“Um disco com a essência dos anos 80”
O selo francês Bad Reputation mais uma vez acerta na mosca com esse relançamento de uma das bandas de hard rock mais injustiçadas de todos os tempos, não no sentido de reconhecimento propriamente dito, mas pela falta de sorte, pois esse grupo merecia ter alcançado mais.
“Trouble in Angel City” é o segundo álbum do Lion, que além desse registro de 1989, só lançou seu disco de estreia “Dangerous Attraction” (1987) e o EP lançado exclusivamente só no Japão chamado de “Power Love” (1986), que justamente faz parte desse relançamento como um bônus de prestígio. As faixas foram remasterizadas e o ganho de qualidade é evidente e facilmente notado por quem conhece as versões originais.
Para quem não conhece, o Lion foi formado em Los Angeles em 1983 pelo vocalista Kal Swan e o baterista Mark Edwards, que após trabalhar em algumas demos, recrutaram o guitarrista Doug Aldrich e o baixista Jerry Best (ambos ex-Mansfield) para completar a formação da banda. Mesmo ainda sem ter um único registro oficial lançado o Lion teve a música “Love is a Lie” fazendo parte da trilha do filme de terror “Friday the 13th: The Final Chapter“.
O Lion ainda por mais duas vezes teve suas músicas compondo trilhas sonoras de filmes: ‘The Wraith – Original Motion Picture Soundtrack’ de 1986, com a música “Never Surrender” e ‘The Transformers The Movie: Original Motion Picture Soundtrack’ também de 86 com “The Transformers (Theme)“. A primeira faz parte do álbum de estreia “Dangerous Attraction” e a segunda foi lançada em forma de single apenas no Japão, só sendo incluída em “Dangerous Attraction” na sua versão em CD posteriormente.
Falando propriamente desse relançamento, ouvir as faixas de “Trouble In Angel City + Power Love” é como voltar tempo, pois o som do Lion tem as características das melhores composições de hard rock da segunda metade dos anos 80, porém com uma identidade pessoal calcada no timbre de voz absolutamente único de Kal Swan e nos rifes e solos do então jovem Doug Aldrich, que não por acaso fez um carreira de muito sucesso ao longo dos anos em vários trabalhos destacando Whitesnake, Dio e The Dead Daises.
Entre as minhas faixas preferidas estão “Love is a Lie”, primeira música do Lion que ouvi na vida; “Victim of Circumstance” com seu ritmo que transborda anos 80; “Power Love” com seu rife e refrão monstruosos; e o ótimo cover do Slade feito para “Lock up your Daughters“, que se tornou o único single do lançamento original de “Trouble In Angel City” em 1989.
A carreira da banda infelizmente foi interrompida em outubro de 1989 após um grave acidente sofrido pelo baterista Mark Edwards. Além da grande qualidade musical, esse relançamento é uma excelente oportunidade para os fãs mais antigos de conferir os remasters dessas excelentes músicas e para os mais novos, que nunca ouviram falar do Lion, de poder conhecer esse curto, mas importante capítulo do hard rock oitentista.
Nota: 5/5
Tracklist:
- Come On
- Lock up your Daughters
- Can’t Stop the Rain
- Love is a Lie
- Victims of Circumstance
- Stranger in the City
- Hungry for Love
- Hold On
- Lonely Girl
- Forgotten Sons
- Power Love (Bonus Track)
- Stranger in the City (Bonus Track)
- Victim of Circumstance (Bonus Track)
- Hungry for Love (Bonus Track)
- Love is a Lie (Bonus Track)
- Forgotten Sons (Bonus Track)
Lion:
Kal Swan – lead vocals
Doug Aldrich – guitars, backing vocals
Jerry Best – bass, backing vocals
Mark Edwards – drums, backing vocals