“Aprecie sem moderação”

Todos nós sabemos da importância da banda Journey na história da música pesada e de seu ex-cantor Steve Perry. Em 2018 Perry fez seu tão esperado retorno a música após longos anos, por opção própria, com o lançamento de “Traces“, o primeiro novo álbum do lendário músico em 25 anos. Foi a oportunidade de toda uma nova geração conhecer o grande artista, e a esperança ficou por conta que o cantor continuasse na ativa lançando novos trabalhos periodicamente, sem se afastar novamente. Por isso que esse lançamento é de extrema importância, pois temos Mr. Perry presente mais uma vez.

Em “Traces (Alternative Versions & Sketches)”, lançado no último dia 4 de dezembro de 2020 via Fantasy Records, Perry revisita várias de suas faixas favoritas, retirando toda grande produção e deixando as canções mais naturais até sua essência. Apresentadas de maneira acústica e crua faixas como “Sun Shines Gray”, “No Erasin'”, “No More Cryin‘” e “Most Of All” assumem um significado novo e simples, onde a voz do cantor é a maior protagonista. Perry teceu suas impressões sobre cada uma das canções escolhidas.

Em “Most of All (Radio Mix)” Perry fala de perdas profundas e cita ela como uma de suas músicas favoritas. Sobre “No Erasin’Perry conta que ela originalmente, foi inspirada por uma reunião de classe, mas se tornou algo maior do que isso. Já “I Need You”, um cover dos Beatles de seu disco “Help!”, Perry diz que adora essa música desde que era criança e que a ideia era dar um ar de R&B para ela.

No More Cryin’” foi co-escrita com Dan Wilson e fala sobre relacionamentos de um modo geral, mas em especial, os mais bem sucedidos. Era desejo de Perry que “Most of All” tivesse a oportunidade de ser ouvida de forma mais simplificada, então ele fez exatamente isso. É basicamente uma simbiose de piano, voz e o violoncelo de Steve Richards. “We’re Still Here” segundo Perry é uma declaração atemporal. Ainda estamos aqui fazendo o que sempre fizemos e vai continuar a ser assim. É disso que trata a música.

You Belong to Me (Stripped)” não era para ser uma balada, mas Perry é enfático ao dizer que essa música se tornou uma coisa totalmente diferente do que originalmente começou e que estava muito satisfeito com o resultado. E sobre “Sun Shines Gray (Acoustic)” Perry conta que ela tem sua personalidade e que é realmente uma canção de rock.

Após as palavras de Mr. Perry não tem muito mais o que se dizer, a não ser que o álbum é ótimo e a voz dele está presente. Só isso já é um motivo para se comemorar o lançamento. Esperemos que Steve Perry continue na ativa inspirando a nova geração da mesma forma que ele fez brilhantemente nos seus tempos de Journey. Aprecie sem moderação.

Nota: 4/5

Tracklist:

1 Most of All (Radio Mix)

2 No Erasin’ (Acoustic)

3 I Need You (Acoustic)

4 No More Cryin’ (Acoustic)

5 Most of All (Stripped)

6 We’re Still Here (Acoustic)

7 You Belong to Me (Stripped)

8 Sun Shines Gray (Acoustic)