“Um Álbum Ousado”

Chances são que você, que está lendo essa resenha não saiba falar russo, muito menos ler aquele alfabeto diferente que eles usam (chama-se ‘cirílico’), mas a música é uma linguagem universal e livre de quaisquer fronteiras. E isso o Slot mostra com maestria.

Talvez você não conheça a banda, então aqui vai um pequeno resumo da história deles.
O Slot está na ativa há quase 20 anos, quando lançou seu debut (Slot1) em 2003. Mas as coisas mudaram de figura quando Dariya Stavrovich, conhecida por Nookie, entrou na banda. O 2º álbum da banda ‘2 войны’ (também chamado de Two Wars, ou ‘Duas Guerras’) elevou a banda para outro patamar.
Erroneamente descrita como uma mistura entre Linkin Park e Evanescence, por possuir elementos modernos, partes de hip hop e vocal feminino, a banda se destacou no cenário russo.
Alguns fatos interessantes sobre a banda, o vocalista Igor ‘Cache’ Liubanov já foi atleta olímpico da antiga União Soviética, a vocalista Dariya ‘Nookie’ Stavorvich participou, em 2016, do reality show The Voice na Rússia, onde viralizou com uma esplêndida versão de ‘Zombie‘.
Nookie também protagonizou, em 2014, uma experiência traumática, quando sofreu um atentado em um meet and greet da banda, sendo esfaqueada múltiplas vezes no pescoço e nas mãos. Mas sobreviveu e vem cantando até hoje!

A banda já lançou 9 álbuns de estúdio, 2 DVDs e 2 discos de regravações (um disco de regravações em inglês e um disco de regravações ano passado, durante a quarentena) e é sobre o 9o álbum que esse texto discorre.

O 9o álbum do Slot se chama ‘Инстинкт выживания’ (Survival Instinct, ou ‘Instinto de Sobrevivência) e quebra uma longa tradição da banda de incluir números em todos os títulos de álbuns originais e traz elementos do álbum anterior ‘200kw‘ de uma forma muito mais madura e, sinceramente, muito melhor. Visto que o álbum anterior foi, na humilde opinião deste que vos fala, um ponto baixo na carreira da banda.

O álbum abre com ‘Introduction‘ que cria um típico clima de abertura de show, com elementos eletrônicos crescendo até o ponto em que a faixa-título vem com tudo estourando os fones de ouvido de quem estiver ouvindo. Os riffs de ‘Инстинкт выживания (Survival Instinct)’ são pesados e se misturam perfeitamente com os elementos eletrônicos ao fundo (que flertam com o dubstep). A música abusa muito de elementos de hip hop na voz de Cache e poderosos drives na voz de Nookie. E com um refrão que traduz com perfeição o clímax da música.
O coral no final é espetacular!
Uma excelente abertura que coloca as expectativas no alto e superam qualquer desconfiança daqueles que, como eu, se desapontaram com o álbum anterior.

A música praticamente se emenda em ‘Норма (Norm)’, que teve o vídeo lançado na mesma data do álbum. A introdução com elementos eletrônicos é um excelente elemento para os riffs que a seguem. Cache e Nookie dividem os vocais com maestria, em momento mais calmos e mais agressivos da música que é bem direta e com um refrão excelente, capaz de arrancar alguns gritos de qualquer plateia, mesmo se não souber falar russo. Um excelente single!

Acho muito interessante como o Slot mescla os riffs de guitarra aos elementos eletrônicos a ponto de não fazer nem ouvintes menos ‘abertos’ a esses elementos se acostumarem com isso. Muitas bandas tentaram, ao longo dos anos fazer isso, mas sem tanto sucesso. No caso deste álbum do Slot, está tudo tão alinhado que guitarra, baixo, batera e samples parecem, em alguns momentos, serem um instrumento só.

’17 лет (17 years)’ vem na sequência, com muito groove e peso desde os primeiros momentos da música. As linhas de Cache, nessa música são mais melódicas do que de costume e o refrão, com Nookie cantando limpo traz, também, uma excelente melodia. Talvez essa música seja um single no futuro.

‘Чернуха (Chernukha)’ é a clássica música do álbum que começa de elementos mais de hip hop do que de rock ou metal, mas depois se desenvolve. É sempre interessante ver como a banda mescla os elementos eletrônicos ao hip hop e a breakdowns extremamente pesados. Essas músicas sempre surpreendem, pois não é possível prever o que vem em seguida.
E com Cache, que geralmente se limita aos hip hops, arriscando excelentes guturais.

Na sequência, vem a faixa ‘Москва (Moscow)’, que já teve um vídeo clipe veiculado ano passado. A música é comercial, repleta de elementos eletrônicos, mas com um breakdown que nunca vi em outra banda de metal. (Me mostrem se eu estiver errado, pois fiquei legitimamente impressionado a 1a vez que ouvi!). Essa música nunca mais vai poder sair de um setlist da banda.

Em ‘Джокер и Харли Квинн (Joker and Harley Quinn)’ a banda explora elementos mais tradicionais de rock e heavy metal, com riffs mais diretos e linhas vocais mais melódicas, sem deixar de lado elementos eletrônicos que permeiam todo o álbum.

Оbey‘ é mais experimental, com elementos carregados de groove, e vocais propositalmente robóticos, que carregam bem a crítica que a banda faz nessa música. Essa música deve soar muito bem ao vivo pois tem alguns dos melhores riffs e linhas vocais de todo o álbum.

O Começo de ‘Big Bang‘ poderia tocar em qualquer balada de música eletrônica (como diversos outros momentos ‘avulsos’ do álbum) mas aqui a intenção foi justamente explorar um pouco mais esse lado, para, logo em seguida, mostrar a potencia vocal de Cache. Nookie dá um show a parte, mas Cache também é um vocalista excepcional! E é incrível como breakdowns estão em maior quantidade (e qualidade) nesse álbum!

Стадия гнева (Stage of anger) talvez seja a melhor música do álbum e a que melhor sintetiza todos os elementos. Riffs pesados e melódicos, baixo e bateria entrosados e cheios de groove. Vocais alternados com maestria entre Cache e Nookie. Se forem ouvir apenas uma música para entender esse álbum, comecem por essa!
Mas aqui é impossível não dar o destaque para a Nookie. É impressionante como ela faz o que quiser com a voz. Quer drive? Ela faz. Scream? É prá já! Vocal limpo? Bora! Agudo pra caramba? Tudo bem! Ah, você quer mais grave? Tá na mão, meu aliado!
Toda a banda é composta por excelentes instrumentistas, principalmente o guitarrista ID. Cache canta bem e tem um timbre bem próprio. Mas como Nookie se mostra tipicamente ‘one of a kind’. Não consigo descrever a capacidade desta mulher!

Апокалипсис (Apocalypse) fecha essa obra. Geralmente a banda trabalha elementos experimentais no final dos seus álbuns e, aqui, não foi diferente. Essa música é menos pesada, mais melódica e emotiva e com elementos de dubstep bem evidentes em diversas partes. Talvez apontando para o futuro, a banda já conecta esse álbum ao próximo. Demoraremos a saber. No momento nos resta apenas apreciar esta obra que entra no hall de melhores álbuns da discografia da banda.

Neste álbum, Slot evoluiu muito elementos apresentados no álbum anterior, trouxe de volta diversos elementos dos seus melhores álbuns do passado e incluiu afinações mais baixas e mais grooves aos seus riffs.
Tudo isso somado nos mostra um álbum pesado, maduro e extremamente cativante!

Um álbum ousado, como toda a carreira da banda.
Mas, ao mesmo tempo, seguro do que queriam fazer.

Excelente!

Nota:
4/5

1. Introduction
2. Инстинкт выживания (Survival instinct)
3. Норма (Norm)
4. 17 лет (17 years)
5. Чернуха (Chernukha)
6. Москва (Moscow)
7. Джокер и Харли Квинн (Joker and Harley Quinn)
8. ОВЕY
9. Big Bang

10. Стадия гнева (Stage of anger)

Slot. Pic by @cherednikov
11. Апокалипсис (Apocalypse)
Slot:
Cache – Vocal
Nookie – Vocal
ID – Guitarra
Nikita – Baixo
Ghost – Bateria