Com um show na “Horror Expo 2019” abrindo para o Deathstars, a banda curitibana The Secret Society apresentou oficialmente o álbum de estreia. Lançado pela Red Records em 2019, o álbum ganhou a versão física somente agora. E como boa colecionadora de discos, não pude deixar de admirar todo o trabalho físico que veio em conjunto das grandes músicas que a banda faz.
The Secret Society já é uma banda conhecida pra mim, pude conferir o trabalho ao vivo em 3 shows – um deles, inesquecível por ser o meu primeiro show do The Sisters of Mercy e a primeira vez que eu realizava cobertura fotográfica. Embora os membros tenham várias referências e já declararam que gosta de metal, o visual e a música da banda pende muito para o lado gótico e pós-punk.
Agora estou com debut da banda em mãos e posso apreciar este trabalho. ‘Rites of Fire’ traz toda a energia que a banda apresenta nos shows, abrindo com “Mephistofaustian Transluciferation”, faixa com um produção caprichada, e que de cara, abre o leque de influências que a banda tem, que pode ser notado no decorrer da audição.
Para citar a influência do metal mais pesado, temos a faixa “Memento Mori”, com graves pedais duplos e riffs marcantes. Outra indicação é a faixa “The Final Cut”, que sempre tocam nos shows e de cara percebi a pegada forte do rock gótico, melódico e ótimo para ‘dançar com a parede’.
Por mais que citem a pegada mais metal como influências do grupo, creio que a crítica irá coloca-los ao lado das bandas nacionais Das Projekt e Plastique Noir, que também apresentam o estilo mais dark.
‘Rites of Fire’ preserva a essência encontrada nas bandas Killing Joke, The Sisters of Mercy, The Cult, Bauhaus, Paradise Lost, Christian Death e Nick Cave. Mas também apresenta uma pegada mais pesada do Heavy Metal. The Secret Society é um dos grandes nomes do cenário brasileiro atual, que conseguiu fugir do “mais do mesmo”, apresentando um trabalho totalmente inovador e diferenciado.
NOTA: 4.0/5.0
Faixas:
- Mephistofaustian Transluciferation
- Beyond The Gates
- Memento Mori
- Chariots of the Gods
- Rites of Fire
- Sleeping Over Debris
- The Final Cut
- Mercy
- Rubicon
Formação:
Guto Diaz (vocal e baixo)
Fabiano Cavassin (guitarra)
Orlando Custódio (bateria)