“Colocando o AOR em alta”
A primeira vez que ouvi falar do Lionheart foi em 1985 em uma edição ainda no formato fanzine da Rock Brigade e claro que o que me chamou atenção naquela época foi ver o nome do ex-Iron Maiden Dennis Stratton na formação da banda . De lá para cá foram lançados apenas mais dois álbuns, “Unearthed-Raiders of the Lost Archives” em 1999 e mais recentemente “Second Nature” que é de 2017.
“The Reality of Miracles” contém treze novas músicas em que o Lionheart usa toda a sua experiência para tornar este álbum um bom trabalho. E know-how não falta para mr.Stratton e seus companheiros de banda: Steve Mann guitarrista e tecladista que também trabalha com Michael Schenker, o baixista Rocky Newton (McAuley Schenker Group), o baterista Clive Edwards (UFO, Wild Horses, Uli Roth) e o cantor Lee Small (Shy e Phenomena). Juntos, esse quinteto figura entre os pesos pesados do AOR mundial facilmente.
O álbum que transita entre o AOR e hard melódico, soa muito sólido e com uma alma de causar inveja a bandas mais jovens, pois todas as faixas conseguem refletir uma confiança e uma determinação que só quem realmente acredita no que faz pode demonstrar.
Após uma breve intro chamada “Salvation”, temos a bela “Thine is the Kingdom” que começa com um forte backing seguido por um refrão compartilhado de guitarra e teclado, que já dá uma amostra da excelência técnica que nos espera. A produção é nota 10, cada instrumento tem seu merecido destaque e o refrão, que é o mais puro AOR, absorve o ambiente completamente. Um pouco mais acelerada, “High Plains Drifter”, coloca em evidência todo o talento do cantor Lee Small, muito conhecido dentro do estilo, e que se mostra bem a vontade conduzindo linhas vocais altíssimas.
A faixa-título é um tanto suave, mas tudo funciona tão bem, com tanta tranquilidade, que a melodia acaba por se tornar bem animadora e positiva. Para obter o contra ponto é hora de acelerar muito com a ótima “Five Tribes” e seus bumbos em alta rotação, rifes pesados e sequencia de solos para orgulhar qualquer fã de da Donzela de Ferro que acompanhe mr. Stratton. O refrão possui uma imensa energia e é contagiante. Uma das melhores faixas do disco.
Sabe aquelas baladas com variações que crescem no refrão e no solo e transbordam inspiração? Pois bem, “Behind the Wall” está entre elas, pois é uma música belíssima e que ainda por cima conta com um coro sensacional e emocionante na parte final. “All I Want is You” explora uma linha revigorante, que tem muito de Danger Danger e Dawn Yankees, por sua animação. “Windows” tem uma vibe totalmente pop em sua linha principal, o que é bom, pois as rádios AOR americanas proporcionam sempre uma grande exposição e essa faixa é talhada para elas.
A intro de “Kingdoms of the East” é bem elaborada e prepara o terreno para uma nova faixa com andamento um pouco mais acelerado e com o destaque totalmente voltado para as alternâncias nos vocais, que fortalece a ideia que todos na banda cantam muito bem. “Outlaws of the Western World” adiciona um hard rock elegante e muita melodia nas linhas vocais e backings, que definitivamente a essa altura pode ser apontada como a principal característica do álbum.
“Overdrive” mantém o padrão do estilo AOR apresentado pelo Lionheart em alto nível e “The First Man” traz mais uma vez aos holofotes mr. Stratton com rifes contundentes e um solo de tirar o fôlego, rápido e preciso. Fechando o disco a intensa “Still it Rains on Planet Earth” com intro em narrativa e sobrando criatividade em seu arranjo.
Como é bom ouvir um álbum como esse que é super bem produzido, músicos muito acima da média e muita inspiração em suas composições. A concorrência dentro do nicho do AOR é sempre com o sarrafo nas alturas, mas com trabalhos como “The Reality of Miracles“, certamente o Lionheart vai estar alinhado entre os protagonistas do estilo. Confira.
Nota: 4/5
Tracklist:
- Salvation
- Thine Is the Kingdom
- High Plains Drifter
- The Reality of Miracles
- Five Tribes
- Behind the Wall
- All I Want Is You
- Widows
- Kingdom of the East
- Outlaws of the Western World
- Overdrive
- The First Man
- Still It Rains on Planet Earth (Lacrimosa)
Lionheart:
Dennis Stratton – guitarra
Steve Mann – guitarra e teclado
Rocky Newton – baixo
Clive Edwards – bateria
Lee Small – vocal
Fique ligado:
www.lionheart-music.com
www.facebook.com/lionheartrock