“Alive… e perfeito”
Quando surgiu, o HammerFall parecia ser a resposta aos fãs de metal tradicional, que necessitavam de novas bandas para perpetuar o clássico estilo, pois muitos outros estavam surgindo, e ocupando espaço no coração da nova geração de bangers e nas prateleiras das lojas de discos, principalmente. O álbum “Glory to the Brave” lançado em 1997 deu um novo fôlego ao heavy metal com rifes pesados e melodias épicas. O tempo passou e o HammerFall continua firme com a bandeira da heavy music hasteada em seus lançamentos, e eis que chega o momento para um novo registro ao vivo.
“Live! Against The World” foi gravado em 15 de fevereiro passado na MHP Arena em Ludwigsburg, Alemanha, antes do mundo dos espetáculos também ser atingido como o resto da humanidade pelos problemas atuais, que todos nós sabemos muito bem quais são. Ouvir os CDs ou assistir ao Blueray a essa altura do ano, proporciona uma sensação de saudosismo enorme, devido ao tempo que estamos privados de uma das nossas maiores alegrias no universo da música, que é assistir um show de perto, ao vivo.
Englobando todos os principais momentos de sua carreira em vinte faixas, a banda de Joacim Cans procurou não deixar nenhum fã descontente, incluindo praticamente todos os grandes hits do HammerFall. A qualidade do som impressiona por sua nitidez, que captou cada nota, cada rife, cada virada de maneira limpa e privilegiando sempre o arranjo original. Quando o HammerFall quer ser pesado ele soa como um bloco de concreto, mas existem os momentos para a virtuosidade brilhar como em “Redemption”, por exemplo.
Esse ao vivo em questão, apesar de linear na escolha e execução do setlist, possui alguns destaques bem evidentes, como a faixa “Second to One”, que apresenta um dueto belíssimo entre Joacim e a cantora da banda Battle Beast, Noora Louhimo, que é um dos momentos principais do álbum. Outro ponto a se destacar, é que o 20º aniversário do lendário álbum “Renegade” estava em pauta, e um medley fenomenal de tirar o fôlego foi apresentado pela banda. “Renegade” foi um disco que elevou o patamar do HammerFall em seu país natal, conquistando posições significativas nas paradas. O medley de mais de sete minutos é emocionante e certamente trará muitas recordações aos fãs que acompanharam aquele período em especial.
Posso citar também entre os destaques as sensacionais “The Way of the Warrior”; “Last Man Standing” e seu coro magistral; a tijolada “Let the Hammer Fall” e a saideira perfeita de sempre, “Hearts on Fire”, todas com a participação efusiva da plateia, como não poderia ser de outra forma. Outras faixas poderiam ter sido incluídas, pois como eu disse anteriormente é um trabalho muito linear. Aqui não existe aquela parte chata ou enrolação, talvez só se Joacim Cans falasse um pouco menos entre determinadas músicas, mas daí é pedir demais. Deixa como está que está ótimo.
“Live! Against The World” chega as lojas via o selo Napalm no dia 23 de outubro, sendo a versão mais desejada a que inclui o Blu-Ray + 2CD Digipak. A parte visual desse trabalho conta com 21 faixas e uma edição de imagem compatível com a qualidade de som apresentada, ou seja, não espere nada menos do que um concerto impressionante.
O HammerFall já foi chamado de o salvador do heavy metal tradicional, que mostrou que os temores dos fãs no final do século passado eram injustificados, pois o estilo continua mais firme e vivo do que nunca, assim como esse seu representante sueco. Compre.
Nota: 4/5
Tracklist:
Disc 1 (CD)
1.Never Forgive, Never Forget
2.One Against the World
3.Heeding the Call
4.The Way of the Warrior
5.Any Means Necessary
6.Hallowed Be My Name
7.Blood Bound
8.Redemption
9.Hector’s Hymn
10.Natural High
Disc 2 (CD)
1.Second to One
2.Renegade Medley
3.Keep the Flame Burning
4.Dominion
5.The Dragon Lies Bleeding
6.Last Man Standing
7.Let the Hammer Fall
8.Hammer High
9.(We Make) Sweden Rock
10.Hearts on Fire
Disc 3 (Blu-ray)
1.Intro
2.Never Forgive, Never Forget
3.One Against the World
4.Heeding the Call
5.The Way of the Warrior
6.Any Means Necessary
7.Hallowed Be My Name
8.Blood Bound
9.Redemption
10.Hector’s Hymn
11.Natural High
12.Second to One
13.Renegade Medley
14.Keep the Flame Burning
15.Dominion
16.The Dragon Lies Bleeding
17.Last Man Standing
18.Let the Hammer Fall
19.Hammer High
20.(We Make) Sweden Rock
21.Hearts on Fire
HammerFall:
Oscar Dronjak – Guitars
Fredrik Larsson – Bass
Joacim Cans – Vocals
Pontus Norgren – Guitars
David Wallin – Drums
Fique ligado: