“Tecnica, peso e rifes… muitos rifes”
Saindo do forno via Steamhammer/SPV, “Celebration Decay” é o 13º álbum na carreira dessa banda que definitivamente merecia muito mais reconhecimento pelos seus serviços prestados para a música pesada. Seu disco de estreia, o matador “Soldiers of the Night“ de 1985, já possuía características sólidas, e pouco depois nós brasileiros seríamos agraciados com o lançamento do álbum “Digital Dictator” (1988), mas infelizmente nem sempre o talento é garantia de sucesso.
Capitaneados pela dupla Geoff Thorpe e Larry Howe, respectivamente guitarrista e baterista, o Vicious Rumors nesse trabalho nos apresenta um novo cantor, Nick Courtney, que possui um registro digno de ostentar a posição de frontman nessa importante banda.
A faixa título já abre o disco em meio a sirenes e falatórios até um rife entrar e logo proporcionar palhetadas rápidas e um andamento em total speed. A primeira impressão que Nick Courtney apresenta é perfeita, se mostrando versátil entre o vocal rasgado e os agudos. “Pulse Of The Dead” é metal tradicional no melhor estilo Judas. As guitarras rasgam os andamentos com muito peso. Essa faixa tem um clipe e o link está lá no final da matéria para você curtir depois.
“Arrival Of Desolation” é galopada pura, um deleite para quem gosta de linhas de baixo e bateria alinhadas. Aconselho a ouvir com o volume no máximo. “Any Last Words” tem uma intro muito bem trabalhada e os rifes mais uma vez tomam conta. O refrão é forte e convidativo.
“Asylum of Blood” é um tema que oferece uma certa cadencia em seu ritmo e uma ponte com efeitos bem interessantes. “Darkness Divine” é uma meia balada cheia de efeitos e um dedilhado intenso como fundo. O refrão é forte e a atmosfera fica saturada em meio dos rifes e no final ganha mais peso e um pouco de velocidade. Ótima faixa, uma das melhores do álbum. Já “Long Way Home” oferece guitarras gêmeas, que sempre serão bem vindas, é claro. A harmonia dos vocais em camadas ficou bem legal e o solo perfeito.
Hora de jogar alguns tijolos nos auto-falantes com “Cold Blooded”. Vou insistir mais uma vez, esse disco tem que ser apreciado com o volume no talo, deixa a política de boa vizinhança para outro dia. “Death Eternal” mantém o nível e apresenta um toque de metal oitentista em seu instrumental.
“Collision Course Disaster” é uma festival de ‘riferia’ (SIC) que vai obrigar o banger a colocar a prova seu pescoço para poder acompanhar o ritmo imposto pelo Vicious Rumors. E fechando temos “Masquerade Of Good Intentions”, que apresenta outro solo extremamente inspirado.
A quantidade de rifes que esse álbum possui é uma coisa de se tirar o chapéu. Outro grande trabalho do Vicious Rumors, que vai orgulhar seus fãs de longa data e certamente pode e deve conquistar quem aprecia a música pesada bem feita e técnica. Confira.
Nota: 4/5
Tracklist:
- Celebration Decay
- Pulse Of The Dead
- Arrival Of Desolation
- Any Last Words
- Asylum Of Blood
- Darkness Divine
- Long Way Home
- Cold Blooded
- Death Eternal
10.Collision Course Disaster
- Masquerade Of Good Intentions
Vicious Rumors:
Nick Courtney – vocal
Geoff Thorpe – guitarra
Gunnar DüGrey – guitarra
Cody Green – baixo
Larry Howe – bacteria
Fique Ligado: