Comemorando 30 anos e na estrada.

Eu ainda me lembro de uma noite de domingo ouvindo o programa Comando Metal na 89FM lá pelos idos de 1990, quando o apresentador Walcir disse que ia rolar uma banda que estava estourando no Reino Unido, tanto que estavam escalados para o Monsters of Rock daquele mesmo ano. E quando começou a música “7 O’Clock” a minha dúvida era se o Rod Stewart tinha reformado o velho Faces ou se os The Rolling Stones tinham dado a conta pro Mick Jagger e contratado um cantor diferente pra um novo disco.

O The Quireboys nunca chegou nem perto de repetir o sucesso conquistado em sua terra natal aqui no Brasil com seu rock n’ roll básico e bem produzido. E deixando de lado essa lembrança lá de 1990 eu mesmo só fui conhecer melhor o álbum “A Bit of What You Fancy” muito tempo depois, pra ser mais exato em 1997 (durante os saudosos tempos do Dollar a R$1,15) quando comprei o CD importado na Empire Discos, na Galeria do Rock,  por uma verdadeira bagatela.

Nele encontrei faixas variadas de rock tradicional, hard rock, elementos do blues rock e uma ‘aura de anos 70’, que me fez imaginar, que no ano de 1990 esse álbum deve ter feito muitos headbangers menos radicais a procurar conhecer algumas das raízes básicas como Slade, Humble Pie, Mott the Hoople e o já citado Faces. E pode ter certeza que esse trabalho facilitou a vida de outras bandas que compartilhavam o mesmo caminho e encontraram até um sucesso mais relevante do que o próprio The Quireboys, como foi o caso dos The Black Crowes.

A Bit Of What You Fancy” foi relançado em edição limitada com uma versão regravada totalmente nova para marcar o seu 30º aniversário e contando com duas faixas bônus ao vivo, “Man on the Loose” e “Mayfair“. Certamente será uma obrigação para todos os fãs do The Quireboys em todo o mundo possuir essa versão que estará disponível em CD e vinil (esse item de colecionador ficará restrito a apenas 750 cópias, em vinil azul), e uma ótima chance da banda angariar uma parte da nova geração que ainda não os conhece.

E talvez essa nova geração se identifique com faixas como: o hino mundial do trabalhador chamado “7 O’Clock“; o som áspero cheio de grandes ganchos de “I Don’t Love You Anymore“; “Man On The Loose” e seu rock direto com um bom tom de blues evangélico; “Sweet Mary Ann” que é uma verdadeira balada roqueira de raiz; o hard rock divertido e contagiante da ótima “Sex Party” ou “Hey You” e sua bela letra.

Trabalhos especiais como esse são bem legais, mas com a banda na ativa a coisa fica bem mais interessante. O The Quireboys tem uma extensa lista de shows pelo Reino Unido e restante da Europa agendados para o início de 2021 a fim de divulgar essa nova versão de “A Bit Of What You Fancy”, que será executado na integra em todas as datas já divulgadas.

Esta reedição, assim como o álbum original, está cravejada com o mais puro rock. O The Quireboys é a típica banda que pode ser convidada quando existe a necessidade de agitar um ambiente qualquer, seja ele em um teatro ou em uma festa na piscina. Eles sabem muito bem utilizar suas influencias de blues rock com bons rifes de piano e guitarra. Se não conhece pode conferir, você não ficará desapontado.

Nota: 4/5

Tracklist:

  1. 7 O’Clock
  2. Man on the Loose
  3. Whippin’ Boy
  4. Sex Party
  5. Sweet Mary Ann
  6. I Don’t Love You Anymore
  7. Hey You
  8. Misled
  9. Long Time Comin’
  10. Roses & Rings
  11. There She Goes Again
  12. Take Me Home

Bonus:

  1. Man on the Loose (Live)
  2. Mayfair (Live)