Um tributo ao melhor do Southern Rock.

Felizmente o cantor Ron Keel já esta com um novo trabalho em mãos após o muito bom álbum “Fight Like a Band” de 2019, e dessa vez prestando um tributo a algumas de suas músicas favoritas entre os clássicos do rock sulista norte americano.

South X South Dakota” é um disco de covers de 11 faixas lançado em abril desse ano, que segundo o próprio Ron não era algo planejado. Simplesmente durante a tour de “Fight Like a Band”, a banda se aquecia com algumas dessas musicas, inclusive algumas acabaram entrando para alguns setlists. Os resultados foram tão bons, que Ron não pensou duas vezes e decidiu registrar para valer essa fase.

A importância que as bandas de Southern rock tiveram dentro da história da música pesada por si só, já justificariam essa homenagem. As versões de Ron e sua banda ficaram muito honestas, pois seu vocal parece que foi talhado para esse estilo musical. Vamos conhecer os principais destaques desse lançamento.

O álbum começa com “Train Train“, um clássico de Rickey Medlocke e seu Blackfoot, utilizando uma intro de gaita e ruídos de uma maria fumaça, com direito a apito e tudo, já nos faz sentir no clima de uma viagem ao velho sudeste confederado. “Rockin’ Into The Night” da banda 38 Special e sua pegada mais hard também agrada logo de cara.

Após ouvir a faixa “Don’t Misunderstand Me“, eu procurei saber mais a respeito, como conhecer a versão original da banda Rossington Collins Band, pois nunca conhecemos tudo, sempre é bom e necessário continuar aprendendo. E conhecer a cantora Jasmine Cain, que divide os vocais nessa música com Ron. Ela foi à vencedora do Nashville Music Awards de 2016, na categoria ‘artista do ano’.

Qualquer um quando pensa no Lynyrd Skynyrd já sai cantarolando a “Sweet Home Alabama”, mas Ron escolheu uma que imagino seja das suas favoritas entre as favoritas, pois sua entrega na interpretação de “Red White and Blue” é realmente honesta e intensa. “Flirtin’ With Disaster” manteve o espírito do velho Molly Hatchet e é um hit para colocar fogo em qualquer ‘saloon’. Eu também não conhecia nada de Ed Bruce, mas “Mamas Don’t Let Your Babies Grow Up To Be Cowboys” ofereceu a chance de Ron mostrar sua afinidade com a country music.

Ghost Riders In The Sky” da banda Outlaws é um típico tema de um faroeste dos bons e é um dos pontos altos do álbum, a versão ficou excelente. E fechando temos um medley de pouco mais de sete minutos, capturado ao vivo, com sucessos do grande Creedence Clearwater Revival. É impossível ficar indiferente aos primeiros acordes de “Born On A Bayou“.

Sei que muitos podem dizer que esse tributo às raízes do Southern rock, é dedicado exclusivamente às terras do Tio Sam, afinal de contas, as bandas são de lá e suas memórias são ligadas a história de seu país de origem. Mas as músicas que eles criaram, e foram aqui tão bem exploradas pela banda de Ron Keel, pertence à história da música e a música pertence a todos nós. Coloque o álbum para rolar e aproveite o som.

Nota: 4/5

Tracklist:

1.”Train Train” (Blackfoot)

2.”Rockin’ Into The Night” (38 Special)

3.”Don’t Misunderstand Me” featuring Jasmine Cain (Rossington Collins Band)

4.”Red White & Blue” (Lynyrd Skynyrd)

5.”Flirtin’ With Disaster” (Molly Hatchet )

6.”Ramblin’ Man” (Allman Brothers)

7.”Fire On The Mountain” (The Marshall Tucker Band)

8.”Mamas Don’t Let Your Babies Grow Up To Be Cowboys” (Ed Bruce)

9.”Homesick” (Atlanta Rhythm Section)

10.”Ghost Riders In The Sky” (Outlaws)

11.”Creedence Medley” Live