O Dream Theater se aproxima do final deste macabro ano com mais um lançamento. Desta vez, a banda traz um trabalho ao vivo, intitulado, “Distant Memories – Live in London“, que faz o registro da turnê de 2019, que comemorava o lançamento do último registro de estúdio, o ótimo “Distance Over Time” e ao mesmo tempo, os 20 anos de “Metropolis Pt2: Scenes From a Memory“, que é executado na íntegra.
Gravado no Apollo Theatre em Londres e com sold-out, o show traz 21 faixas ao todo, que são divididas em duas partes. Na primeira, a banda passeia por um repertório variado, mesclando faixas do novo disco como “Untethered Angel” e a épica “Pale Blue Dot“, além da pesada “Paralyzed” como bônus, e indo de encontro com o passado como em “A Nightmare to Remember“, que até então nunca tinha saído em algum registro oficial, e “In the Presence of Enemies – Part I“, que há tempos não compunha o set dos shows.
Já na segunda metade, temos a comemoração dos 20 anos de “Scenes“. Como dito antes, o disco é executado no seu todo, com algumas mudanças aqui e acolá em alguns compassos, principalmente nas linhas de bateria que Mike Mangini coloca sua personalidade, mas respeitando ao máximo o material original.
Falar sobre a competência na execução das músicas é ser redundante, pois o Dream Theater apresenta o mesmo resultado ouvido nos discos de estúdio, sendo isso algo para o bem ou para o mal, conforme julgar o ouvinte, porém, esse fator é algo que a banda já apresenta há pelo menos 25 anos sem muita novidade. Outro ponto que torna o disco não tão “impactante” é o fato de se prender em metade à um único trabalho, com uma banda de 30 anos de carreira e 14 discos no currículo e já ter executado metade do mesmo trabalho no registro live anterior (Breaking The Fourth Wall), tornaram a ideia desse trabalho não tão apetitosa como em outros momentos e em certo, parecer um certo desperdício de um set desse tamanho e bem mais variado.
Ainda assim, para os fãs da banda e do disco em si executado é uma boa pedida e mais uma chance de conferir o Dream Theater em ação, pelo menos até se pensar num próximo lançamento de estúdio desses caras.
NOTA: 3/5
FORMAÇÃO:
James LaBrie – vocal
John Petrucci – guitarra
John Myung – baixo
Jordan Rudess – teclado
Mike Mangini – bateria
Tracklist Distant Memories – Live in London:
1. Untethered Angel
2. A Nightmare to Remember
3. Fall Into the Light
4. Barstool Warrior
5. In the Presence of Enemies – Part 1
6. Pale Blue Dot
7. Scenes Live Intro
8. Scene One: Regression
9. Scene Two: I. Overture 1928
10. Scene Two: II. Strange Déjà Vu
11. Scene Three: I. Through My Words
12. Scene Three: II. Fatal Tragedy
13. Scene Four: Beyond This Life
14. Scene Five: Through Her Eyes
15. Scene Six: Home
16. Scene Seven: I. The Dance of Eternity
17. Scene Seven: II. One Last Time
18. Scene Eight: The Spirit Carries On
19. Scene Nine: Finally Free
20. At Wit’s End
21. Paralyzed (Bonus Track)