Um início promissor.

Particularmente, graças ao grande Loudness, apreendi há muito tempo a apreciar o heavy metal oriental com muito interesse ao longo dos anos. Se você souber procurar vai encontrar uma gama de bandas de extrema qualidade, músicos talentosos e muito perfeccionismo. E temos aqui um grupo que promete muito e é praticamente recém-criado, pois não tem nem um ano de vida.

O Nemophila foi formado em 5 de setembro de 2019 por alguns nomes muito familiares na cena roqueira local. Saki, a virtuosa guitarrista do Mary’s Blood, é a líder da banda que conta com a vocalista Mayu (Lipstick), a também guitarrista Hazuki (Disqualia), a baixista Haraguchi-san (Hölderlins) e a baterista Muratatamu (Soramimi). Eu fiquei curioso a respeito do nome do grupo e descobri que Nemophila é um gênero botânico pertencente à família Boraginaceae, com a classificação superior: Hydrophyllaceae. Heavy Metal também é cultura. 🙂

O primeiro trabalho das garotas, o EP “Oiran”, pode ser conferido em sua versão digital através do Spotify ou Apple Music desde 29 de fevereiro. O Nemophila já realizou algumas apresentações desde o final do ano passado, mas assim como todo mundo, também precisaram paralisar completamente suas atividades em virtude da C-19.

Mas vamos ao EP, que começa com a faixa título em um ritmo acelerado que é cortado pelos vocais rasgados de Mayu e depois o andamento se transforma em uma harmonia muito sólida proporcionada pelo instrumental. Os duelos nos solos oferecidos pelas guitarristas Saki e Hazuki são muito técnicos o que valoriza demais o resultado final. “Oiran” possui um clipe no You Tube oficial da banda, que foi gravado em um ensaio e mostra para quem quiser ver a força do Nemophila. Vou deixar o link junto aos demais no final dessa resenha.

A segunda faixa se chama “Monsters” e começa utilizando elementos sintéticos e apostando em um hard mais básico, mas sem abrir mão das habilidades das componentes em um instrumental muito coeso, como podemos perceber em outro show das guitarristas, alternando e dobrando nos solos. A terceira faixa intitulada “Life” é uma música intensa cheia de arranjos e um ótimo trabalho na produção. O destaque é a bela interpretação da vocalista Mayu com seu timbre de voz muito peculiar e cativante, que se mostra bem eclético quando exigido.  O fato das letras serem apresentadas, em quase sua totalidade na língua japonesa, pode até á principio causar alguma estranheza no ouvinte de primeira viagem, mas pode confiar, a qualidade do instrumental e a voz de Mayu farão você esquecer isso em pouquíssimo tempo.

É um ótimo cartão de apresentação e o melhor é que um segundo trabalho está para chegar já no próximo mês e claro que nós vamos ficar atentos. Achou pouco? Quer saber mais sobre essas garotas headbangers lá do outro lado do planeta? Então pode conferir os links abaixo e entre eles uma surpresa, um vídeo gravado também durante um ensaio do Nemophila, com as moças fazendo simplesmente um cover de “The Trooper” do Iron Maiden.

Nota: 4/5

Tracklist:

  1. Oiran
  2. Monsters
  3. Life

Nemophila:

Mayu – Vocals  

Saki – Guitar

Hazuki – Guitar

Haraguchi-san – Bass

Muratamu – Drums

Fique ligado:

@NEMOPHILA_band

https://nemophila.tokyo

Stream at Spotify: