Biff Byford – School of Hard Knocks (2020)

A alma do Saxon em voo solo.

Avaliar o trabalho solo de um integrante de umas das suas bandas favoritas é sempre perigoso, ainda mais quando se trata de uma lenda da NWOBHM, como o sr. Peter Rodney Byford. Então antes de eu abrir a boca, vamos saber o que o próprio Biff disse a respeito em uma breve entrevista a uma radio britânica: “Estou cantando sobre o meu passado, e é claro, sobre coisas que gosto, mas principalmente queria que ele (o álbum) refletisse como eu sou, sobre minha personalidade e minha vida”, diz Biff. “Em termos de música é mais diversificado e não apenas focado no heavy metal. Eu queria que fosse uma fatia das músicas que eu gosto, do metal ao rock ‘n’ roll. Eu sou um cara que gosta de ouvir músicas que me agradam, ter variedade, poder escolher“.

Estamos diante de disco extremamente pessoal e como você já pode esperar não é algo que seja diretamente ligado ao Heavy Metal ou Hard Rock. Aqui se trata de lembranças, memórias e quando o assunto se aprofunda a música flui naturalmente com mais ou menos peso, como se um diário pessoal tivesse sua trilha sonora embutida.

As coisas começam bem com “Welcome to the Show“, com Biff pisando com segurança no terreno que mais conhece, pois a música tem uma pitada de Saxon na sua essência.

A faixa título tem elementos autobiográficos, que iniciam a jornada pelas memórias de Biff , nos transportando para suas lembranças como a letra nos mostra: “..my mother played piano… echoes of the past… my father was a drinking man working all his life… keeping us together through the trouble and the strife..”, e musicalmente falando é um belo hard.

Inquisidor” é uma narração acompanhada por uma guitarra espanhola, que prepara o caminho para a cadenciada “The Pit and the Pendulum”, onde os vocais de Biff são muito emotivos. É uma ótima música.

Já “World’s Collide” é a mais pesada até aqui. Um rife forte que permitiu a Biff mostrar o lado poderoso de sua voz e destaque para o ótimo solo.

Depois de tanto peso hora de dar uma quebrada com algo inesperado como “Scarborough Fair”, a tradicional música folk inglesa que alguns argumentam que suas raízes são do norte da Inglaterra. O arranjo é agradável e tem um pouco de peso, diferente de outras versões gravadas por outros artistas. Ficou legal e ela possui um clipe que vocês podem conferir no final da matéria.

Na sequencia duas com mais peso: “Pedal to the Metal” e “Hearts of Steel”, ambas empolgantes e estridentes, o que fez um bem danado para o disco já que vai agradar em cheio os fãs, que instintivamente ou não, vão correlacionar esse disco com algum do Saxon.

Tempo para mais um cover dessa vez algo mais dentro do contexto, a bela “Throw Down The Sword” da banda Wishbone Ash, faixa do clássico disco ‘Argus’ de 1972. Fez jus á original, é uma ótima versão.

Pra encerrar o CD mais duas surpresas, a bonita e descontraída balada ‘Me and You’ e a inspiradora ‘Black and White’, que pode não ser a melhor música do álbum, mas mostra um lado de Biff com características vocais que ele não usa no Saxon com muita frequência.

Biff demorou décadas para gravar seu primeiro disco solo, mas quando fez, fez bem feito. Produção em alto nível, bom gosto em todas as frentes como, por exemplo, a capa estampada com umas das obras do pintor modernista L.S. Lowry.

Importante não deixar de citar as participações especiais no álbum de Phil Campbell (Motorhead), Alex Holzwart (Rhapsody of Fire), Dave Kemp (Wayward Sons) e do seu companheiro de Saxon, o baixista Nibbs Carter, além da presença de Fredrik Akerson, guitarrista do OPETH.

Sendo você fã do grande Saxon ou não, confira esse álbum. De preferência com o encarte nas mãos para acompanhar as letras e conhecer um pouco mais sobre esse senhor, que é referencia na música pesada britânica. Não vai se arrepender.

Nota: 4/5

Musicos:

Biff Byford  (SAXON) –  Vocais

Fredrik Åkesson (OPETH) –  Guitarras

Christian Lundqvist  (THE POODLES) –  Batera

Gus Macricostas (FUTURE SHOCK)-  Baixo

TrackList:

  1. Welcome To The Show
  2. School Of Hard Knocks
  3. Inquisitor
  4. The Pit And The Pendulum
  5. Worlds Collide
  6. Pedal To The Metal
  7. Hearts Of Steel
  8. Throw Down The Sword
  9. Me And You
  10. Black And White