Oceans of Slumber desafia toda e qualquer convenção.

Nos últimos 15 anos, a banda de Houston redefiniu o que significa ser Southern Gothic, misturando Death Melódico, Doom e Black Metal com floreios eletrônicos sutis e o calor avassalador de sua cidade natal. Agora, depois de assinar com a Season of Mist, eles estão ampliando ainda mais sua tendência progressiva ao imaginar um novo subgênero sombrio e cinematográfico que é deles e somente deles.

Antes de sua próxima turnê com Lacuna Coil e New Years Day, o Oceans of Slumber está lançando o primeiro single de seu quinto álbum.

Stream: https://orcd.co/oceansofslumberwheregodsfeartospeak

Assista ao vídeo cativante de “Where Gods Fear to Speak”:

É quase impossível restringir o Oceans of Slumber a um gênero. “Where Gods Fear to Speak” abre com mais do sensual doom metal que os fãs de longa data esperam, mas o novo single da banda abre caminhos totalmente novos. Batidas explosivas punitivas e uma torrente enegrecida de palhetadas de tremolo melódico colidem com as limpezas poderosas de Cammie Beverly, um solo de guitarra vertiginoso e sintetizadores que giram como a aura de um planeta místico. Então, como chamamos essa ocorrência de outro mundo?

“Dark cinematic metal”, diz o baterista Dobber Beverly. Além de tocar bateria para as lendas do grindcore Insect Warfare e os pioneiros americanos do black metal Necrofier, Dobber é um pianista com formação clássica que compôs o novo álbum do Oceans of Slumber. “Pegamos a direção crua e pesada de nossos dois últimos álbuns e a elevamos à escala de um filme IMAX de grande sucesso”.

O conceito do álbum confunde as linhas ideológicas entre Duna, Blade Runner e A Torre Negra, embora seu primeiro single remeta a eventos da vida real. Todos os cinco membros do Oceans of Slumber são do Texas, onde a religião organizada pode ser tão sufocante quanto a poeira ou o calor. Enquanto crescia, Cammie foi pega em uma situação especialmente difícil. O lar de sua infância foi dividido pela dedicação de seu pai ao Instituto de Pesquisa Metafísica Divina e por sua mãe se tornar Testemunha de Jeová. “Não importa em quem você acredite, a religião organizada nos faz sofrer para agradar essa divindade celestial”, diz Cammie. “Mas a recompensa é apenas uma ilusão”.

Essa tensão – entre a promessa do prazer divino e as dores da carne – eleva “Where Gods Fear to Speak” a proporções verdadeiramente bíblicas. O canto que passa da marca de quatro minutos pode passar pela maldição de um feiticeiro malvado. Sua graça é suficiente / Aperfeiçoada em minha fraqueza. Mas essas letras são uma citação direta do livro de 2 Coríntios.

O vídeo de “Where Gods Fear to Speak” combina perfeitamente com esses temas. Capturada por alguma trindade mascarada profana, Cammie é amarrada por cordas feitas no estilo do Shibari, um antigo método de tortura japonês que evoluiu para uma forma de BDSM. Claro, nada é forte o suficiente para conter a voz de Cammie. Seu cinto cobre uma gama tão ampla, impregnada tanto de blues quanto de gospel, que realmente poderia mover montanhas. Só que agora ela está flexionando um novo músculo gutural.

Sempre quis fazer grunhidos mortais”, diz Cammie. “‘Where Gods Fear to Speak‘ apresentou a oportunidade perfeita. Misturar vocais ásperos com minhas limpezas fala daquele cabo de guerra entre o prazer e a dor, embora haja uma liberdade que vem ao empurrar minha voz além de seu ponto de ruptura percebido”.

Em “Where Gods Fear to Speak“, Oceans of Slumber ascendem a alturas inimagináveis.

O vídeo de “Where Gods Fear to Speak” foi dirigido por Josh Vargas.

Créditos de vídeo adicionais
Shibari – Jesse Salazar também conhecido como Darkness_Hyde
Maquiagem – Heather Alcala
Cabelo – Locks Kinks & Twist LLC

Modelos: Elizabeth Karen, Victoria Argeroplos, Kalina Dalal

Agora que seu novo álbum está a caminho, Oceans of Slumber está pegando a estrada no próximo mês. A banda está trazendo seu show ao vivo de Wilmington, Delaware para Columbus, Ohio, juntamente com Lacuna Coil e New Years Day.

“Fazer turnê com o Lacuna Coil é como um sonho para nós do Oceans of Slumber”, diz Cammie. “Dividir o palco com mulheres tão lendárias do metal é uma honra incrível, e estamos entusiasmados com as experiências incríveis e os shows memoráveis que virão. Mal podemos esperar para ver todos vocês lá!

Ignite the Fire Tour May 2024
May 2 – Wilmington, DE @ The Queen [TICKETS]
May 3 – Asbury Park, NJ @ Stone Pony [TICKETS]
May 4 – Reading, PA @ Reverb [TICKETS]
May 6 – Norfolk, VA @ The NorVa [TICKETS]
May 7 – Charlotte, NC @ The Underground [TICKETS]
May 9 – Daytona Beach, FL @ Rockville Festival [TICKETS]*
May 11 – Nashville, TN @ Brooklyn Bowl [TICKETS]
May 13 – Ft. Smith, AR @ Temple Live [TICKETS]
May 14 – Wichita, KS @ Temple Live [TICKETS]
May 15 – St. Louis, MO @ Delmar Hall [TICKETS]
May 17 – Columbus, OH @ Sonic Temple Festival [TICKETS]**
May 19 – Milwaukee, WI @ Milwaukee Metal Fest [TICKETS]*

*Somente Lacuna Coil
** Sem o Oceans of Slumber

Oceans of Slumber é uma banda de metal progressivo de Houston, Texas. Ao longo dos anos, a banda lançou diversos álbuns de estúdio que mostram seu crescimento musical e letras introspectivas. Sua discografia investiga temas de saúde mental, emoções humanas e lutas existenciais.

As intensas apresentações ao vivo da banda deixam o público maravilhado com suas proezas musicais e presença de palco apaixonada. Sua dedicação ao trabalho e vontade de experimentar os solidificam como uma força formidável na cena do metal. Continuamente ultrapassando limites e inspirando fãs em todo o mundo, Oceans of Slumber trilha um caminho único no mundo do metal progressivo, deixando uma marca indelével na indústria musical.

LineUp:
Cammie Beverly – vocais
Dobber Beverly – bateria, piano
Semir Ozerkan – baixo
Alex Davis – guitarra
Chris Kritikos – guitarra, sintetizador