ressurge em plena glória sinfônica, com orquestrações dramáticas e uma grandiosidade vampírica sem precedentes.
Fernando Ribeiro, vocalista, comenta: “‘VAMPIRIA’ é um clássico do Moonspell, tão antigo quanto o próprio tempo. Foi nossa primeira escolha porque representa um dos arranjos mais notáveis de todo o espetáculo, que concedeu novo sangue e vida (não são a mesma coisa?) a uma canção eterna e atemporal. Veja-a ressurgir dos mortos com seus próprios olhos, depois de ‘viajar oceanos de tempo’.”
Assista ao vídeo épico de “Vampiria”, com a participação da Orquestra Sinfonietta de Lisboa, AQUI.
Fernando Ribeiro acrescenta: “Nunca fui alguém que quisesse empurrar o Moonspell para uma direção orquestral. Quero dizer, como qualquer fã, consigo reconhecer o impacto que a música clássica teve sobre o heavy metal (Quorthon, do Bathory, citava Wagner como sua ‘banda’ favorita) e, na minha coleção musical, Mussorgsky, Prokofiev e Ravel podem ser encontrados lado a lado com Bathory, Celtic Frost, Sarcófago ou Maiden. Mas, pessoalmente, nunca fui fã dessas fusões de metal com orquestra. Quando procurei Jaime (Gomez Arellano) para mixar esta obra, disse a ele: você já ouviu o S&M e outros discos ao vivo de bandas de metal com orquestra? Pois bem, nós não queremos nada parecido!”
“Este é um trabalho de paixão: verdadeiramente uma obra do diabo (opus diabolicum): imperfeito, não processado, indomável. Um lançamento feito por amigos para todos os amigos que temos ao redor deste mundo gótico e amaldiçoado, e que — seja em uma arena em Lisboa ou em um clube suado no Texas — mantém o feitiço vivo, até que não estejamos mais aqui.”
Nenhum fã do MOONSPELL, em qualquer lugar do mundo, deveria perder a chance de ter em sua coleção essa rara e gigantesca performance.
Faça já a pré-compra de “Opus Diabolicum”, clicando na capa, abaixo.
“Opus Diabolicum” track listing:
1. Tungstennio (CD + DVD/Blu-ray only)
2. Em Nome do Medo
3. 1755
4. In Tremor Die
5. Desastre
6. Ruinas
7. Breathe (Until We Are No More)
8. Extinct
9. Proliferation
10. Finisterra
11. Everything Invaded
12. Scorpion Flower
13. Vampiria
14. Alma Mater
15. Fullmoon Madness
https://www.moonspell.com
https://www.facebook.com/moonspellband
https://www.instagram.com/moonspellofficial
https://label.napalmrecords.com/moonspell
MOONSPELL é
Fernando Ribeiro – Vocal
Ricardo Amorim – Guitarra
Pedro Paixão – Teclados
Aires Pereira – Baixo
Hugo Ribeiro – Bateria

