Depois de sair do underground ao lado de outras lendas gregas como Septicflesh e Rotting Christ, Nightfall desapareceu nas sombras antes de seu retorno mortal em 2021. Eles não apenas reapareceram com um novo álbum feroz, mas Efthimis Karadimas e sua banda revigorada retornaram para palcos em todo o mundo.

É justo então que Nightfall retorne ao Brasil. “Depois da nossa última visita em setembro, sabíamos que tínhamos que voltar”, diz a banda. Não perca a chance de aproveitar toda a sua glória enegrecida quando esta excursão de 10 dias começar em 16 de maio em São Paulo.

Essas noites pertencem a você!

Nightfall Live no Brasil em maio de 2024

16 de maio – São Paulo @ House of Legends
17 de maio – Curitiba @ 92 Graus
18 de maio – Blumenau @ Box Clube
19 de maio – Porto Alegre @ Gravador Pub
21 de maio – Foz do Iguaçu @ Casa Urbana
22 de maio – Maringá @ Tribo’s Bar
23 de maio – Ribeirão Preto @ Toca Do Jack
24 de maio – Belo Horizonte @ Caverna Rock Pub
25 de maio – Goiânia @ De Leon
26 de maio – Uberlândia @ Benedith

A sagrada trindade do metal grego não estaria completa sem Nightfall. A banda foi a primeira a apresentar ao mundo o metal melódico, enegrecido, mortal e gótico de seu país, tendo assinado um contrato de gravação internacional antes de Septicflesh ou Rotting Christ.

At Night We Prey é o capítulo mais sombrio e mais recente da já célebre carreira de Nightfall. Ao contrário dos esforços anteriores, a banda abandona qualquer estética gótica, passando mais para um ataque melódico que evoca os sons de Gotemburgo, exibindo um amadurecimento óbvio da banda que mostra seu esforço mais sério, evoluído e mais compacto até o momento.

Durante a primeira década de vida do Nightfall, a banda foi a atração principal em palcos por toda a Europa. Depois disso, eles dominaram festivais internacionais como Brutal Assault, Sonisphere e Wacken, neste último a banda solidificou seu legado como a primeira banda grega a ganhar um lugar invejado no renomado festival. A banda finalmente tomou a decisão de mudar para um estúdio antes de ficar completamente em silêncio.

Ao refletir sobre o súbito desaparecimento após uma ascensão constante do underground, o vocalista e membro fundador Efthimis Karadimas explicou que foi devido a uma fera muito familiar – a depressão. “É por causa da depressão que começou em meados dos anos 2000. Posso escrever por horas e entrar em detalhes sobre coisas que deram errado ou situações maltratadas, mas a base de todo o desânimo para seguir em frente tem sido a depressão e o esforço necessário para superá-la.” Apesar dos dias sombrios, Karadimas não abandonou totalmente a música, passando a formar THE SLAYERKING, uma banda de doom metal gótico que lançou dois discos completos agonizantes entre 2016-2019.

Infelizmente, a saída abrupta da banda não foi o “adeus” final, já que Nightfall foi revigorado com uma nova formação e um cobiçado acordo com Season of Mist. Karadimas se reuniu com o guitarrista original do Nightfall, Mike Galiatsos, que ajudou a definir o som da banda durante os primeiros anos. At Night We Pray também dá as boas-vindas ao baterista e produtor Fotis Benardo (ex-SEPTICFLESH), bem como ao guitarrista Kostas Kyriakopoulos (THE SLAYERKING).

At Night We Prey é um esforço muito sombrio e pessoal, abordando o tema da batalha de Karadimas contra a depressão. “Uma fera que experimentei profundamente em minha alma, decidi sair e compartilhar essa experiência com os metaleiros”, lamenta Karadimas. “Isso é o mínimo que posso oferecer agora para a grande luta contra a depressão. Se não pararmos com isso, isso nos consumirá a todos vivos. Compartilhe sua dor, fale abertamente sobre ela. Esta é a única maneira de matar os demônios em sua mente.”

Season of Mist relançou os álbuns originais do Nightfall que foram produzidos pela Holy Records nos anos 90. Esta não é a única notícia que a banda tem para compartilhar, já que eles finalmente estão se apresentando novamente.